25.2 C
Vitória
quarta-feira, 28 outubro 2020

Interceda pelos cristãos durante o Ramadã

Leia também

Drones para fiscalização de crimes eleitorais

Os drones possuem câmeras com mecanismo de aproximação para identificar suspeitos, placas de veículos, entregas de santinhos e situações de compra de votos

Comunicações suspeitas ao Coaf aumentaram 40%, diz Febraban

Segundo presidente da Febraban, houve um crescimento "exponencial" de fraudes bancárias e tentativas de desvios de verbas públicas

Petrobras aprova guia de conduta ética para fornecedores

O guia reforça ainda que os fornecedores devem promover condições dignas e seguras de trabalho aos seus empregados

Cerca de 50 países jejuam do nascer ao pôr do sol durante 30 dias, e todo este período representa instabilidade para os cristãos

Desde o dia 05 de maio, muçulmanos em todo o mundo fazem o jejum desde o amanhecer até o anoitecer durante o Ramadã. Eles fortalecem sua solidariedade e gratidão a Deus ao jejuar em conjunto. O período de consagração se estende até o dia 4 de junho.

O período de jejum do Ramadã comemora o tempo na história do islã quando, segundo a crença muçulmana, o profeta Maomé (seu fundador), recebeu uma série de mensagens através do anjo Gabriel por um mês. Essas revelações, mais tarde, formaram o Alcorão, o livro sagrado do islã.

Durante um mês inteiro, muçulmanos em todo o mundo se abstêm de comer, beber (inclusive água), fumar, falar palavras obscenas ou manter relações sexuais do amanhecer ao anoitecer, dedicando-se ao jejum e à oração. Sua jornada de trabalho é reduzida durante esse período em consideração ao estado físico dos que estão jejuando. Seu objetivo é se achegar mais perto de Deus.

Apesar de ser uma prática muçulmana, os cristãos que vivem nos países muçulmanos precisam ser muito mais cuidadosos ao praticar sua fé durante o Ramadã. Em Bangladesh, por exemplo, a maioria dos restaurantes fecha durante o dia para observar o jejum. Além disso, é considerado ofensivo comer ou beber diante de um muçulmano em jejum, assim, os cristãos comem em segredo. “Precisamos ter mais cautela na realização das atividades da igreja, especialmente, seminários, treinamentos e outros programas”, afirma Sarah*, uma cristã de Daca.

É válido lembrar, também, que muitos cristãos optam por participar do jejum, como um ato de testemunho. “É minha convicção pessoal que se eu me unir aos muçulmanos em seu jejum, Cristo chegará mais perto deles”, declara um cristã, cuja identidade não pode ser revelada. Como este é um período em que os muçulmanos buscam agradar e se aproximar de Deus através de um ritual, nossas orações para que Deus se revele a eles é muito importante.

Apesar disso, há muitos locais em que cristãos enfrentam uma pressão social ainda maior. Um cristão argelino e ex-muçulmano disse que ele e sua família o pressiona anualmente durante o Ramadã. “Eles sempre insistem para eu jejuar, embora eles saibam que eu me converti a Cristo. É como se eles se recusassem a admitir que eu me tornei um cristão”, declara.

Essa pressão, no entanto, não é exclusiva dos cristãos. Ateus e outras minorias religiosas também são alvo da pressão de clérigos islâmicos e forças de segurança. Mas, junto com milhões de outros cristãos ao redor do mundo, nós podemos interceder pelos cristãos que correm perigo e, também, pelos muçulmanos, para que tenham um encontro com o Senhor Jesus durante o Ramadã.

*Com informações de Portas Abertas


Leia mais

O crescimento do islamismo no Brasil
Islamismo será a religião mais influente em poucos anos, aponta estudo
Teólogo afirma que islamismo só cresce quando os cristãos negam o ensino bíblico

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

Fé dos pais e as práticas religiosas dos adolescentes

Pesquisa americana revela dados sobre a crença dos adolescentes e como a fé dos pais influencia suas práticas religiosas. Saiba mais!

Herança cultural e histórica cristã no Iraque

Novos selos no Iraque apresentam imagens de igrejas cristãs. Confira!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Um ato de coragem que custou a vida!

Líder de uma igreja no Reino Unido, John Rees, 88 anos, foi esfaqueado no rosto e espancado até a morte depois de tentar impedir o ataque a uma enfermeira. Saiba mais!

Assista “Bom perfume”, de Gabi Sampaio

Música, que é uma releitura, tem participação especial de André Aquino. Canção integra o EP Luz!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Clovis Pinho, o que vem por aí?

Novo single de Clovis Pinho deve chegar ao mercado em novembro. Saiba mais!

“Sentido” é o novo álbum musical de Leonardo Gonçalves

Gravado em Praga, na República Tcheca, álbum conta as canções que marcaram os mais de 20 anos de carreira de Leonardo Gonçalves

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25