22.3 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

Paquistão: libertados cristãos após protestos de 2015

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Os 42 cristãos tiveram sua fiança negada. Dois deles morreram na prisão, outros 40 foram libertados apenas nessa quinta-feira (30) de janeiro

Após cinco anos, finalmente foram libertados 40 cristãos presos pelos protestos que se seguiram ao ataque em 15 de março de 2015. Eles ocorreram em duas igrejas no distrito cristão de Youhanabad em Lahore, Paquistão.

Dois homens-bomba se explodiram durante as celebrações do domingo, nas proximidades da Igreja católica São João e da Igreja protestante de Cristo, provocando a morte de 15 fiéis e ferindo 70.

Alívio! Asia Bibi deixa o Paquistão. Saiba mais! 

A comunidade cristã local, cansada dos ataques, começou a protestar. No clima reinante no momento, dois muçulmanos foram injustamente responsabilizados pela multidão como responsáveis ​​pelos ataques e linchados até a morte. A polícia realizou várias operações no bairro de Youhanabad e ordenou a prisão de dezenas de cristãos.

Os 42 cristãos tiveram sua fiança negada. Dois deles morreram na prisão, outros 40 foram libertados apenas nesta quinta-feira (30) de janeiro. Com o assassinato dos dois homens, alguns muçulmanos envolvidos nos protestos também foram presos, mas liberados logo depois.

A notícia é fundação de direito pontifício “Ajuda à Igreja que Sofre” (AIS), com informações recebidas da Comissão Nacional de Justiça e Paz da Conferência Episcopal do Paquistão.

Ajuda à Igreja que Sofre 

Por meio da Comissão de Justiça e Paz, a “Ajuda à Igreja que Sofre” financiou a assistência jurídica aos cristãos presos, muitos dos quais certamente são inocentes. Após os ataques kamikaze, a Igreja local convidou seus fiéis a não se vingarem e condenou os protestos e o linchamento dos dois homens.

O diretor da (AIS/Itália),  Alessandro Monteduro, compartilha deste sentimento. “A felicidade pela libertação dos 42 cristãos, no entanto, deixa espaço para a amargura. Será que eles tiveram que passar cinco anos na prisão antes que sua inocência fosse provada?”, pergunta.

Como no caso de Asia Bibi, que teve que passar 10 anos na prisão, essa história representa mais uma prova da injustiça do sistema judicial paquistanês em relação às minorias religiosas. Quantos cristãos inocentes terão que enfrentar longas sentenças de prisão antes de obter justiça?”, questiona.

“A libertação dos 40 cristãos é motivo de alegria, mas o tempo que ficaram presos para provar sua inocência demonstra a existência de um sistema judiciário injusto no Paquistão, que prejudica as minorias religiosas”, observa o diretor da Ajuda á Igreja que Sofre – Itália, Alessando Monteduro.

*Da redação, com informações do Vatican News 


Leia Mais

Alívio! Asia Bibi deixa o Paquistão
Asia Bibi é libertada e sairá do Paquistão 
Mesmo libertada, Asia Bibi continua no Paquistão 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Netanyahu sobre os cristãos: “campeões da verdade”

Primeiro-ministro participou da 4ª Cúpula Anual da Mídia Cristã em Jerusalém. Saiba mais!

China: Espancamento e prisão de cristãos; Veja vídeo!

Cada vez mais intensa a perseguição religiosa na China, um grupo de policiais invadiu uma igreja durante um culto, espancou pastor e prendeu mais de 50 cristãos. Saiba mais!

Cristãos perseguidos: missionários em sua própria terra

Mais de 260 milhões de cristãos no mundo enfrentam perseguição, hostilidades, violência física, verbal, psicológica e sexual, são presos e até mortos por amor a Jesus

Irã: apesar da perseguição, população cristã passa de 1 milhão

Pesquisa feita pela GAMAAN, um grupo de pesquisa com sede na Holanda, mostrou que a população cristã do Irã passa de 1 milhão, mesmo com as barreiras do cristianismo.

Nigéria: Campanha contra o fim da violência contra cristãos

Campanha “Pare as mortes no sul de Kaduna”, que pede o fim da violência contra cristãos na Nigéria foi lançada no domingo (09).

2ª Jornada virtual de estudos em direito e religião

O tema da jornada virtual será Cristãos e o poder: equilíbrio possível? Evento virtual será realizado entre os dias 17 a 21 de agosto

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson