28 C
Vitória
domingo, 24 janeiro 2021

Operação Uruatu 2 faz buscas contra traficantes de animais

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais

A Polícia Federal deflagrou na manhã desta sexta, 4, a Operação Uruatu 2 para combater o combate ao tráfico de animais silvestres. Segundo a corporação, a partir da análise de provas da primeira etapa da operação, aberta em maio de 2019, foram identificados outros núcleos de uma associação criminosa que praticava o tráfico de animais retirados da natureza mediante caça e mantidos em cativeiros.

Eram comercializadas espécies da fauna silvestre protegidos de extinção, tais como: Arara-canindé, Arara-azul, Arara-vermelha, Ararajuba, Jabuti-piranga, Jacaré, Macaco-prego, Sagui de tufos brancos, Saíra-pintor e Tucano-toco.

Agentes cumprem 14 mandados de prisões preventivas, 17 de busca e apreensão e 5 de sequestro de veículos. As atividades são realizadas nas cidades de Diadema, São Paulo, Jacareí, Mongaguá (SP), Ivinhema, Novo Horizonte do Sul (MS), Aparecida de Goiânia (GO), Curitiba (PR) e Alagoinha (PE).

A ação conta com a participação do Ministério Público Federal, da Secretaria Municipal do Meio Ambiente de São Paulo, da Polícia Militar Ambiental do São Paulo, da Polícia Militar Ambiental do Mato Grosso do Sul e do IBAMA.

Segundo a PF, ao longo das investigações foram aprendidas centenas de animais silvestres no curso das investigações policiais, constituindo provas da materialidade de diversos delitos: receptação dolosa qualificada, associação criminosa, crime de perigo para a vida ou saúde de outrem, caça de animais silvestres, falsificação de sinal público/anilhas, falsidade ideológica e falsificação de documento particular.

A corporação indicou ainda que o nome da operação faz alusão aos urutaus, ‘aves exclusivamente noturnas e que utilizam bem a sua plumagem para se camuflar, confundindo-se com o ambiente, de modo a dificultar a sua localização pelos predadores’.

“No caso da operação policial os investigados praticam crimes ambientais de tráfico de animais silvestres em escala, malferindo a biodiversidade ambiental, ocultando-se na benevolência das penas criminais pífias previstas na Lei Ambiental 9.605/1998 que as qualifica como infrações penais de menor potencial ofensivo”, registrou a PF em nota. (AE)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Ministro do STJ mantém preventiva de acusado de liderar organização de tráfico

O ministro Humberto Martins afirmou que o pedido não poderia ser apreciado pelo Superior Tribunal de Justiça

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

PF faz operação contra quadrilha especializada no tráfico

Os policiais também identificaram mais R$ 24 milhões movimentados pela organização criminosa desde o ano de 2018

Covid-19 pode ser transmitida entre homens e animais?

Pesquisa da Universidade Federal do Paraná investiga se o vírus pode ser transmitido entre homens e animais de estimação. É o primeiro estudo do tipo em um país tropical. Saiba mais!

ONG arrecada fundos para animais resgatados de queimadas no Pantanal

A instituição também está aberta para receber voluntários que possam auxiliar nas ações em prol dos animais resgatados das queimadas

Brumadinho – Equipes seguem no 13º dia de buscas

A barragem de rejeitos rompeu no dia 25 de janeiro, no município de Brumadinho, Região Metropolitana de Belo Horizonte (MG). Cerca de 380 homens deram...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Glorify, o app para meditações e devocional diário

Criado em 2019 na Inglaterra, o app Glorify acaba de chegar ao Brasil na versão em português. Trata-se de um app voltado para reflexões, meditações guiadas, orações e passagens bíblicas.

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.