24.3 C
Vitória
domingo, 25 outubro 2020

O Brasil está descobrindo a NVT

Leia também

Investimento Direto no País soma US$ 1,597 bi em setembro, diz BC

No acumulado dos 12 meses até setembro deste ano, o saldo de investimento estrangeiro ficou em US$ 50,026 bilhões

8,073 milhões de pessoas estavam em trabalho remoto em setembro, diz IBGE

Os empregadores, 9,4% trabalhavam de forma remota em setembro, e apenas 5,0% dos trabalhadores por conta própria estavam em trabalho remoto

Lenda viva no esporte! Os 80 anos de Pelé

A Fifa ainda publicou histórias curiosas sobre o "Rei do Futebol", envolvendo a origem do seu nome, o sucesso que fez em Nova York, a relação com celebridades da música e a participação em filmes.

Em 2016, quando a Editora Mundo Cristão lançou sua nova tradução da Bíblia conhecida como a Nova Versão Transformadora (NVT), preparei-me para receber uma avalanche de críticas.

Isso porque já havia observado os lançamentos de outras Bíblias em anos anteriores, que eram recebidas com desconfiança e questionamentos pelos leitores mais conservadores. Tínhamos a impressão de que havia um segmento pequeno, mas influente, de evangélicos que não se agrada de alterações nas já conhecidas Escrituras.

Preparamo-nos para responder rapidamente quaisquer novas críticas, a fim de defender o trabalho dos tradutores. Mas, nos dias e nas semanas que se seguiram ao lançamento da NVT, fomos surpreendidos com a ausência de desaprovações ou de opiniões desfavoráveis na imprensa, em blogs e nas redes sociais. Hoje, dois anos após a publicação da NVT e com mais de 500.000 exemplares distribuídos pelo Brasil, foram pouquíssimas as restrições ou discordâncias que chegaram até nós.

Em contrapartida, recebemos centenas de expressões de gratidão de leitores que se diziam muito satisfeitos com a NVT, encontrando nela aquilo que havíamos proposto: “a verdade com clareza”.

Semanalmente recebemos comentários de leitores que estão redescobrindo o prazer da leitura e de pastores que estão adotando a NVT como texto-base na pregação. São comuns comentários como este, postado por uma leitora que adquiriu a NVT numa livraria virtual: “A NVT é uma Bíblia moderna, dinâmica e gostosa para a leitura do dia a dia. A Bíblia em si já é maravilhosa como obra literária, e essa tradução fez jus ao que a Bíblia é.”

A publicação recente da Bíblia de Estudo NVT reforça o fato de não se tratar de uma paráfrase, mas de uma tradução que, como as demais, pode ser usada para estudo sério da Palavra.

Embora cientes do rigor acadêmico e estilístico presente nesta tradução, não supúnhamos que a NVT viesse a ser conhecida como a “melhor” tradução da Bíblia, até porque não existe, categoricamente, uma “melhor”. Existem traduções mais sensíveis e bem articuladas em alguns trechos, outras mais adequadas para determinadas situações ou uso, e aquelas que se aproximam mais de alguns pressupostos doutrinários. Acredito que para atingir uma compreensão apurada das Escrituras seja preciso uma leitura ampla de diversas traduções e — sempre que possível — a consulta a documentos confiáveis nas línguas originais.

Creio que o que explica a popularidade da NVT seja a combinação de precisão com comunicação. Criamos não apenas uma comissão de tradução para verter um manuscrito a partir de textos da antiguidade, mas uma segunda comissão — a de revisão. Igualmente importante, ela trouxe para o processo decisório a relevância da compreensão pelo leitor leigo, fluente no português como falado hoje no Brasil e formado na rede de escolas públicas do país. Concluímos que o texto resultante deveria reproduzir a semântica presente no texto original mas, ao mesmo tempo, ser acessível e natural para o brasileiro do século 21.

A Bíblia é a Palavra de Deus, viva e relevante não apenas para o cristão mas para todos que desejam conhecer a natureza de Deus e sua vontade para a humanidade. Assim como as demais versões da Bíblia, a NVT procura reduzir barreiras e romper resistências entre a Palavra e o leitor.


Mark Carpenter é presidente da Editora Mundo Cristão e mestre em Literatura pela Universidade de São Paulo (USP)

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Eleições 2020: Número de candidatos evangélicos cresce 34%

Quase 5 mil candidatos a prefeitos e vereadores em todo o país são evangélicos Para as eleições de 2020, houve um aumento de 34% no...

Panamá: Marcha em defesa do casamento

Em defesa da família tradicional, fundamentada na união entre homem e mulher, milhares de evangélicos vão as ruas no Panamá. Saiba mais!

Blasfemar contra o Espírito Santo é imperdoável?

“Todo pecado e blasfêmia serão perdoados aos homens; mas a blasfêmia contra o Espírito não será perdoada” (Mt. 12:31 e 32) Não existe “pecado imperdoável”,...

Bíblia e alimentos em favelas de São Paulo

A distribuição das Bíblias e dos alimentos na favela de São Paulo foram feitas pela instituição cristã Send Relief com a ajuda do Ministério Motociclístico Abençoados. Saiba mais!

Professor e a Bíblia: A incrível jornada de ensinar

Na comunidade cristã, o professor tem a árdua e difícil tarefa de compartilhar conhecimento e ensinar a Bíblia. Saiba mais!

Fogo destrói casa, e a Bíblia fica intacta

Mesmo com a casa completamente destruída, a Bíblia que estava em um cômodo não foi atingida. Moradora grávida estava com o filho de um ano, mas ninguém se feriu: "sinal de Deus"

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Semana dos manuscritos do Mar Morto; Saiba mais!

Arqueólogos e especialistas vão apresentar um dos mais impactantes achados da humanidade, na semana dos manuscritos do Mar Morto. Evento, que começa nesta segunda,19, é gratuito!

Live Solidária “Um Com Eles” em Libras

A live solidária, realizada pela Portas Abertas, será transmitida pelo Facebook, e estará acessível a todos que entendem a língua brasileira de sinais. Saiba mais!

Desafio Superação em corrida virtual; É neste domingo, 18

Em alusão ao Outubro Rosa, o Desafio Superação vai mobilizar mulheres cristãs de todo o Brasil em prol da saúde. Saiba mais!

Vovô Raul Gil recebe artistas gospel em live; Saiba mais

A live gospel do Vovô Raul Gil será no dia 21 de outubro e vai reunir personalidades e artistas evangélicos. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Respostas simples para questões complexas sobre a fé cristã

"Cristianismo bem explicado" é o quarto livro da série da Mundo Cristão, dedicada a esclarecer pontos difíceis sobre convívio social, Bíblia e teologia.

Kemuel fará reality; Novidade será anunciada em live

Isadora Pompeo, Rebeca Carvalho, Sarah Beatriz, Neil Barreto, Felipe Vilela e Pyero Tavolazzi são alguns dos convidados da live com Kemuell neste domingo, 25

Discos de platina e platina triplo para Davi Sacer

om milhões de plays, o cantor e compositor recebe premiações durante a gravação do seu novo projeto no Rio de Janeiro (RJ)

Sucesso no Brasil, Deezer gospel celebra quatro anos

Lives com artistas acontecem durante o mês como parte da comemoração de aniversário. Saiba mais!