21 C
Vitória
sexta-feira, 19 agosto 2022

Os profetas menores

Biblia (1)
Foto: Unsplash

Introdução fundamental para auxílio e interpretação dos textos Bíblicos. A obra está entre as mais lidas da Editora AD Santos

Por Marlon Max

Como cristãos, afirmamos aceitar a Bíblia toda como a Palavra inspirada de Deus, mas o fato é que a maioria de nós negligencia o Antigo Testamento, e ele compõe quase 80% da Bíblia toda. Grande parte dos sermões pregados se baseia quase exclusivamente no Novo Testamento. Quando muito, prega-se alguns sermões baseados nos Salmos.

Não há dúvida de que a parte mais negligenciada do menos conhecido Antigo Testamento é os profetas menores. Muitos crentes não sabe a respeito do conteúdo dos livros dos profetas menores e da sua relevância para os dias de hoje. Apesar de todo o progresso na tecnologia moderna, o mundo dos profetas não é tão diferente do nosso.

Nestas lições estudamos a situação política e religiosa da época dos profetas, no contexto socioeconômico em que viviam, como pano de fundo, para compreendermos a mensagem deles.

Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias são livros com menos capítulos, mas com grande riqueza de ensinamentos. Conheça mais sobre eles; esclareça questões sobre a autoria e a crítica; abordagem de questões introdutórias de cada um dos Profetas Menores.

Sobre o autor

Antônio Renato Gusso é bacharel em teologia pelas Faculdades Batista do Paraná, onde é também pró-reitor do mestrado e leciona há mais de 30 anos em disciplinas como:  Hermenêutica, Pregação Expositiva, Exegese, Grego, Hebraico e outras matérias relacionadas à Bíblia.

É mestre e doutor em teologia na área de Antigo Testamento (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil) e em ciências da religião na área de Literatura e Religião do Mundo Bíblico (Universidade Metodista de São Paulo).

Gusso é ainda pós-doutor em teologia pela Escola Superior de Teologia, com ênfase em métodos de ensino do hebraico bíblico para brasileiros. Foi diretor da Faculdade Batista Pioneira, em Ijuí (RS), e é pastor na Igreja Batista Ágape, em Curitiba, desde 1994.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

Entre para nosso grupo do Telegram

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se