23.8 C
Vitória
terça-feira, 23 abril 2024

O valor de uma verdadeira amizade

“Noemi e Rute foram sogra e nora que caminharam juntas, por amor e amizade” - Ilustração: Janes Ordoñez

Sinais de um amigo verdadeiro: Amizades que valem a pena são aquelas que surgem sem interesses. Pois o amigo te ama em todo tempo

Por Gedimar de Azevedo

A amizade é um relacionamento muito especial. Amigos nos conhecem só de olhar. Amigos são parceiros. São confidentes. Eles são aqueles que se chegam a nós quando precisamos de apoio. Amigos chegados são uma dádiva que Deus nos concede. Você tem amigos assim? Você é um amigo assim?

As amizades que fazemos ao longo da vida nos marcam e nos mudam. Qual é o tipo de amigo que você deseja ter? Qual é o tipo de amigo que você deseja ser? Como podemos definir amizade?

“Amigos são pessoas que têm coisas em comum e que gostam da companhia um do outro”. Alguém tentando definir o que é um amigo afirmou: “Amigo é um irmão que você escolhe”.
Podemos ter muitos conhecidos com quem nos damos bem, mas um amigo verdadeiro é uma pessoa mais chegada (Pv 18.24). Nossos amigos nos influenciam.

- Continua após a publicidade -

A amizade verdadeira dura, não acaba facilmente.

1- Um amigo verdadeiro te diz a verdade em amor

“Melhor é a repreensão feita abertamente do que o amor oculto. Quem fere por amor mostra lealdade, mas o inimigo multiplica beijos. (Pv 27.5-6).

Amigos verdadeiros não são aqueles que te bajulam e que concordam com você sempre. Aliás, esse é o pior tipo de amigo possível. Amigos verdadeiros falam a verdade com amor. Eles falam não o que queremos ouvir, mas o que precisamos ouvir.

Nem sempre quem te elogia é seu amigo, assim como nem sempre quem te critica é seu inimigo. Por isso aprenda a ouvir aqueles que te amam e se importam com sua vida. A verdade pode até doer, mas ilumina a mente e a vida.

Procure amigos que tenham a coragem de te dizer o que você precisa ouvir; esses são amigos leais, que te repreendem abertamente, ao invés de ficarem te criticando pelas costas.

2 – Um amigo verdadeiro te dá bons conselhos

“Como o óleo e o perfume alegram o coração, assim, o amigo encontra doçura no conselho cordial”. (Pv 27.9).

Verdadeiros amigos dão orientações e dicas. Eles nos ajudam a enxergar o que não estamos enxergando ou não queremos enxergar. Embora exista o ditado que “Se conselho fosse bom não era dado, era vendido”, verdadeiros amigos não deixam o outro entrar por um caminho errado.

Amigos autênticos te chamam para uma conversa séria, não tratam tudo na brincadeira. Às vezes queremos amigos que só nos façam rir, esses são maravilhosos, mas queira também aqueles que te façam chorar ao apontar os caminhos errados que você está trilhando.
Procure ter amigos que sentem com você não apenas para “jogar conversa fora”, mas que tenham uma palavra de conselho quando sua vida fica confusa.

3 – Torna melhor

“Como o ferro com o ferro se afia, assim, o homem, ao seu amigo”. (Pv 27.17).
Uma boa amizade traz refinamento. Você fica melhor quando tem amigos que te afiam. Tenha muito cuidado com amigos que nunca te ajudam a crescer. Com pessoas que nunca te ajudam em nada. Amigos verdadeiros nos depuram. Tiram o que é ruim de nós.

Existem amizades que sugam de nós. Esses amigos estão sempre se aproveitando da nossa amizade e tiram tudo de nós. Na verdade, não são amigos, são sanguessugas.
Prefira amigos que te afiam, que te tornam melhor, que te desafiam a coisas melhores.

Amigos assim te fazem crescer e melhorar de caráter, de comportamento e de vida. Procure por amizades que, mesmo que te machuquem, te afiam, assim como o ferro afia o ferro. Esses amigos são raros de encontrar e, por isso, devemos ter o trabalho de conservá-los por perto.

4- Ajuda a crescer em sabedoria

“Quem anda com os sábios será sábio, mas o companheiro dos insensatos se tornará mau”. (Pv 13.20).

Amigos de verdade não te conduzem ao caminho do erro, mas te apontam o caminho do bem. Procure amizade com pessoas que acrescentam a sabedoria que você já tem. E afaste-se daqueles que nada te acrescentam. Estes amigos dão sábia ajuda na hora certa.
Acho que Salomão está pensando naquele ditado: “Diga-me com quem andas, e direi quem és”. Suas amizades apontam para onde sua vida está indo. Seus amigos dizem quem você está se tornando.

Procure amigos que te ajudem a tomar decisões sábias.
Que te afastam do caminho do mau. Por isso tenha alguns amigos de idade mais avançada, eles já aprenderam alguns segredos que você ainda não sabe a respeito da vida.

5- Um amigo verdadeiro te ama e te apoia

“Em todo tempo ama o amigo, e na angústia se faz o irmão”. (Pv 17.17).

Verdadeiros amigos vão aparecer na hora da angústia. Quando você não tem nada para oferecer, amigos verdadeiros estendem a mão. Ajudam emocionalmente, espiritualmente e financeiramente se for preciso. Aqueles que te apoiam são seus amigos.

Amizades que valem a pena são aquelas que surgem sem interesses. Pois amigo que é amigo te ama em todo tempo. Mesmo nos tempos da angústia. E nessas horas, eles deixam de ser apenas amigos e passam a ser “irmãos”. Porque há amigos mais chegados do que um irmão.

Quantos amigos te apoiam de verdade? Quantos amigos te amam de forma incondicional? São esses amigos que você precisa priorizar e valorizar. Aliás, lembre-se sempre de agradecer a amizade daqueles que te apoiam. Ligue para eles hoje mesmo para agradecer o apoio e amor que estão te ofertando.

6- Um amigo verdadeiro te socorre na dificuldade

“Não abandone o seu amigo nem o amigo de seu pai; quando for atingido pela adversidade não vá para a casa de seu irmão; melhor é o vizinho próximo do que o irmão distante” (Pv 27.10).

Ai daquele que não tem um amigo para dividir com ele as horas boas e ruins. Vi um post recentemente que dizia: “Pessoas que você nunca deve esquecer: Quem te ajudou em tempos difíceis; quem te abandonou em tempos difíceis; quem te colocou em tempos difíceis”.

É obvio que tem amigos que às vezes não sabem o que fazer para te ajudar, ou não tem recursos físicos, emocionais, espirituais ou financeiros para te socorrer. Não descarte esses amigos, pois pode ser que estejam em pior situação do que você.

Mas existem amigos que fazem o que for preciso para te ajudar: te levam para morar com ele; pagam contas atrasadas; te emprestam grana; te encorajam nas horas de medo. Esses amigos são preciosos, procure ser amigo para eles também.

Conclusão

O valor de uma verdadeira amizade
”O amigo é um irmão que você escolhe” – Ilustração: Janes Ordoñez

Na Bíblia existem diversos exemplos de verdadeiras amizades, mas quero chamar atenção para duas lindas histórias de amizade:

1) Noemi e Rute – Sogra e nora que caminharam juntas por amor e amizade. (Rt 1.16-17). Rute poderia ter seguido seu caminho, mas preferiu ficar com a sogra e se adaptar a uma nova nação e a um novo povo, só para não deixar de andar com ela.

2) Davi e Jônatas – Os dois fizeram uma aliança de amizade e de proteção. (I Sm 18.1-4). Jônatas amava a Davi profundamente. Mesmo diante das investidas do seu pai Saul contra Davi, ele sempre se posicionava favorável ao amigo e o protegeu até o fim.

Provérbios 18.24

• O homem que tem muitos amigos sai perdendo; mas há amigo mais chegado do que um irmão. (Versão ARA).

• Quem tem muitos amigos pode chegar à ruína, mas existe amigo mais apegado que um irmão. (Versão NVI).

• Algumas amizades não duram nada, mas um verdadeiro amigo é mais chegado que um irmão. (Versão NTLH).

• Quem tem muitas amizades sempre tem muitos falsos amigos. No entanto, há amigos que acabam sendo mais fiéis que um irmão. (Bíblia Viva).

Amizade verdadeira segundo a Bíblia:

  1. Amor: O amor é a chave para qualquer bom relacionamento; a verdadeira amizade é firmada no amor fraternal;
  2. União: Os amigos gostam de estar juntos e defendem um ao outro; a partilha de interesses ajuda a ficar mais unidos;
  3. Respeito: Um amigo não é um meio para atingir um fim, tem valor em si mesmo; a amizade verdadeira respeita o valor da pessoa e procura seu bem;
  4. Honestidade: A mentira destrói amizades; o amigo diz a verdade em amor, mesmo quando o outro não vai gostar, mas é para o bem dele;
  5. Ajuda: O amigo verdadeiro ajuda seu companheiro quando sabe que está passando por dificuldades ou problemas;
  6. Confiança: Na amizade verdadeira não há lugar para inveja, fofoca nem traição; um amigo verdadeiro não é perfeito, mas é uma pessoa confiável;

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -