23.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

Parque Botânico da Vale: uma experiência única

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Estar em harmonia com a natureza e experimentá-la em todos os sentidos, com liberdade e respeito, contribui para a melhora da qualidade de vida

Quem visita o Parque Botânico da Vale, localizado em Jardim Camburi, Vitória (ES), coleciona momentos de tranquilidade e harmonia com a natureza. A professora Dayane Dias visitou o parque pela primeira vez e indica como local ideal para uma boa leitura e realização de atividades culturais.

“O parque é um ambiente muito agradável, cercado pela natureza e com diversas atividades durante o dia. Tem trilhas, passeio de ônibus pelo complexo, brincadeiras e oficinas dadas pelos próprios funcionários do local”, aponta Dayane.

Um dos principais atrativos do parque é o Jardim Sensorial, que proporciona aos visitantes experiência única.

Estar em contato direto com plantas e caminhar pelas pistas sensórias existentes no piso, composto com diferentes materiais, como madeira, borracha e grama sintética, faz com que a pessoa experimente sensações e níveis de estabilidade diversos. Também o olfato é estimulado por plantas que exalam perfumes variados, ervas, temperos e plantas medicinais. O Jardim sensorial inclui experiência auditiva, com o canto dos pássaros, além do pequeno lago com cascata que permite o som do movimento dos peixes e do cair das águas. Tudo isso conectado ao conjunto de formas, cores e volumes, que estimulam a visão.

O coordenador do Parque Botânico, Vitor Maciel, explica que o espaço foi implantado a partir da percepção da equipe sobre o aumento do número de pessoas atendidas com deficiência múltipla (mental e motora associada à sensorial).

“O Jardim Sensorial veio para suprir o nosso desejo de oferecer novas alternativas de atendimento, com espaços agradáveis e apropriados aos visitantes com deficiência. Com ele, atendemos à necessidade de uma estimulação sensorial efetiva”, relata Vitor.

As instituições que passarem pelo jardim poderão realiza, com a presença de um guia, oficinas sensoriais que estimulam os cinco sentidos, a partir do contato com a natureza. “Esse estímulo contribui até mesmo para a melhora da qualidade de vida”, ressalta o gestor.

O Parque Botânico da Vale abriga m​ais de 140 espécies de árvores, além de animais silvestres
O espaço, com 33 hectares de área verde, possui cinco trilhas ecológicas disponíveis para os visitantes. Foto: Next/Editorial

Inclusão

Por meio do Programa Inclusivo de Educação Ambiental é estimulado o desenvolvimento físico e mental dos visitantes, além dos sentidos clássicos da visão, audição, olfato, gustação e tato, a propriocepção e o equilíbrio.

Todo o jardim foi pensando para atender aos diversos públicos, em suas diferentes necessidades, sendo totalmente acessível com placas em Braille – sistema de escrita tátil utilizado por pessoas cegas ou com baixa visão – e acesso facilitado para cadeirantes.

A acessibilidade do local foi um dos fatores que chamaram a atenção de Dayane. “Todo o ambiente é acessível, não possui obstáculos que impeçam o acesso, inclusive para portadores de necessidades”, elogia. A professora conta ainda que, durante a visita ao parque, foi despertada para novos conhecimentos sobre respeito e preservação da natureza. “Agora também tenho uma boa noção de como funciona o complexo de tubarão”, ressalta.

“É de suma importância a existência de ambientes como este em meio a uma cidade grande. Uma ótima opção de lazer tanto para quem na cidade quanto para turista poderem desfrutar da natureza”, aponta a professora Dayane.

Trazidas pelas instituições agendadas, como a Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae), o parque recebe, de formar regular, mais de 200 pessoas com alguma deficiência, além dos visitantes espontâneos que comparecem com as suas famílias.

gALERIA DE FOTOS


Leia Mais

Parque Botânico da Vale comemora 15 anos

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão. Saiba mais!

O Sexo que Deus criou

À luz da Bíblia, conclui-se que a imagem deturpada da sexualidade ou do sexo tem sido uma estratégia de Satanás desde a queda do homem, por causa do pecado.

O fim dos tempos, com pastor Antônio Júnior

Em uma pregação realizada no Allianz Parque, em São Paulo pastor Antônio Júnior afirmou: "Precisamos nos preparar para a volta de Jesus" Em um evento...

Crise econômica pode forçar pessoas a sair da Síria

Por conta da guerra, que já dura quase 10 anos, aproximadamente metade da população do país já foi deslocada. Saiba mais!

Kayla Stoecklein: “O que aprendi sobre saúde mental após a morte de meu marido”

Kayla Stoecklein "O que aprendi sobre saúde mental e ministério após a trágica morte de meu marido". Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!