21.9 C
Vitória
terça-feira, 21 setembro 2021

Os profetas menores

Introdução fundamental para auxílio e interpretação dos textos Bíblicos. A obra está entre as mais lidas da Editora AD Santos

Por Marlon Max

Como cristãos, afirmamos aceitar a Bíblia toda como a Palavra inspirada de Deus, mas o fato é que a maioria de nós negligencia o Antigo Testamento, e ele compõe quase 80% da Bíblia toda. Grande parte dos sermões pregados se baseia quase exclusivamente no Novo Testamento. Quando muito, prega-se alguns sermões baseados nos Salmos.

Não há dúvida de que a parte mais negligenciada do menos conhecido Antigo Testamento é os profetas menores. Muitos crentes não sabe a respeito do conteúdo dos livros dos profetas menores e da sua relevância para os dias de hoje. Apesar de todo o progresso na tecnologia moderna, o mundo dos profetas não é tão diferente do nosso.

Nestas lições estudamos a situação política e religiosa da época dos profetas, no contexto socioeconômico em que viviam, como pano de fundo, para compreendermos a mensagem deles.

Oseias, Joel, Amós, Obadias, Jonas, Miqueias, Naum, Habacuque, Sofonias, Ageu, Zacarias e Malaquias são livros com menos capítulos, mas com grande riqueza de ensinamentos. Conheça mais sobre eles; esclareça questões sobre a autoria e a crítica; abordagem de questões introdutórias de cada um dos Profetas Menores.

Sobre o autor

Antônio Renato Gusso é bacharel em teologia pelas Faculdades Batista do Paraná, onde é também pró-reitor do mestrado e leciona há mais de 30 anos em disciplinas como:  Hermenêutica, Pregação Expositiva, Exegese, Grego, Hebraico e outras matérias relacionadas à Bíblia.

É mestre e doutor em teologia na área de Antigo Testamento (Seminário Teológico Batista do Sul do Brasil) e em ciências da religião na área de Literatura e Religião do Mundo Bíblico (Universidade Metodista de São Paulo).

Gusso é ainda pós-doutor em teologia pela Escola Superior de Teologia, com ênfase em métodos de ensino do hebraico bíblico para brasileiros. Foi diretor da Faculdade Batista Pioneira, em Ijuí (RS), e é pastor na Igreja Batista Ágape, em Curitiba, desde 1994.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se