28.8 C
Vitória
quinta-feira, 28 março 2024

Psicologia: o cristão e os cuidados com a saúde mental na pandemia

Erasmo_Vieira_Comunhão - oração
Pastor e psicólogo, Erasmo Maia Vieira. - Foto: Divulgação

“A  pandemia é séria, e o isolamento social é a causa principal dos desarranjos emocionais”, afirma o pastor e psicólogo Erasmo Vieira. Saiba mais!

Por Victor Rodrigues 

O Dia do Psicólogo é comemorado anualmente em 27 de agosto no Brasil. A data celebra o profissional responsável por estudar e orientar o comportamento humano. Com a pandemia e o isolamento, cada vez mais tem surgido transtornos mentais na população, e com isso o papel do psicólogo tem se destacado fundamental.

Em entrevista exclusiva para a Comunhão, o pastor e psicólogo Erasmo Vieira relatou a importância desse profissional para a saúde do cristão.

De acordo com Erasmo, é importante conscientizar o meio cristão da importância da psicologia. “Tanto a psicologia como a medicina, são ciências da área da saúde. As necessidades do equilíbrio físico ou mental passam pelo ajuste da Psicologia.

- Continua após a publicidade -

A vida é interligada. Isso significa que muitas vezes os sintomas confundem em termos da procedência, se espirituais ou emocionais. O ideal é buscar um psicólogo cristão porque poderá atuar em ambas as situações”, relata.

Para o pastor, é ruim acumular desequilíbrio nas questões afetivo-emocionais ou comportamentais, e precisam ser solucionados. “A importância é dada na medida que as complexidades da sociedade evoluem. Por conta disso, as necessidades de busca do equilíbrio hoje, são maiores do que no século passado”, relata o psicólogo.

Com a pandemia, o isolamento social e a crise na economia muitas famílias tem sido afetadas emocionalmente. “A  pandemia é séria e o isolamento social é a causa principal dos desarranjos emocionais. Por outro lado, as circunstâncias da economia frustra a busca de profissionais de saúde mental”, afirma Erasmo.

Jesus e a Psicologia

Escrito há mais de dois mil anos pelo Apóstolo Paulo, o texto bíblico revela o resultado de uma pesquisa contemporânea. “Tornem-se meus imitadores, como eu o sou de Cristo” (1 Coríntios 11:1). Segundo o médico de família, Jonas Leonio, o impacto da imitação é real para aqueles que seguem e contemplam a Jesus, assim como comprovou a pesquisa publicada nos anos 2000, na livraria pública da ciência.

De acordo com o resultado, quanto imitamos alguma pessoa, passamos a funcionar na mesma frequência cerebral deste indivíduo. Assim revela o médico no canal do Jesus Copy no Youtube ao falar sobre desenvolver hábitos mentais saudáveis. Segundo ele, o cérebro que está imitando, entra na mesma frequência do que está sendo imitado.

“O cérebro de quem imita, vai se tornando parecido com o cérebro de quem executa a ação”, completa o Leonio, sobre a importância de passar tempo em intimidade com Jesus, através da leitura da Bíblia, oração e contemplação.

Assista “O que acontece no cérebro de quem imita Jesus”

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -