21 C
Vitória
sexta-feira, 19 agosto 2022

Para fiscalizar Amazônia, governo federal inaugura antena em Goiás

Ministério da Defesa inaugura antena, em Goiás, para combater os crimes ambientais na Amazônia - Foto: Marcos Corrêa/PR

Equipamento comprado nos Estados Unidos, que abrange todo o território nacional, visa combater o desmatamento e os demais crimes ambientais

Por Patricia Scott 

Foi inaugurada, nesta quinta-feira (22), pelo Ministério da Defesa, por meio do Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), uma antena de recepção multissatelital para auxiliar no combate ao desmatamento e outros crimes ambientais. A cerimônia ocorreu no Ministério da Defesa, em Brasília, com a participação do presidente, Jair Bolsonaro, e do vice-presidente, Hamilton Mourão.

O equipamento será utilizado no âmbito do Sistema Integrado de Alerta de Desmatamento (SipamSar), projeto que monitora a supressão de vegetação na Amazônia e antecipa as intervenções em campo com a visualização do terreno, inclusive no período de alta cobertura de nuvens na região.

O equipamento abrange todo o território nacional, incluindo grande parte da área marítima. A antena tem capacidade para receber dados de todos os satélites de observação da terra, ópticos e radares.

Foto: Valter Campanato/Agência Brasil

Com diâmetro de 11,3 metros, o equipamento foi instalado no Campo de Instrução do Exército, em Formosa, Goiás, a cerca de 90 quilômetros da capital federal. A nova antena foi comprada nos Estados Unidos com recursos do Fundo Amazônia, gerido pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

Com informações Agência Brasil (AB)

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se