21 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

O que não devemos procurar em uma igreja

Foto: Divulgação

Uma tendência muito forte de nosso tempo é o pula-pula de igreja em igreja. Nessa procura, pelo menos cinco coisas não devem estar na lista de quem deseja congregar em outro lugar.

Por Lilia Barros

Uma das maiores armas do diabo atualmente é tirar nosso tempo para não conseguirmos ler a Bíblia. Ele age sorrateiramente para impedir a comunhão do crente com Deus e criar um sentimento de que a igreja não atende o que o crente procura no corpo de Cristo.

A partir deste sentimento, cria-se uma forte tendência de viver um pula-pula de igreja em igreja, uma realidade que se torna preocupante a partir do momento em que essa busca deixa de ser por uma igreja bíblica que esteja engajada na missão de Deus e passa a ser uma busca focada nos próprios caprichos e vontades.

Existem coisas que, definitivamente, ninguém deveria se preocupar ao buscar uma igreja para congregar. Isso também serve também para quem já está na igreja e fica buscando o que não convém.

- Continua após a publicidade -

O presbítero André Sanchez cita cinco coisas que não devemos buscar em uma igreja. “Não busque infraestrutura, diversão, defeitos, perfeição e o que atende a sua vontade própria”. E ele explica:

Não busque essas coisas em uma igreja:

1- Infraestrutura

É impressionante mas muitas pessoas acham que as coisas mais importantes em uma igreja são ar-condicionados, estacionamentos, iluminação, berçário, bancos estofados. Sim, são coisas gostosas e todo mundo quer, mas não é o tipo de coisa que devemos procurar em uma igreja.

Pessoas que procuram infraestrutura sempre estarão descontentes, pois o ser humano é insaciável na busca pelo conforto. Essa busca mostra, dentre outras coisas, o desejo de ficar dentro da igreja enraizando e não sair ao mundo para levar a Palavra.

2- Diversão

Muitas pessoas procuram a igreja atrás de diversão, principalmente os mais jovens. Veem a igreja como mais uma opção de entretenimento. É bem comum chegarem até algum líder e perguntarem: O que vocês oferecem em termos de programação a novos membros?

Como se a igreja fosse uma indústria produtora de divertimento e passatempos. Alguns também saem da igreja por ela ser “chata”. A diversão pode acontecer na igreja, mas não é o objetivo dela.

Quem procura a igreja atrás de diversão logo sairá dela, pois a indústria de entretenimento do mundo é muito competente em oferecer isso. Já a igreja séria, nunca se esforçará para oferecer isso a quem quer que seja, pois não é a sua missão.

3- Defeitos

É saudável termos pessoas criticas (construtivas) na igreja, porém, não é saudável vivermos procurando defeitos o tempo todo.

Isso porque iremos encontrá-los aos montes e iremos fazer da repercussão destes defeitos um inferno na vida da igreja. A igreja são as pessoas e as pessoas estão na igreja em diferentes fases de amadurecimento da vida cristã.

Quem está na igreja procurando defeitos os encontrará e não permanecerá em nenhuma comunidade, pois não existe igreja cujos membros não têm defeitos.

Deve-se avaliar se a igreja é bíblica, pois fidelidade à Palavra de Deus é algo inegociável!

4- Perfeição

Há quem busque uma espécie de perfeição na igreja. Nutrem uma grande expectativa de como as coisas devem ser, de como as pessoas devem agir que representa àquilo que acham perfeito em uma igreja.

Querem que tudo aconteça conforme pensam, da forma que acham que é melhor. Porém, logo se decepcionam, pois a perfeição passa longe de qualquer igreja.

Qualquer que busque isso na igreja vai se decepcionar com muita rapidez. Na igreja não há perfeitos, há pessoas buscando ser perfeitas.

5- O que queremos

É muito comum a busca por uma igreja que se enquadre em tudo que deseja o coração. Essa busca é um erro, já que o nosso coração é enganoso.

Deus é o dono da igreja e é o Espírito Santo que move o coração dos líderes e membros da igreja para que ela faça e seja conforme Deus deseja.

E, normalmente, o desejo de Deus é bem diferente dos nossos desejos egoístas. Buscar uma igreja que seja como “eu” quero é afrontar o dono da Igreja, Jesus Cristo.

A igreja deve ser como Ele quer. Se for uma igreja bíblica e que busca cumprir sua missão, não há a necessidade dela se desdobrar para agradar alguns membros que querem mais um clube que uma igreja.

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -