27.2 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

O tempo, a agenda e o foco

Suas escolhas definem seu foco. Seu foco define sua agenda. Sua agenda diz como você usará o seu tempo. O uso do seu tempo dirá se há equilíbrio entre sua vida, seu trabalho e seus propósitos. Há mais de quatro décadas anos aprendi a usar a agenda e sempre tentei controlar bem o meu tempo. No entanto, durante muitos anos vivi a frustração de fazer uma lista de coisas, colocá-la na agenda e, ao final de uma semana, não ter conseguido fazer a grande parte delas, copiando tudo para a semana seguinte. As semanas passavam, e minha angústia apenas aumentava, porque queria dar conta de tudo que estava na agenda, mas o tempo não era suficiente para isso.

Depois de alguns anos lutando com isso, e vendo o número de compromissos apenas aumentar, comecei a perceber que não iria equilibrar as coisas com a fórmula que estava usando. Nesse ponto descobri que faltava um terceiro elemento no binômio tempo-agenda. Faltava pensar no foco. Se ele entrasse no binômio e o transformasse num tripé, talvez eu alcançasse o equilíbrio entre vida, família, trabalho e realizações. O processo foi gradual e, quando comecei a trabalhar esse tripé, vi que ele era flexível, como o tripé de uma câmera fotográfica. Se você está numa ladeira e deseja tirar uma foto com total estabilidade, basta regular duas hastes em tamanho menor e uma mais extensa, para o lado caído do terreno; assim você poderá apoiar a câmera de forma estável para tirar a fotografia. O tripé tempo-agenda-foco começou a fazer sentido, e iniciei então um processo de tirar coisas da agenda em lugar de acrescentar.

Parei de usar planilhas do tipo 7h da manhã faça isto, 8h15 faça aquilo, e coloquei o foco nos grandes alvos que desejo atingir. O tripé tempo-agenda-foco me ajudou a entender algumas coisas:
a) Quem realiza muito investe seu tempo no foco e usa o que sobra para as variedades.
b) Quem realiza pouco gasta seu tempo nas variedades e investe o que sobra no foco.
c) Só é útil planejar o uso do tempo quando você sabe para onde está indo.
d) Quando não há foco o tempo se torna um espaço a ser preenchido com atividades.
e) Antes de alterar a agenda, é preciso ajustar o foco.
f) Equilíbrio entre vida, família e trabalho não é definido apenas pela forma como você administra sua agenda, mas principalmente pela forma como você persevera em seu foco.

A partir de algumas descobertas que fiz, e depois da construção de algumas ferramentas que me ajudaram a implementar esses princípios em minha vida, percebi que essa luta era também a da maioria.Toda vez que apresentava isso numa palestra ou curso, muitas pessoas vinham me falar: “É disto que estou precisando”. A reversão do ciclo de vida baseada na agenda passa por duas coisas:

- Continua após a publicidade -

a) Refletir sobre os princípios que dão direção à sua vida e que ajudam a responder àquelas três perguntas clássicas: Quem sou eu? Onde estou? Para onde vou? As respostas podem ajudar você a equilibrar vida, família, trabalho e propósitos.
b) Criar o seu Plano de Vida, que ajudará você a ter um mapa sobre como atingir o seu foco, o que colocar na agenda e como administrar o tempo. Se você deseja pensar seriamente nos próximos 20 anos da sua vida de uma maneira diferente, poderá fazer essas descobertas num livro que criei, chamado “O Tempo, a Agenda e o Foco”.

Espero que os próximos anos da sua vida façam uma tremenda diferença no mundo e em muitas pessoas.

Josué Campanhã é escritor, palestrante, consultor e pregador ([email protected])

 

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas