Ações educativas em parceria com RENAS/AM são realizadas em escolas, instituições sociais e igrejas de Manaus durante a “365 Dias de Proteção”
Por Patricia Scott
Mais de 17,5 mil denúncias de violações sexuais contra crianças e adolescentes foram registradas no Disque 100 somente nos primeiros meses de 2023. O número significa um aumento de 68% com relação a 2022. Assim, partir desse preocupante cenário, a ONG Visão Mundial, em parceria com a Rede Evangélica de Ação Social (RENAS/AM), desenvolve a campanha: “365 Dias de Proteção”, no Amazonas. O objetivo é despertar a população para a necessidade de prevenção e enfrentamento das violências sexuais contra menores.
A inciativa tem também como foco reforçar a necessidade de combater a violência contra crianças e adolescentes em todas as esferas da sociedade. Daiane Lacerda, assessora de proteção na Visão Mundial, destaca que a campanha traz à tona um tema urgente que precisa fazer parte do dia a dia. “Falar sobre proteção às crianças e aos adolescentes levanta algumas questões sensíveis e que, muitas vezes, não são tratadas. A Visão Mundial está comprometida em transformar a realidade das crianças por meio de ações práticas e duradouras que promovam a segurança e o bem-estar de cada uma”.
Como sugere o nome, a campanha de conscientização está alinhada ao Maio Laranja, como também ao movimento nacional Faça Bonito, mas ultrapassa qualquer data. Por isso, Daiane salienta ainda que é preciso tratar o assunto continuamente e de forma abrangente. “Todos os 365 dias do ano falar sobre proteção, a fim de garantir que as crianças e adolescentes possam ser realmente protegidas. Em 2022, promovemos essa campanha e alcançamos mais 45 mil pessoas”.
Já Jaqueline Ferreira, coordenadora da RENAS/AM, ressalta que a campanha é um momento importante de posicionamento. “É fundamental estabelecer uma cultura de proteção constante, de forma a garantir segurança contra violações em todos os ambientes que elas frequentam, em casa, na escola e na igreja”.
Até o dia 29 de maio, haverá iintervenções em escolas e igrejas a partir do tema “Proteção Infantil”. Já no dia 24 de maio, às 16h, acontecerá o Ato público Campanha de Vacinação Contra Maus Tratos com apresentações artísticas no Largo de São Sebastião. E em 3 de junho, de 7h às 17 horas, será a vez do Encontro Igrejas Seguras para Crianças no Auditório da Igreja Pedras Vivas.
Sobre a Visão Mundial
A World Vision, conhecida no Brasil como Visão Mundial, é uma organização humanitária cristã dedicada a trabalhar com crianças, famílias e suas comunidades para atingir todo o seu potencial, combatendo as causas da pobreza e da injustiça. A Visão Mundial serve a todas as pessoas, independentemente de religião, raça, etnia ou gênero. Desde 1975, a organização está no Brasil, atuando por meio de programas e projetos nas áreas de proteção, educação, advocacy e emergência, priorizando crianças e adolescentes que vivem em situações de vulnerabilidade.
Sobre a RENAS
A Rede Evangélica Nacional de Ação Social é uma ampla rede de relacionamentos entre organizações e igrejas evangélicas que atuam na área social, no Brasil. Visa proporcionar espaços de encorajamento, capacitação, articulação, mobilização, troca de experiências, informações, recursos e tecnologia social.