27.4 C
Vitória
sexta-feira, 18 setembro 2020

O santo e o profano

Leia também

MEC promete protocolo e R$ 525 milhões para retorno às aulas presenciais

O ministro afirmou que a decisão sobre data para reabrir escolas não é do MEC, mas de Estados e municípios

Bolsonaro volta a estimular Renda Brasil

O governo também não quis deixar um vácuo aberto para os congressistas, que já têm projetos para reforçar o Bolsa Família

STF define julgamento de garantia a negros

A medida assinada por Lewandowski, em caráter liminar, determina apenas a repartição dos recursos e do tempo da propaganda de forma proporcional entre concorrentes brancos e negros

“A meu povo ensinarão a distinguir entre o santo e o profano e o farão discernir entre o imundo e o limpo.” Ezequiel 44.23

Atualmente, graças à modernidade e, muitas vezes, à falta de compromisso, muitas pessoas querem misturar as coisas preciosas do Senhor com as mundanas. Também nos tempos do profeta Ezequiel era assim e, por isso, Deus computou o pecado àquele povo, porque fazia mistura das coisas divinas com as das trevas. Mais adiante, encontramos Deus falando aos sacerdotes para ensinar ao povo a separar o precioso do vil. Embora muitos queiram manter suas atitudes mundanas e uma postura de santidade, isso não pode ser possível, porque o próprio Jesus ensinou que “ninguém pode servir a dois senhores”, (Mateus 6.24).

No capítulo 3, verso 16, do livro de Apocalipse, também há um alerta do Senhor: “Assim, porque é morno e nem és quente, nem frio, estou a ponto de vomitar-te da minha boca.” O Senhor usa termos de significação contrária, tais como precioso e vil, santo e profano, imundo e limpo, quente e frio. Deus está falando sobre posicionamento, sobre escolhas, uma vez que ninguém pode andar com Jesus, estando impregnado das coisas do mundo.

Sabemos que o ser humano tem uma natureza pecaminosa e, por saber disso, o Satanás explora o ponto fraco do homem para tentar dominar a sua vida. Na verdade, o que o inimigo quer, é tomar o lugar de Deus na vida das pessoas e não economiza esforços para alcançar os seus objetivos. Não é segredo que existem muitas pessoas que adoram Satanás que, aproveitando disso, se infiltra por meio do engano para roubar o louvor que seria do Senhor. Muitos que são ludibriados, pensam estar seguindo a Deus, quando na verdade estão caminhando para a condenação, a exemplo daqueles que seguem outros evangelhos que não o de Jesus Cristo, ou praticam rituais satânicos.

Nos últimos anos houve uma explosão no número de evangélicos. Dizer que é evangélico é fácil, bem como dizer que se crê em Jesus. Mas a diferença entre o falso crente e o verdadeiro é o fazer a vontade de Deus. Somente aquele que separa o limpo do imundo é realmente filho de Deus. Qualquer pessoa pode frequentar uma igreja evangélica, pois Jesus veio para salvar os pecadores. No entanto, se alguém quer ser filho de Deus, verdadeiramente, tem que nascer de novo, nascer do Espírito, deixar as coisas imundas para trás e fazer a vontade de Deus.

Em Romanos 12, o apóstolo Paulo nos ensina a não nos conformarmos com este mundo, o que não quer dizer que tenhamos que sair tentando condenar ou mudar tudo. O que ele quis dizer é que precisamos transformar a nós mesmos, não à forma como os outros vivem. Somente, quando aprendermos a separar o santo do profano, o precioso do vil, estaremos, verdadeiramente, fazendo a vontade de Deus nesta Terra.


Jorge Linhares é pastor presidente da Igreja Batista Getsêmani, sediada em Belo Horizonte/MG. Atualmente, preside também o Conselho de Pastores do Estado de Minas Gerais. É bacharel em História e Teologia e pós-graduado em Administração e Gestão Empresarial. Autor de 240 obras literárias, Jorge Linhares é também conferencista internacional, tendo ministrado em vários países da América do Sul, América do Norte, Europa e África.


Leia mais

É perigoso ser grande
Onde a igreja não salga, o diabo atua

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Xangri-Lá (RS): Leitura da bíblia obrigatória em escolas

Lei aprovada pela Câmara de vereadores de Xangri-Lá (RS) defende leitura da Bíblia em escolas para 'tornar o ambiente escolar mais saudável e altruísta' Saiba mais!

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

Edição 275

O caso da menina de 10 anos que engravidou após ser violentada por um tio em São Mateus, interior do Espírito Santo e teve o aborto autorizado pela justiça, chamou atenção para a triste estatística de casos de abuso sexual em crianças no Brasil. E a igreja diante disso?

Assista o clipe “Olha eu aqui”, de Ton Carfi

Depois da versão ao vivo de "Olha eu aqui", Ton Carfi lança a versão original com videoclipe. Assista!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!

Jornada Agentes de transformação online; Saiba mais!

Realizado pelo grupo Valorem, organização que reúne empreendedores cristãos para servir o reino de Deus através de negócios, a Jornada Agentes de transformação, acontece dias 11 e 12 de setembro.
- Publicidade -

Plugue-se

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Luciano Camargo reverencia o gospel em trabalho solo inédito

Com 29 anos de carreira ao lado irmão, Zezé de Camargo, Luciano Camargo acaba de lançar 15 músicas dedicadas ao gospel. O álbum "A Ti entrego". Saiba mais!

“Compostagem” é o novo EP do rapper Felipe Vilela

O projeto conta com três faixas, entre elas a canção “Reluzir”, que traz a participação de Eli Soares O rapper Felipe Vilela acaba de apresentar...

Espiritualidade saudável e a qualidade de vida no mundo pós-moderno

"Formação Espiritual" reúne reflexões de teólogos e alerta para os perigos do ativismo, da pressa e do esfriamento das relações humanas e da fé.