27.9 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Pandemia faz Brasil registrar recorde de mortes

Na maior capital do país, SP, óbitos sobem 17%. Elevação em 2020 foi a maior registrada desde 1999, início da série histórica das estatísticas de mortes no país

Por Roberta Jansen (AE)

O número de mortes no Brasil subiu, em 2020, mais de 8% sobre 2019. A média anual de aumento registrada nos 21 anos anteriores era bem menor: 1,9%. Em São Paulo, essa expansão foi de 17%, enquanto no Rio chegou a 19%.

Desde o início da série histórica dessas estatísticas, em 1999, os aumentos de óbitos no ano passado foram os maiores já registrados nos cartórios brasileiros. A pandemia de covid-19 é a melhor hipótese para explicá-los.

Segundo dados do Portal da Transparência, plataforma administrada pela Associação Nacional dos Registradores de Pessoas Naturais (Arpen-Brasil), os óbitos registrados em todos os cartórios do País em 2020 foram 1,44 milhão.

Esse número foi 8,3% maior do que o do ano anterior, quando chegou a 1,26 milhão Foram mais de 180 mil mortes a mais no País. A variação superou a média histórica de variação anual de mortes no Brasil. Ela era, até 2019, 1,9% ao ano.

Em São Paulo, o total de mortes foi de 356.877, 17% a mais do que as 312.444 de 2019. Morreram mais 44.433 pessoas no Estado no período. Já no Rio, o aumento de óbitos foi de 24.330. O total variou de 147.903 para 172.233 nos mesmos anos.

Registros de óbitos

“Os cartórios de registro civil são as fontes mais fidedignas para essas informações porque todo óbito que ocorre no Brasil precisa ser necessariamente registrado; esses são os números mais fidedignos da atual realidade”, afirmou o presidente da Associação Nacional de Registradores Civis do Brasil (Arpen/Br), Gustavo Fiscarelli. “Os maiores aumentos estão nas doenças respiratórias e cardíacas, indicando que o aumento recorde se dá por conta da pandemia.”

Foi o caso das óbitos causados por doenças respiratórias, que cresceram 34,9% na comparação entre 2019 e o ano passado. Passaram de 442.266 para 596.678 – 154.412 a mais. Dentre elas, destaca-se a explosão das mortes por Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com crescimento de 998% – de1.498 para 16.454.

Já os óbitos causados por doenças cardíacas, também muitas vezes relacionadas à covid-19, a comparação entre 2019 e 2020 aponta aumento de 5,1%, passando de 270.203 para 284.217. O padrão de crescimento é similar tanto em São Paulo quanto no Rio.

O medo das pessoas de frequentarem hospitais ou mesmo de realizarem tratamentos médicos de rotina durante a pandemia, assim como a falta de leitos em momentos críticos, segundo Fiscarelli, fez crescer o número de mortes em domicílio no Brasil. O aumento foi de 22,2% de entre 2019 e 2020. Pesquisadores também têm afirmado que dificuldades de testagem no Brasil podem impedir que parte das mortes seja atribuída à covid-19, embora as vítimas estivessem infectadas pelo vírus.

“As informações são essenciais para o correto mapeamento da situação e se mostrou um instrumento fundamental para que o poder público pudesse combater a pandemia de covid-19 no País”, explica a presidente da Associação dos Registradores de Pessoas Naturais do Estado de São Paulo (Arpen/SP), Daniela Silva Mroz.

“Com os números de óbitos por doenças respiratórias, cardíacas e das demais causas que são disponibilizados na ferramenta, pesquisadores, médicos e a sociedade, em geral, podem acompanhar o avanço da doença no Brasil e os seus impactos”.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Histórico na Suprema corte do Brasil! Os 130 anos do STF

Um site com informações e toda história do STF, com depoimentos de ministros, foi lançado para celebrar os 130 anos da corte no período republicano. Saiba mais!

Em breve, novo projeto da dupla André e Felipe

O novo projeto musical da dupla sertaneja gospel, André & Felipe deverá ser lançada ainda no primeiro semestre. Saiba mais!

Suellen Lima e Leandro Borges em “Faces do Deserto”

A música fará parte de um futuro EP de Suellen Lima intitulado como "No Secreto"

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!