22.7 C
Vitória
quarta-feira, 21 outubro 2020

Os riscos de ser cristão

Leia também

Brasil e EUA em novo acordo

Robert Lighthizer, participou do mesmo evento, e afirmou que o atual relacionamento beneficia ambos os países

Juiz bloqueia R$ 29 mi de Doria por ‘autopromoção’

Campos considerou que há indícios de que Doria os princípios da impessoalidade e da moralidade administrativa

Conselho de Ética: investigação contra Chico Rodrigues depende de Alcolumbre

A estratégia da cúpula do Senado é derrubar o afastamento determinado pelo ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal (STF)

Mais de 260 milhões de cristãos são perseguidos em todo o mundo por causa de sua fé. Entre eles, existem cristãos que vivem sua fé em segredo, com medo de serem presos, torturados ou mortos

De acordo com a pesquisa de uma organização que apoia cristãos que enfrentam perseguição nos países mais fechados do mundo, mais de 260 milhões de cristãos são perseguidos em todo mundo em decorrência de sua fé.

A pesquisa, realizada anualmente há mais de 25 anos, gera a Lista Mundial da Perseguição (LMP), que classifica os 50 países mais hostis ao cristão. No topo da Lista, encontra-se 11 países que passam por perseguição extrema.

Muitos dos cristãos não podem sequer declarar sua fé publicamente, sequer a vizinhos, amigos próximos ou membros da própria família. Esses são os cristãos secretos, uma multidão de pessoas que arrisca sua vida para adorar a Deus e seguir a Jesus.

Esses cristãos precisam se encontrar em lugares secretos e sussurrar enquanto cantam ou louvam a Deus. Segundo o secretário-geral da Portas Abertas, Marco Cruz, em uma de suas viagens a um país da Ásia, ele teve a oportunidade de encontrar um grupo desses cristãos.

Cruz relata que medidas rígidas de segurança são tomadas em casos assim: celulares desligados, fotos nem pensar. “Como você e eu, aquelas pessoas foram alcançadas pelo amor de Deus. E, por causa disso, tiveram suas vidas e rotinas mudadas. Eles não podem professar a fé publicamente, portar uma Bíblia ou sequer ter comunhão uns com os outros, atividades tão comuns a nós. Tudo precisa ser feito em segredo”, conta Cruz.

Comunidades Secretas

Há comunidades cristãs secretas em sociedades islâmicas, budistas, hinduístas e comunistas em todo mundo. No entanto, dos 10 primeiros países da Lista Mundial da Perseguição 2020, oito são islâmicos. E em todos, cristãos ex-muçulmanos enfrentam retaliação caso a nova crença se torne conhecida.

Em nações como o Afeganistão, (2º da LMP), os cristãos se encontram em segredo. O país enfrenta a mesma pressão extrema que a Coreia do Norte (primeira da Lista desde 2002). Deixar o islamismo é um ato de traição, portanto professar a Cristo está fora de questão. Quando os cristãos são descobertos, são forçados a negar a fé.

Matthew, um cristão da Eritreia, (6º na LMP), foi descoberto e preso em um campo militar. Ao sair, ele tomou a difícil decisão de fugir do país e lidera uma igreja de refugiados. Ele explica como é relevante em situações como essas os cristãos serem capacitados com base bíblica.”Vejo a mão de Deus nos encorajando e respondendo nossas orações. Ele continua no controle e está trabalhando em nós. E o que nos sustenta”, declara.

Lista Mundial de Perseguição 2020 

Lista Mundial da Perseguição do Portas Abertas (Foto: Divulgação)
Lista Mundial da Perseguição do Portas Abertas (Foto: Divulgação)

Você pode ajudar

Por meio da campanha Prepare cristãos do Top 10, você pode ajudar um cristão secreto que vive sua fé em segredo em um dos 10 países que estão no topo da Lista Mundial da Perseguição 2020. Para saber mais sobre a perseguição a cristãos e como se envolver com a causa, acesse www.portasabertas.org.br

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

A igreja deve se posicionar sobre as eleições?

Anônimo A Igreja Adventista reconhece as obrigações do exercício da cidadania, mas não possui e nem mantém partidos políticos, não se filia a eles, tampouco...

Chocante! Obrigado a desenterrar o próprio filho; Veja vídeo!

Segundo as autoridades, o local do sepultamento estava próximo a um cemitério muçulmano. Saiba mais!

O batismo nas águas é indispensável à salvação?

Pergunta anônima Batismo nas águas, segundo as escrituras, é uma ordenança do Senhor Jesus: “Portanto, ide e fazei discípulos de todos os povos, batizando-os em...

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.

Episódios do Nossa Música Brasileira; Assista aqui!

Nossa Música Brasileira acontece em formato on-line, com episódios até o final de 2020.. Confira aqui!

Os vencedores da Billboard Music Awards 2020

Kanye West levou nove prêmios, em seis categorias. A cantora Lauren Daigle, que ganhou em três categorias do prêmio em 2019, venceu esse ano como melhor artista cristã.