20.9 C
Vitória
segunda-feira, 21 junho 2021

“Orquestra Jovem Social” reúne moradores da região da Cracolândia, em SP

A iniciativa oferece aulas de música, para que os jovens tenham esperança, mesmo nas adversidades

Por Patricia Scott 

Crianças e jovens, em situação de vulnerabilidade social, moradores da região da Cracolândia, em São Paulo, estão tendo a oportunidade de estudar música com aulas de qualidade, gratuitamente. A “Orquestra Jovem Social” é uma iniciativa da Associação Cristã de Artistas (ACRIART), instituição sem fins lucrativos que visa o desenvolvimento da cultura, da educação e do bem-estar social por meio da arte.

São oferecidas aulas coletivas de violino, viola clássica, violoncelo e musicalização infantil. Elas acontecem no espaço cedido pela associação “Da Pedra Para Rocha”, nas dependências da Bola de Neve Church, no Centro de São Paulo. Como agentes de transformação social, diz Fabiano Moreira, presidente da ACRIART, a arte e a cultura são capazes de resgatar a esperança em meio ao caos.

“Historicamente, a Cracolândia foi um reduto da indústria pornográfica. Devido às condições desumanas de atuação, os artistas passaram a usar álcool e drogas para dar conta das horas ininterruptas nos sets de gravação”, pontua Fabiano Moreira. Com o passar dos anos, segundo ele, estabeleceu-se o caos social na região, que deixou rastro. “Então, se por um lado foi por meio da arte que, de alguma forma surgiu a Cracolândia, é por meio da arte que resgataremos estas pessoas” explica Moreira.

A “Orquestra Jovem Social” conta também com o apoio do PROMAC (Programa Municipal de Apoio a Projetos Culturais), da Secretaria Municipal da Cultura. O patrocínio é de grandes instituições com responsabilidade social, como a B3 (Bolsa de Valores) e a Falconi. “Acreditamos nas organizações e no seu poder de transformação do mundo. Confiamos no impacto positivo que podemos promover na sociedade, ajudando as organizações a cumprirem sua função social”, ressalta Izabela Murici, Sponsor do Programa de Desenvolvimento Sustentável da Falconi.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se