O furação atingiu o sul dos EUA; igrejas e instituição estão mobilizadas para prestar apoio espiritual e material
Por Patricia Scott
Nos EUA, o furacão Helene se tornou um dos mais devastadores dos últimos 50 anos, causando imensa destruição em várias localidades. O sul do país foi afetado, incluindo Flórida, Geórgia, Carolina do Sul, Tennessee e Carolina do Norte. Centenas de pessoas morreram, e cerca de um milhão de pessoas estão sem luz e água após seis dias da tempestade, segundo a agência de notícias Reuters.
“A devastação do furacão Helene foi simplesmente impressionante. Igrejas e casas paroquiais foram destruídas, e vidas foram perdidas. A maioria das igrejas na Flórida não possui seguro suficiente para cobrir os danos causados pelo furacão, pois os custos são exorbitantes”, relatou a Central Baptist Church of West Palm Beach.
O pastor Jan Hendrickson também compartilhou sua experiência: “Os moradores do Advent Christian Village em Dowling Park, Flórida, estão louvando ao Senhor por Sua proteção durante nosso terceiro furacão em 13 meses. O Helene, um furacão de categoria 4, atingiu a costa por volta das 22h30 ou 23h da noite. O vento me acordou, e não consegui mais dormir até que passasse! Nossa energia foi restaurada por volta das 8 da noite de domingo. Embora não tenha havido feridos ou mortes, os danos são significativos. Deus é bom. Sinto saudades da minha família da igreja de Willow Grove”.
Menos de 12 horas após a chegada do Helene, David Coggins, diretor do FBDR (Florida Baptist Disaster Relief), informou que voluntários estavam transportando e instalando equipamentos e suprimentos na Primeira Igreja Batista em Perry, que funcionará como centro de operações para o socorro a desastres. Com o centro ativo, Coggins afirmou que os voluntários começaram a distribuir refeições, avaliar danos, realizar limpezas e oferecer apoio espiritual enquanto atendem às necessidades urgentes da comunidade. “Estamos prontos para compartilhar a esperança de Cristo”, disse ele.
Após as devastadoras inundações no extremo leste do Tennessee, o Exército de Salvação dos estados de Kentucky e Tennessee iniciou a prestação de serviços essenciais às comunidades afetadas. As equipes mobilizaram sua cozinha móvel para o condado de Cocke, onde distribuíram cerca de 200 refeições às vítimas. Além disso, ofereceram apoio emocional e espiritual, realizando 31 atendimentos pessoais durante o jantar.
Em um momento tocante, uma pessoa entregou sua vida a Jesus Cristo como Senhor e Salvador. “Foi profundamente emocionante testemunhar alguém encontrar esperança em meio a tanto desespero”, comentou o major Cam Henderson, comandante da área do Exército de Salvação em Knoxville, que estava presente durante o jantar. Ele acrescentou: “Estamos aqui para atender não apenas às necessidades físicas, mas também para trazer conforto e esperança à alma.”
A Samaritan’s Purse está prestando ajuda em cinco locais afetados pelo furacão Helene, incluindo as montanhas do Condado de Watauga, Carolina do Norte, onde a sede internacional da instituição está localizada, na cidade de Boone. “A cidade e as comunidades vizinhas foram especialmente atingidas por quedas de árvores, inundações, danos nas estradas e falta de energia e água”, destacou.
Franklin Graham, presidente da Samaritan’s Purse, escreveu no Facebook: “A Samaritan’s Purse responde a tempestades e crises em todo o mundo diariamente, mas agora a tempestade atingiu nosso próprio quintal. O furacão Helene afetou o oeste da Carolina do Norte, a Geórgia e a Flórida. Casas foram inundadas, algumas levadas pela água, e dezenas de milhares ainda estão sem energia. Agradeceríamos suas orações por todos os afetados por esta tempestade.” Com informações Baptist Press e Samritan’s Purse