22.1 C
Vitória
sábado, 16 janeiro 2021

ONU diz que pandemia pode elevar pobreza na América Latina

Além da pobreza pode provocar distúrbios sociais. Em documento, ONU destaca fragilidade do sistema de saúde da América Latina

Por Gabriel Bueno da Costa (AE)

Secretário-geral da Organização das Nações Unidas, António Guterres destaca em documento o impacto da pandemia da covid-19 na América Latina e no Caribe. Segundo ele, a região tornou-se um foco da doença, em um quadro exacerbado pela limitada proteção social, por sistemas de saúde fragmentados e “profundas desigualdades”.

Nesse contexto, Guterres alerta que o problema de saúde pode aumentar mais a pobreza e ainda “provocar distúrbios sociais se não for abordado”.

Na avaliação de Guterres, a recuperação da covid-19 na América Latina exige uma transformação do modelo de desenvolvimento. “A igualdade é a chave para o controle bem-sucedido da pandemia e para uma recuperação econômica sustentável na América Latina e no Caribe”, afirma ele.

Direitos humanos

A autoridade enfatiza a importância do respeito aos direitos humanos, considerando que “a igualdade de gênero e o empoderamento das mulheres precisam estar no centro da resposta”, ao ressaltar que as mulheres têm sofrido um impacto desproporcional na pandemia, em parte porque muitas delas trabalham em atividades informais, mais atingidas pela crise.

Entre as recomendações políticas de curto prazo, Guterres sugere que se considere a adoção de uma “renda básica emergencial”, a fim de enfrentar a insegurança alimentar e a desnutrição nos países da região.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Juíza federal dá 24h para União e AM apresentarem plano para oxigênio

Os órgãos pedem uma liminar urgente para obrigar os governos federal e estadual a agirem para resolver a situação de desabastecimento de oxigênio

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

MS: Pastores vão ao MP para evitar fechamento de igrejas

Consideradas serviços essenciais durante a pandemia da covid-19, as igrejas podem funcionar com limitações e medidas de biossegurança em Mato Grosso do Sul. Saiba mais!

Meninas cristãs soterradas em terremoto na Indonésia

Mesmo soterradas as duas meninas passam bem e estão conversando com a equipe de resgate, mas ainda não foram retiradas dos escombros. Saiba mais!

Mais brasileiros voltaram a igreja nos últimos meses

Pesquisa apontou que dobrou o número de brasileiros que voltaram aos cultos presenciais em igrejas do Brasil, nos últimos 3 meses. Saiba mais!

3 palavrinhas e seus bonecos exclusivos

Pensados para garantir a diversão das crianças, os bonecos Sarah, Davi e Miguel já estão disponíveis no mercado

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Morre o pai da cantora Cassiane

O anúncio de sua morte foi feito pelas redes sociais de Cassiane. As causas da morte ainda não foram reveladas pela família. Saiba mais!

Juliano Son e seu “Voaremos”

Em parceria com Júlia Vitória, o artista inicia 2021 desejando novos vôos ao vento do Espírito Santo. Saiba mais!

Larry e Devi Titus em a vida a dois como você nunca viu!

Em "Ele diz, ela diz", Larry e Devi Titus traz uma abordagem inovadora, dedicada a casais em que marido e mulher têm personalidade marcante e atuam em alguma esfera de liderança

Amanda Wanessa apresenta melhoras em seu quadro de saúde

Cantora sofreu um acidente grave na semana passada. Nas redes sociais, família informou que Amanda Vanessa está sem sedativos e com a pressão normal. Saiba mais!