22.9 C
Vitória
domingo, 19 setembro 2021

Pastor relata caos da pandemia na Índia e pede orações

O país é o novo epicentro da doença no mundo: “pastores já morreram de covid-19 e muitos estão lutando para conseguir pagar tratamentos médicos”

Por Priscilla Cerqueira 

Tristeza e frustação diante do colapso na saúde pública da Índia. Novo epicentro mundial da covid-19, país vive situação devastadora com hospitais lotados, pacientes sem oxigênio e filas para cremar corpos.

Há dias o país bate recordes mundiais de novos casos da doença. Foram 379 mil casos nesta quinta-feira, 29 e o número de mortos passa de 205 mil. O pastor Finny Philip, da Igreja Pentescostal de Rajasthan, na Índia, compartilhou como está a situação no país, e como as igrejas tem sido afetadas.

“Estamos passando por tempos terríveis. Pessoas estão morrendo em hospitais sem disponibilidade de oxigênio ou sem leito de UTI e acesso a médicos. O sistema médico entrou em colapso.

Essa situação é verdadeira para cidades, vilas e comunidades rurais, incluindo onde eu moro. Já não há caixões suficientes para tantos mortos. Muitos pastores já morreram de covid-19, muitos estão lutando para conseguir pagar os tratamentos médicos”, relatou.

Igrejas estão atuando

Apesar das dificuldades, Philip disse que as igrejsa do país tem juntado força para ajudar de todas as formas possíveis.

“Os cristãos estão fazendo a diferença em meio ao sofrimento. Existem muitas iniciativas. Os hospitais estão fazendo o melhor para servir ao povo. Os protocolos da covid estão impedindo muitas atividades diretas. A igreja está ativamente engajada em servir a nação de várias maneiras”, disse.

covid_Índia
Foto: Twitter/ @india_spain

Além de distribuir alimentos para quem perdeu o empre durante a crise causada pela pandemia, a igreja tem ofertado assistência financeira para tratamentos médicos, aquisição de botijões de oxigênio. E ainda tem se colocando à disposição dos mais necessitados, organização de serviços de ambulância gratuitos e ajuda para pagar as despesas dos enterros.

“Alguns voluntários cristãos estão servindo nos cemitérios para prestar serviços fúnebres dignos aos falecidos, enquanto aconselham e apoiam famílias que passam pelo luto, além das viúvas dos pastores que recebem ajuda financeira”, relatou.

Ore pela Índia

Diante da grave situação que passa o país, pastor Finny Philip pede orações de todos.

  1. Orar para que a sabedoria de Deus esteja com os líderes políticos, para que tomem as decisões certas em relação ao uso de recursos para reduzir a dor e o sofrimento no país.
  2. Orar para que suprimentos médicos estejam constantemente disponíveis (vacinas, medicamentos vitais, oxigênio)
  3. Orar pelas famílias que estão passando por uma enorme dor de perda, abandono, solidão e desamparo. Particularmente para aqueles de tradição religiosa majoritária – uma dor (ou culpa) de não ser capaz de cuidar de seus entes queridos devido ao colapso do sistema de saúde e uma sensação de não realização devido a não dar um adeus adequado ao falecido de acordo com seus requisitos religiosos.
  4. Orar pela liderança da igreja (perderam muitos líderes importantes no norte e sul da Índia) e pelos crentes. Ore para que as famílias que perderam seus entes queridos tenham paz e conforto. A igreja parou todas as reuniões físicas, então ore para que a vida de fé dos crentes seja forte durante esta crise.
  5. Orar por hospitais cristãos no país, que estão atendendo pessoas em crise. Ore pelos médicos e equipe médica para que eles se tornem esperança em meio ao caos.
  6. Orar pelos cristãos em todo o país, que estão empenhados em ajudar as pessoas de todas as maneiras. Ore por maior colaboração, cooperação e mobilização de recursos entre os grupos cristãos.

*Com informações de Focus e Facebook

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se