24.1 C
Vitória
sábado, 15 maio 2021

Pão diário: A importância do devocional todos os dias

A prática do devocional diária traz ao indivíduo um contato com direto com Deus

Por Geila Salomão

Manter um tempo de devocional diário é uma prática da vida cristã que todos nós devemos aprender a desenvolver e que irá sustentar a nossa fé, nossa jornada com o Senhor e as atividades que desenvolvemos para Ele. Mas, sabemos que nossa rotina, as inúmeras tarefas e as distrações podem interferir a nossa vida devocional.

Néia Gomes, Igreja Batista Vida Nova, Boston (EUA) nunca foi uma pessoa de fazer devocional, até mesmo porque não entendia o significado, pensava que devocional era só uma intimidade, um tempo com o Senhor, então a forma que fizesse estaria bom. Ela não acha errado falar com o Senhor dirigindo, limpando casa, cozinhando ou lavando louça, acredita que tudo é proveitoso e edificante, mas, ela compreendeu que precisava ter um tempo de exclusividade e de qualidade com o Senhor, separar um tempo para isso.

O que é o devocional?

O termo devocional vem da palavra devoção, que significa apego sincero e fervoroso a Deus. Podemos definir, então, que ele é o período de tempo que uma pessoa separa para se dedicar aos assuntos espirituais, ou seja, investir momentos em contato com o divino.

Foto: Arquivo pessoal Renato Gonçalves

Para Renato Gonçalves, membro da Igreja Evangélica Missão Praia da Costa, a prática do devocional diária traz ao indivíduo um contato com direto com Deus. “A bíblia diz que temos que orar sem cessar, e muitas vezes, durante o dia nos encontramos agradecendo ou pedindo alguma coisa ao Pai. Ao aliarmos a leitura da Palavra, oração e louvor, entendemos os propósitos do senhor em nossa caminhada”, diz o cantor lírico.

E quando não dá tempo?

“Eu não consigo fazer todos os dias no mesmo horário”, diz Néia, que é mãe das gêmeas de 5 anos Heloísa e Nicole. “Às vezes, a gente esquece, mesmo tentando ser disciplinada, mas nem sempre flui da forma com o qual eu desejo, então eu tento em outro horário ou se pulo algum dia, no dia seguinte eu tento compensar”.

Um dia sim, um dia não, era como Néia fazia sua devoção. Passava uma semana sem fazer, até que começou a se disciplinar. “Criar uma rotina é o caminho ideal para que não haja distanciamento dessa prática, pois ela é que vai alimentar a nossa caminhada cristã. Seguir algumas dicas pode ajudar até que o devocional vire um hábito”, diz.

Mudança de vida

Foto: Arquivo pessoal Néia Gomes

“Minha vida mudou muito com o devocional. Todos nós temos questões diárias, limitações e problemas, como a Palavra fala em João 16:33 “… Neste mundo vocês terão aflições; contudo, tenham ânimo! Eu venci o mundo”. Às vezes nos vemos perdidos e tudo o que o Senhor deseja é que tenhamos um tempo, para que Ele fale com a gente através da Palavra ou por trechos de livros que estamos lendo no devocional, é um momento em que conseguimos encontrar respostas”, comenta e ainda diz “para mim, fazer devocional é essencial, é algo muito importante e  trouxe crescimento para minha vida. Quando não faço, sinto falta porque é um alimento que o cristão precisa, um tempo de devoção exclusiva com o nosso Deus e isso muda o nosso dia.”

Néia relata uma experiência importante com o devocional. “Uma vez, eu li uma mensagem pela manhã e numa circunstância à tarde, e eu me vi tomando uma decisão que não seria benção para minha vida. Então, o espírito santo me trouxe aquela Palavra à mente, naquele momento para que eu pudesse tomar a melhor decisão”.

Mensagem

Néia deixa uma mensagem para aqueles que ainda não têm o devocional como parte da sua vida, mas que querem começar. “Tire este tempo para o Senhor. A Palavra fala que o Senhor tem segredos para contar para aqueles que buscam. Ouça a voz do Senhor. Tenha um tempo de oração, de leitura, escreva o que espírito santo falar ao seu coração”.

Segundo Néia, a devoção traz um crescimento e faz um bem imenso, é o alimento que todo o cristão precisa se alimentar. O Senhor quer o seu tempo, quer que você se relacione com a obra e com o dono da obra. É muito importante fazer a obra, mas o relacionamento vem primeiro porque nós entendemos que primeiro é o Senhor, a família e o trabalho, precisamos priorizar ao Senhor.

Dicas para criar uma rotina de devoção

– Definir um horário de acordo com sua rotina;

– Escolher um devocional com menos páginas, de um mês, por exemplo. Ela começou com “Uma vida com propósito”, com 40 devocionais diários, depois escolheu um devocional de 365 dias, cada dia tem a sua leitura, e assim foi praticando, por isso, acredita que pode ajudar para quem está começando a inserir o devocional na vida;

– Estar no mesmo local, num ambiente calmo e tranquilo também ajuda a criar a rotina;

– Criar um caderno de anotações sobre os seus momentos devocionais diários. Nele, você pode anotar passagens que tenham chamado a atenção, perguntas sobre textos que tenham deixado alguma dúvida e fazer reflexões sobre temas espirituais. Essas anotações são uma fonte importante de pesquisa para você e contribuem para o crescimento espiritual.

– Ler a Bíblia, além do devocional, sempre traz benefícios, mas quando um plano de leitura bíblico é feito, os resultados são melhores. Definir um método de leitura é importante para que você saiba exatamente o que deve ser lido a cada dia. Uma opção é escolher um livro da Bíblia e ler um ou dois capítulos por dia até terminar.

Livros que podem ajudar

“Na congregação que frequento, além do ano bíblico, o pastor sugere a leitura de livros que complementam o devocional. Essa gama de informação no devocional acrescenta e corrobora na aproximação do cotidiano com o Espírito Santo de Deus, mais que isso é saber que temos a verdade revelada através da bíblia que pode ser o nosso norteador, a oração que nos conecta direto à Deus, por intermédio de Jesus Cristo”, diz Gonçalves.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se