back to top
26.9 C
Vitória
sábado, 15 DE março DE 2025

Pacheco decisão do STF sobre porte de drogas

stf
O Senado deve apresentar uma PEC que criminalize a posse de qualquer quantidade de substâncias ilícitas em resposta à decisão do Supremo - Foto: Fabio Rodrigues-Pozzebom/Agência Brasil

Presidente do Senado afirmou que o Legislativo tem posição contrária à descriminalização da posse de substâncias ilícitas

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), afirmou nesta segunda-feira, 25, que uma decisão “isolada” do Supremo Tribunal Federal (STF) sobre a descriminalização do porte de drogas não resolveria os problemas de segurança pública associados ao tráfico. O Senado deve apresentar uma Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que criminalize a posse de qualquer quantidade de substâncias ilícitas.

“A decisão do Supremo Tribunal Federal, sem que haja uma discussão de saúde pública, sem que haja uma discussão com a sociedade no âmbito do poder próprio, que é o Poder Legislativo, é uma decisão que tende a definir a demanda, se resolver o problema da demanda de droga, mas não resolve o problema da oferta de drogas, que segue sendo feita por traficantes que cometem crimes equiparados a crimes hediondos”, disse o presidente do Senado a jornalistas, após participação da Fides 2023, evento promovido pelo mercado de seguros no Rio de Janeiro nesta segunda-feira.

Pacheco afirmou que o Legislativo tem posição contrária à descriminalização da posse de substâncias ilícitas por refletir, em sua composição, o pensamento médio da sociedade brasileira.

- Publicidade -

De acordo com ele, a PEC que o Senado vai propor não visa criminalizar moradores de regiões mais pobres, em geral mais expostos à atividade do tráfico, mas sim manter a “higidez” da política de segurança pública do País.

O STF discute em um julgamento a descriminalização do porte de maconha para uso pessoal, e se é possível diferenciar usuário de traficante a partir da quantidade de droga encontrada com ele. O julgamento foi interrompido no final de agosto. Com informações de Agência Estado

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -