29.8 C
Vitória
quarta-feira, 3 março 2021

Polícia investiga “óleo consagrado” contra coronavírus

Igreja de Porto Alegre (RS) promete “imunização” contra o coronavírus por meio de um “óleo consagrado”. O Ministério Público classifica possível crime. Confira!

“O Poder de Deus contra o Coronavírus”. Por meio das redes sociais, foi assim que a Igreja Catedral Global do Espírito Santo, autoproclamada “Casa dos Milagres”, ligada ao Centro de Avivamento para as Nações, anunciou o culto desse domingo (1).

O convite circulou pelo Whatsapp. Na descrição, a igreja pede que fiéis venham à igreja “porque haverá unção com óleo consagrado no jejum para imunizar contra qualquer epidemia, vírus ou doença”.

A transmissão do culto aconteceu pela internet. Além disso, o pastor Sílvio Ribeiro, disse que havia jornalistas no local, que haviam pedido informação sobre a promessa de cura.

Igreja evangélica do Rio Grande do Sul em culto chamado ‘O Poder de Deus contra o Coronavírus’

Investigação Policial

O pastor e fieis devem ser intimados pela polícia para prestarem depoimento. De acordo com a Polícia Civil do Rio Grande do Sul a igreja está sob investigação.

“Instauramos um inquérito para investigar se houve ou não crime de charlatanismo, previsto no artigo 283 do Código Penal”, disse à reportagem a delegada Laura Lopes, da 4ª Delegacia da capital gaúcha.

O artigo afirma que é charlatanismo “inculcar ou anunciar cura por meio secreto ou infalível”. A pena é detenção, de três meses a um ano, e multa.

“Diante da doença e da possibilidade de morte, é comum o ser humano se sentir desesperado e desamparado”, disse em nota a promotora Angela Rotunno, coordenadora do Centro de Apoio Operacional de Defesa dos Direitos Humanos do Ministério Público do Rio Grande do Sul.

Secretaria de Saúde 

Procurada pela BBC News Brasil, a Secretaria de Saúde do Rio Grande do Sul afirmou, por meio de um porta voz, que recebeu uma série de denúncias sobre as promessas da igreja.

“Orientamos as pessoas a seguirem as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), que usam como referência a Ciência como melhor forma de combate ao coronavírus”, diz por meio de nota a secretaria de saúde.

O MP informa ainda que encaminhou os anúncios “para as Promotorias de Justiça Criminais, de Proteção à Saúde e às Promotorias de Justiça Cíveis, para a verificação do tipo de conduta e eventuais consequências legais”.

Ministério Público Alerta 

O Ministério Público do estado divulgou um vídeo orientando sobre esse tipo de caso. E também afirmou que já notificou a igreja, em âmbito administrativo. Confira!

*Da redação, com informações de Uol e Diário do Nordeste. 

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Prefeitura de SP estuda ampliar atendimento para variantes do novo coronavírus

Além da expansão do atendimento no hospital de Pirituba, outros locais com atendimento exclusivo à covid-19 podem receber os infectados com a nova cepa Por...

Impacto Esperança é transferido para outubro

Campanha anual seria realizado em maio, mas por conta do aumento de medidas contra o coronavírus, foi transferido para 30 de outubro. Saiba mais!

Goiânia: igreja pode ser considerado serviço essencial

Projeto de Lei está nas mãos do Prefeito da cidade que pode sancionar ou vetá-lo. Saiba mais!

PGR vai apurar conduta de Bolsonaro na pandemia

O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, também é alvo da Procuradoria-Geral da República sobre sua atuação na pasta O procurador-geral da República, Augusto Aras, abriu...

Municípios do Amazonas vão receber usinas de oxigênio

Ministério da Saúde informou que entregará  usinas de oxigênio a sete municípios do Amazonas Por Igor Soares, (AE) O Ministério da Saúde vai entregar usinas de...

Mais de 20% das maiores cidades bateram alerta de gasto com pessoal em 2019

É o que diz o Tesouro Nacional compilados pelo Centro de Liderança Pública (CLP) no Ranking de Competitividade dos Municípios. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Irmão Lázaro tem melhora em seu quadro de saúde

Assessoria do vereador informou que irmão Lázaro apresentou melhora na oxigenação. Ele está internado com covid-19. Saiba mais!

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!