19.9 C
Vitória
sexta-feira, 27 maio 2022

Parar – olhar e escutar

Mais Artigos

A vida é comparada a uma longa estrada, repleta de curvas e travessias, cruzamentos e encruzilhadas

Desconhecemos muitas das vezes se a próxima curva dessa estrada é para direita ou para a esquerda.
Nem sempre essa estrada é iluminada e bem sinalizada.

Porém, existem cruzamentos, como na imagem, chamados de passagem de nível ou em nível, que são devidamente sinalizadas e mostram não somente os cuidados que devemos tomar como também os perigos que corremos em caso de desatenção.

Segundo relatório anual de acidentes da MRS Logística, empresa que administra 1645km de malha ferroviária, que abrange os estados do Rio de janeiro, São Paulo e Minas Gerais 68% das ocorrências são registradas onde o trânsito de pedestres não é permitido, e a imprudência ainda é o principal motivo, derivada na maioria das vezes pela desatenção.

Vale lembrar o que deixou escrito Victor Hugo: “A prudência é filha mais velha da sabedoria”

Por sua vez, Salomão nos assegura que a sabedoria habita com a prudência e que nela se acha a ciência e os conselhos. (Provérbios 8:16)

Assisti a um vídeo onde um motorista de uma carreta nos Estados Unidos foi responsável por um grande engavetamento pelo fato de estar, imprudentemente, trocando a imagem do descanso de tela do seu telefone celular enquanto dirigia.

Na agitação e correria da incessante busca para alcançar meus objetivos, confesso ter agido muitas das vezes imprudentemente, avançando alguns sinais, provocando acidentes em minha vida que trouxe prejuízos também para quem estava ao meu lado.

Estou certo também de que deixei muitas das vezes de parar um pouco a minha correria, de olhar com a devida atenção para aqueles que amo, e de ouvir o que essas pessoas tinham para me dizer. Disso lamento.

Hoje, às voltas de completar cinquenta anos de idade, ou seja, já me considero ter mais passado do que futuro, destino tempo com qualidade para a minha família, paro para ouvir bem mais do que antes e consigo agir com mais prudência no que penso, no que digo e no que faço. Os resultados me surpreendem a cada dia.

Jesus Cristo nos ensina algumas preciosas lições para enfrentarmos e vencermos a nossa inquietude, pressa e imprudência, mesmo com boa intenção, a fim de nos proporcionar uma vida mais saudável, produtiva e agradável a Deus. Segue algumas:

Pare um pouco, repouse e coma

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. (Marcos 6:31)

Olhe e acalme o seu coração

Olhai para as aves do céu, que nem semeiam, nem segam, nem ajuntam em celeiros; e vosso Pai celestial as alimenta. Não tendes vós muito mais valor do que elas? (Mateus 6:26)

Olhe, ouça e seja bem-aventurado

Mas, bem-aventurados os vossos olhos, porque veem, e os vossos ouvidos, porque ouvem. (Mateus 3:13)

Siga bem, em paz e feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Entrevistas