25.4 C
Vitória
quinta-feira, 22 outubro 2020

Após semana de protestos, Missão da ONU vai ao Chile

Leia também

Tereza Cristina diz ver potencial para crescimento no comércio com países árabes

Em meio à crise decorrente da covid-19, o Brasil demonstrou capacidade de cumprir com seus compromissos internacionais

‘Reconheço mérito, mas correções podem ser feitas’, diz Marques

O desembargador evitou se posicionar se é favorável ou não a uma revisão na prisão após condenação em segunda instância

Ministro da Saúde testa positivo para covid-19

Pazuello já havia tido febre e passado mal no início da semana, deixando, inclusive de participar de cerimônias públicas

Nos últimos cinco dias ocorreram diversos toques de recolher noturnos limitando a liberdade de movimento dos cidadãos no Chile

Milhares de pessoas se concentraram nesta quinta-feira (24) na praça Itália no centro de Santiago, Chile para expressar rejeição ao governo do presidente chileno Sebastian Piñeira. Este foi o sétimo dia consecutivo de protestos.

A multidão se aglomerou em um ambiente até então festivo e com a escassa presença das forças de ordem. Assim, os manifestantes bateram panelas para mostrar descontentamento ao governo, como tem ocorrido desde a sexta-feira (18) no país.

Os distúrbios já deixaram 18 mortos no país. Além disso, nos últimos cinco dias ocorreram diversos toques de recolher noturnos limitando a liberdade de movimento dos cidadãos.

Os manifestantes levaram cartazes pedindo a renúncia do presidente e expressaram desacordo em relação às medidas que Piñeira apresentou há dois dias, como o aumento do salário mínimo, melhoras na previdência e a redução do preço da luz.

SEBASTIÁN PIÑERA

O presidente do Chile, Sebastián Piñera, afirmou nesta quinta-feira que o governo do país trabalha em um “plano de normalização” do cotidiano no país para reduzir os períodos de toque de recolher decretados durante a série de protestos populares por melhorias sociais.

“Nossa intenção é avançar com a maior força, mas também com total prudência neste processo de normalização para poder terminar com os toques de recolher e, tomara, poder também suspender o estado de emergência”, afirmou Piñera em um ato público em Santiago.

MISSÃO DA ONU

A missão da ONU que investigará possíveis violações aos direitos humanos durante os recentes protestos no Chile será formada por três especialistas, chegará a Santiago na próxima segunda-feira e trabalhará no país até o dia 22 de novembro, detalhou a ONU nesta sexta-feira.

O grupo de especialistas “tentará se reunir com membros do governo, representantes da sociedade civil, vítimas, instituições nacionais de direitos humanos e outros envolvidos para coletar informação em primeira mão”, informou em entrevista coletiva Ravina Shamdasani, porta-voz do Escritório da ONU para os Direitos Humanos.

*Da redação, com informações da Agência EFE 


LEIA MAIS

Após protestos no Chile voos são cancelados 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Igrejas incendiadas no Chile: “repudiável”, diz Marco Cruz

O secretário-geral da Portas Abertas, chamou os ataques as igrejas do Chile no domingo, 18, de "reprovável". Saiba mais!

Protesto: Igrejas incendiadas no Chile; Veja vídeo!

Quando a cúpula da pequena igreja da Assunção pegou fogo, após o desabamento da estrutura, vários manifestantes comemoraram. Saiba mais!

Na Cúpula da Biodiversidade, Bolsonaro cita ‘cobiça internacional’ por Amazônia

Em agosto de 2020, o Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon) detectou 1.499 km² de desmatamento na Amazônia Legal

Observatório do Clima: discurso ‘delirante’ ratifica preocupação de investidor

As discussões para a efetivação do acordo entre União Europeia e Mercosul têm sido protagonizadas pela questão ambiental

Bolsonaro em discurso na ONU: ‘País é cristão e conservador’

Cristofobia, covid-19 e queimadas foram os temas retratados durante o discurso do presidente Jair Bolsonaro na ONU. Confira aqui!

Pastor Everaldo, Presidente do PSC, foi preso em operação no Rio

O operador do esquema do pastor seria Victor Hugo Barroso, responsável pela contabilidade paralela

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

“40 Dias – Milagre Da Vida”: impacto e esperança

Pastores e líderes de diversos lugares do país, mobilizaram pessoas de suas igrejas, amigos e familiares para conferirem no cinema a história impactante de Abby Johnson

A fascinante história do menino de rua que virou milionário

A superação de um jovem australiano de 22 anos que virou milionário, busca inspirar outras pessoas em situações semelhantes. Conheça essa história fantástica!

Rayssa Peres em “Somos mulheres de Deus”

Música é uma homenagem às mulheres. Conheça a canção!

Deive Leonardo de volta as pregações presenciais

Fenômeno da internet, Deive Leonardo grava a primeira série presencial em Itajaí (SC) depois de um bom tempo sem gravar por conta da pandemia.