O que Deus espera do homem

Foto: Reprodução

Segundo a Bíblia, ao homem cabe a liderança e acima de tudo, que ele seja um homem de honra.

Assim como existe uma data que celebra o dia da mulher, tem também o Dia do Homem. São várias homenagens como a da Junta de Missões nacionais. “Que cada homem cristão em nossa nação, a cada dia assuma mais e mais sua posição como Discípulo de Jesus fazendo diferença nesta nação sendo exemplo como filho, esposo e pai”.

Mas ao homem cabe a liderança e acima de tudo, que ele seja um homem de honra. A família, a igreja e a sociedade precisam de homens de verdade, homens de honra. Esse foi o conselho de Davi a Salomão, seu filho, antes de morrer.

“Precisamos de homens de honra, que tenham a coragem de amar a esposa como Cristo amou a igreja, que tenham o compromisso de ensinar os filhos pelo exemplo mais do que pelas palavras, que não terceirizam a liderança de sua casa nem se esquivam do sacerdócio do seu lar”, afirmou o Rev Hernandes Dias Lopes.

Essa opinião é compartilhada pelo pastor Paulo Roberto Sória, da Igreja Batista no Alto da Mooca de São Paulo. Para ele, o “Homem de Deus, sabe que é o responsável do seu lar como provedor e deve honrar, respeitar sua mulher. O homem não é superior a mulher, mas deve ser o cabeça, o líder do lar, ter autoridade. Essa ordem é indispensável para a felicidade”, afirma.

Segundo o pastor Adilson Neves, da Igreja Shekinah, de Brusque (SC), o maior ensinamento da postura bíblica de um homem perante o Senhor está em Jó 1:1: …’e era este homem íntegro, reto e temente a Deus e desviava-se do mal’.

“Posso estar no mundo, mas não viver como o mundo vive, nem sob a orientação da sociedade; mas, acima de tudo, conforme os ditames das Sagradas Escrituras que, para um cristão genuíno, é regra de fé e prática. Não é apenas de fé; para não sermos apenas ouvintes, mas praticantes da Palavra. A verdadeira benção do Reino de Deus consiste em receber Jesus no coração e e viver amando o Senhor, dando ouvidos à Sua voz, apegando-se a Ele. Como resultado da graça, os frutos de justiça nascerão para a glória do Eterno”.

Sobre a data

O Dia dos Homens é comemorado anualmente em 15 de julho no Brasil. Esta data foi inspirada no Dia Internacional do Homem (19 de novembro). E tem o objetivo de conscientizar a população masculina sobre os cuidados que devem tomar com a sua saúde.

No Brasil, o Dia do Homem foi criado por iniciativa da Ordem Nacional dos Escritores e é celebrado no país desde 1992.

Saiba mais


Leia mais

Os desafios de um homem cristão
Paul Washer: O evangelho de Deus e do homem
Russell Sheed: O homem em comunidade