21.6 C
Vitória
sexta-feira, 12 agosto 2022

Paralimpíada: Rússia e Belarus terão bandeira neutra em Pequim

Comunhao_paralympic_games_ipc
Jogos paralímpicos. Foto: Agência Brasil

IPC autoriza participação de atletas em evento que começa sexta-feira

Atletas da Rússia e Belarus foram autorizados pelo Comitê Paralímpico Internacional (IPC, sigla em inglês) a competir com bandeira neutra nos Jogos Paralímpicos de Inverno que começam na próxima sexta-feira (4).

De acordo com a decisão do IPC, anunciada após reunião na quarta-feira (2), os competidores serão denominados “atletas paralímpicos neutros” e, em caso de pódio, será tocado o hino paralímpico. Os dois países também não constarão do quadro de medalhas. As medidas foram adotadas após a invasão militar russa à Ucrânia, iniciada na madrugada da última quinta (24).

“O IPC e o Movimento Paralímpico em geral estão muito preocupados com a violação grosseira da Trégua Olímpica pelos governos russo e bielorrusso nos dias anteriores aos Jogos Paralímpicos de Inverno de Pequim 2022 O Conselho de Administração do IPC está unido em sua condenação a essas ações e concordou que elas não podem passar despercebidas ou não tratadas”, afirmou o brasileiro Andrew Parson, presidente do IPC.

A trégua olímpica começou em 4 de fevereiro – sete dias antes do início dos Jogos de Inverno de Pequim – e só termina em 20 de março, sete dias após o encerramento da Paralimpíada.

“É decepcionante para os atletas e todas as partes interessadas nos Jogos que, faltando 48 horas para a Cerimônia de Abertura, a conversa não seja sobre esporte, mas sobre política global”, lamentou o presidente do Conselho de Atletas do IPC, Jitske Visser.

Na última segunda (28), o Comitê Olímpico Internacional (COI) foi mais rígido em relação a atletas russos e bielorrussos, recomendando que as federações esportivas proibissem a participação deles em competições esportivas internacionais.

A Paralimpíada de Pequim reunirá 650 atletas de de 48 países até 13 de março, último dia de competição. O Brasil será representado por seis atletas, a maioria do esqui cross-country: Aline Rocha, Cristian Ribera, Guilherme Cruz Rocha, Robelson Moreira Lula e Wesley dos Santos. Já André Barbieri disputará provas do snowboard.

Com informações de Agência Brasil

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se