28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Órgão de tubos inaugurado na Catedral Evangélica de SP

Foto: Jair Magri

Um concerto aconteceu no fim de semana para inaugurar o uso do instrumento, que custou custou 7 milhões de reais. “Órgão de Tubos conjuga grandeza, delicadeza, força e suavidade”, disse o Rev. Valdinei Ferreira

Após quase seis anos encaixotado e sem uso, o órgão de tubos comprado pela Universidade de São Paulo (USP) foi inaugurado na Catedral Evangélica de São Paulo (Igreja Presbiteriana).

Para marcar a data, foram realizados dois concertos no fim de semana, com a participação da Orquestra Sinfônica da USP (Osusp) e do Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo (Osesp). A noite festiva foi acompanhada pelos sons de Bach, Händel e Saint-Saëns. Quase 1.300 pessoas assistiram o concerto clássico na Catedral.

O órgão de tubos, que é normalmente usado na música sacra, tem 5 corpos, 3.400 tubos de metal, 175 tubos de madeira, 11 foles e 4 teclados elétricos com 58 notas e 32 notas de pedais. No total, são 16 toneladas de equipamentos.

O instrumento foi construído pela empresa alemã Gerhard Grenzing. É o primeiro montado na América do Sul. Iguais a ele, só em auditórios como o Nacional de Música de Madri (Espanha), o Nacional de Niigata (Japão) e os das Catedrais de Madri e Bruxelas.

- Continua após a publicidade -

A instalação do órgão teve início em outubro. Estima-se que só a sua montagem tenha custado mais de R$ 1 milhão, pagos pela Catedral Evangélica. O acordo com a USP é de comodato. O instrumento ficará no local por 25 anos – que podem ser renovados no fim do período.

“Órgãos de tubos fazem parte da nossa tradição litúrgica. O instrumento encaixotado e sem uso poderia estragar a longo prazo. Aqui, será usado para concertos e com função educacional”, disse o Rev Valdinei Ferreira.

Órgão de tubos inaugurado na Catedral Evangélica de SP
Concerto de Inauguração do órgão Grenzing, com a orquestra Sinfônica da Universidade de São Paulo. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem
Projeto

O projeto inicial é que o instrumento, que custou cerca de 2 milhões de euros (R$ 7 milhões), fosse instalado no Centro de Convenções da Cidade Universitária – que teve a construção interrompida em 2014.

A Catedral evangélica tem órgão de tubos, que foi doado pela Igreja Presbiteriana de Greenville (EUA), em 1986. Trata-se de um instrumento de 1911, da marca Austin, e com mais de cem anos de uso. O novo instrumento representa um recurso musical importante no desenvolvimento da liturgia de adoração a Deus. E será usado para ensaio dos corais e para aulas dos alunos da USP e do projeto musical SoArte, que funciona na Igreja.

“O Órgão de Tubos conjuga grandeza e delicadeza, força e suavidade. Trata-se de instrumento musical de construção complexa com raízes que remontam à antiguidade clássica e cujo florescimento se deu no ambiente litúrgico cristão. A tecla do órgão de tubos, enquanto premida, mantem a nota musical perpétua, tal singularidade, ao lado, de sua perfeita adequação para o acompanhamento do canto, congregacional, firmou laços permanentes entre o instrumento e o ambiente dos templos protestantes e católicos. Além de tocar a audição com seus sons eternos, o instrumento é um convite à contemplação de sua beleza visual, perfeitamente emoldurada no espaço da arquitetura sacra”, comentou o Rev Valdinei Ferreira, pastor titular da Catedral.

O órgão, que é mais moderno, vai trazer maior qualidade para concertos na atualidade. “Foi fundamental que esse órgão viesse para a Catedral. Esse é um espaço musical incrível. É importante para que a sociedade e os alunos possam desfrutar de um repertório de música sacra. Além disso, se ele ficasse mais tempo sem uso poderíamos ter problemas com a deterioração do instrumento”, comentou o professor José Luis de Aquino, do Departamento de Música da Escola de Comunicações e Artes (ECA) da USP.

Veja

Novos concertos

Para quem não teve a oportunidade de assistir aos dois concertos de inauguração, está programada uma série de apresentações gratuitas às sextas, sábados e domingos, entre os meses de março e junho, que inclui a participação de convidados especiais


Leia mais

Hinologia – Os cantos da fé cristã
A união da fé cristã com a música
Hinos da Harpa ganha versão em desenho animado

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -