23.3 C
Vitória
sexta-feira, 19 abril 2024

O que muda e o que permanece no mundo?

A Bíblia Sagrada ensina que a Palavra de Deus não muda e a estabilidade traz um fundamento seguro em meio a mudanças

Por Erní Walter Seibert

Há quase um consenso no mundo de que tudo muda. Se olhamos para as tecnologias que usamos no dia a dia, vemos muitas mudanças. Quem ainda se lembra do tempo em que a maioria das famílias não tinha telefone? Hoje a maioria das pessoas carrega consigo um celular, e nem se fala mais em linha telefônica. Houve muitas mudanças. Se pensamos em política, as mudanças também são muitas e constantes. Mudam os partidos políticos existentes, mudam as decisões, as novidades são constantes.

Mas será que essa análise que diz que tudo muda é de fato verdadeira? Será que existem coisas que não mudam? Se você tivesse que responder essa pergunta, você pensaria em alguma coisa que não muda?

Pensemos na nossa vida. As pessoas que estão lendo esse artigo possivelmente têm mais de dez anos e menos de oitenta. Pode haver algumas exceções, mas a maioria deve estar nessa faixa etária. Ou seja, nossa experiência de vida é de, quando muito, algumas décadas. Nenhum de nós experimentou pessoalmente como foi a vida antes do ano 1.900. O que conhecemos foi porque ouvimos falar ou porque lemos. Nessa experiência de algumas décadas, passamos por algumas fases da vida: infância, adolescência, juventude, idade adulta e, alguns, velhice. Todas as gerações passam por essas fases. E isso é assim desde sempre. Isso, podemos dizer, não muda. Assim também, durante toda a nossa vida, o sol nasce e se põe, há semeadura e colheita, e a terra produz alimentos enquanto as pessoas e os animais consomem esses alimentos. Há muitas coisas que não mudam.

- Continua após a publicidade -

Mudanças constantes trazem instabilidade. Já a estabilidade traz um fundamento seguro em meio a mudanças. A Bíblia Sagrada ensina que a Palavra de Deus não muda. No Salmo 102 temos a oração de um homem aflito. O salmista diz que, no começo, Deus criou a terra e, com as suas próprias mãos, fez o céu. Por fim ele acrescenta nos versículos 26 e 27: “A terra e o céu vão acabar, mas tu viverás para sempre. A terra e o céu se gastarão como roupas. Tu os trocarás como se troca de roupa, e eles serão jogados fora. Mas tu és sempre o mesmo, e a tua vida não tem fim.” Em meio às mudanças, Deus é sempre o mesmo.

Se as mudanças trazem instabilidade, o fato de Deus ser sempre o mesmo traz segurança. A segurança vem quando colocamos nossa esperança em Deus. A Bíblia Sagrada apresenta essa mesma verdade de outra maneira, em Isaías 40.8: “A erva seca, a flor cai, mas a palavra do nosso Deus dura para sempre.” Ao nos dar sua Palavra, Deus se compromete conosco. E se Deus não muda, sua Palavra também não muda. Podemos confiar em Deus. Ele é nosso fundamento inabalável em meio a todas as mudanças. Essa mesma verdade é repetida em 1Pedro 1.23-25, onde o apóstolo nos lembra que nós nascemos de novo da imutável Palavra de Deus, na qual confiamos. Se estivermos em Deus e em sua Palavra estaremos ancorados em rocha firme.

Nos últimos anos muitas pessoas sofreram angústias por causa das coisas inesperadas que aconteceram no mundo. Há quatro anos, ninguém poderia dizer que estava próxima uma pandemia como a que experimentamos. Há um ano, quando se pensava que a uma hora dessas a pandemia seria superada, ninguém pensava que antes do final dessa crise haveria uma guerra como a da Ucrânia. As dificuldades da vida estão aí, ao nosso redor. Mas como é bom saber que Deus e sua Palavra não mudam! Como é bom saber que “Jesus Cristo é o mesmo ontem, hoje e sempre” (Hebreus 13.8).

A SBB
Desde 1948, a Sociedade Bíblica do Brasil (SBB) tem a missão de “semear a Palavra que transforma vidas”. Trata-se de uma organização beneficente, sem fins lucrativos, assistencial, educativa e cultural, cuja finalidade é divulgar a Bíblia e a sua mensagem, tornando-a relevante para todas as pessoas. Para isso, traduz, produz e distribui a Bíblia — além de incentivar sua leitura e estudo — e desenvolve programas sociais que atendem populações em situação de risco e vulnerabilidade social.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas