31.9 C
Vitória
domingo, 24 outubro 2021

O que é a justiça de Deus?

“Porque no evangelho é revelada, de fé em fé, a justiça de Deus, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Romanos 1:17”

Por Marlon Max

A Palavra de Deus é repleta de versículos onde se afirma que Deus é justo. Em algumas, o próprio Cristo exalta a justiça do Pai, que se manifesta em forma de socorro aos aflitos. Mas, o que realmente estamos afirmando quando dizemos que Deus é justo? Quais são as implicações desse atributo de Deus no dia a dia do cristão?

Antes de tudo, segundo o reverendo Augustus Nicodemus, é preciso entender que Ele trata os seres humanos de forma justa. “Ele abençoa e recompensa aquele que faz o que é certo ao mesmo tempo que castiga e pune aquele que faz o que é errado”, explica.

Essa é a principal abordagem bíblica que se tem sobre a justiça de Deus. “Porque Deus é justo, ele liberta o inocente e pune o culpado”, completa Nicodemus.

De acordo com o reverendo, essa ideia central, mesmo que bíblica, causa desconforto aos humanos. “Lutero antes de entender o evangelho de verdade, achava que devia viver sua vida para se sentir justo e aceito por Deus. O problema é que nós humanos somos pecadores”, frisa.

Nicodemus descreve a angústia de Lutero lutando por aceitação para explicar que o Deus justo, não utiliza esse atributo dele para julgar os culpados, mas para justificar os arrependidos.

“A chave do entendimento da justiça de Deus consiste nisto: Todas as suas obras apontam para a justificação, por meio da graça, daqueles que entendem que jamais poderiam ser aceitos, por mais que se esforçassem”, diz.

As obras de Cristo inaugurou uma nova forma de se chegar ao Pai, sem pretextos falsos, sem sacrifícios inúteis, mas com coração devotado à verdade do evangelho.

“Deus sendo justo, ele nos justifica, mediante Jesus Cristo. Ele nos faz justos, assim como ele é, e por isso temos a certeza de que sendo justificado, não haverá juízo ou rejeição, pois Deus conhece o coração humano”, completa.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se