29.2 C
Vitória
terça-feira, 2 março 2021

Parque Botânico da Vale: uma experiência única

Estar em harmonia com a natureza e experimentá-la em todos os sentidos, com liberdade e respeito, contribui para a melhora da qualidade de vida

Quem visita o Parque Botânico da Vale, localizado em Jardim Camburi, Vitória (ES), coleciona momentos de tranquilidade e harmonia com a natureza. A professora Dayane Dias visitou o parque pela primeira vez e indica como local ideal para uma boa leitura e realização de atividades culturais.

“O parque é um ambiente muito agradável, cercado pela natureza e com diversas atividades durante o dia. Tem trilhas, passeio de ônibus pelo complexo, brincadeiras e oficinas dadas pelos próprios funcionários do local”, aponta Dayane.

Um dos principais atrativos do parque é o Jardim Sensorial, que proporciona aos visitantes experiência única.

Estar em contato direto com plantas e caminhar pelas pistas sensórias existentes no piso, composto com diferentes materiais, como madeira, borracha e grama sintética, faz com que a pessoa experimente sensações e níveis de estabilidade diversos. Também o olfato é estimulado por plantas que exalam perfumes variados, ervas, temperos e plantas medicinais. O Jardim sensorial inclui experiência auditiva, com o canto dos pássaros, além do pequeno lago com cascata que permite o som do movimento dos peixes e do cair das águas. Tudo isso conectado ao conjunto de formas, cores e volumes, que estimulam a visão.

O coordenador do Parque Botânico, Vitor Maciel, explica que o espaço foi implantado a partir da percepção da equipe sobre o aumento do número de pessoas atendidas com deficiência múltipla (mental e motora associada à sensorial).

“O Jardim Sensorial veio para suprir o nosso desejo de oferecer novas alternativas de atendimento, com espaços agradáveis e apropriados aos visitantes com deficiência. Com ele, atendemos à necessidade de uma estimulação sensorial efetiva”, relata Vitor.

As instituições que passarem pelo jardim poderão realiza, com a presença de um guia, oficinas sensoriais que estimulam os cinco sentidos, a partir do contato com a natureza. “Esse estímulo contribui até mesmo para a melhora da qualidade de vida”, ressalta o gestor.

O Parque Botânico da Vale abriga m​ais de 140 espécies de árvores, além de animais silvestres
O espaço, com 33 hectares de área verde, possui cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes. Foto: Next/Editorial

Inclusão

Por meio do Programa Inclusivo de Educação Ambiental é estimulado o desenvolvimento físico e mental dos visitantes, além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio.

Todo o jardim foi pensando para atender aos diversos públicos, em suas diferentes necessidades, sendo totalmente acessível com placas em Braille – sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão – e acesso facilitado para cadeirantes.

A acessibilidade do local foi um dos fatores que chamaram a atenção de Dayane. “Todo o ambiente é acessível, não possui obstáculos que impeçam o acesso, inclusive para portadores de necessidades”, elogia. A professora conta ainda que, durante a visita ao parque, foi despertada para novos conhecimentos sobre respeito e preservação da natureza. “Agora também tenho uma boa noção de como funciona o complexo de tubarão”, ressalta.

“É de suma importância a existência de ambientes como este em meio a uma cidade grande. Uma ótima opção de lazer tanto para quem na cidade quanto para turista poderem desfrutar da natureza”, aponta a professora Dayane.

Trazidas pelas instituições agendadas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o parque recebe, de formar regular, mais de 200 pessoas com alguma deficiência, além dos visitantes espontâneos que comparecem com as suas famílias.

gALERIA DE FOTOS


Leia Mais

Parque Botânico da Vale comemora 15 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Mulher: como tornar sua vida menos estressante?

A mulher de hoje é mãe, esposa, serva, profissional, provedora do lar. Como aliviar a rotina delas? Confira a matéria!

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Eles são prioridade

Pesquisa revela que os pais cristãos escolhem a igreja pensando nos filhos. Saiba mais!

Dia do Evangélico – Espiritualidade e Fé

Os evangélicos já representam cerca de um terço da população do Brasil. Saiba mais!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Dicas para fortalecer os laços familiares

Família perfeita não existe, mas, com ajustes, é possível conviver com leveza e alegria.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!