23.3 C
Vitória
sábado, 20 abril 2024

O amor é um movimento de Deus

“Porque Deus amou tanto o mundo, que deu o seu Filho único, para que todo o que Nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16)

Por Pr. Carlos Marcelo A. Souza

A Bíblia mostra, desde tempos imemoriais, que Deus sempre esteve em movimento. Foi Ele que, no princípio, criou os céus e a terra, e cujo Espírito se movia sobre a face das águas. É a sua Palavra em movimento que entra em ação para concretizar seu propósito criador (Gênesis 1). E quando o ser humano se afasta desse propósito, Deus inicia um novo movimento: o movimento de redenção! Ao longo da história, revela-se progressivamente e cria um povo especialmente para trazer ao mundo Jesus Cristo: “Porque Deus amou o mundo de tal maneira, que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna” (João 3.16).

Desse modo, Jesus é o supremo e perfeito movimento divino em direção ao ser humano, “Porque o Filho do Homem veio buscar e salvar o que se havia perdido” (Lc 19.10). Ao longo de seu ministério terreno, Cristo moveu-se na direção dos que eram silenciados como o cego Bartimeu (Mc 10.46-52) e ignorados como a mulher com fluxo de sangue (Lc 8.43-48); marginalizados como Zaqueu (Lc 19.1-10) e culpabilizados como um cego de nascença (João 9.1-7); não ficou restrito ao Templo de Jerusalém ou às sinagogas, mas foi ao encontro do povo onde ele estava, atravessando o território desprezado de Samaria e chegando até a Galileia dos gentios. Ele mesmo afirmou que Deus continuava trabalhando, ou seja, em movimento assim como ele (João 5.17).

E o mais importante: Ao exemplificar a prática do grande mandamento de amar a Deus e ao próximo como a si mesmo, Jesus contou a história de uma pessoa em movimento, um samaritano que, ao encontrar-se com alguém caído no caminho, move-se na direção de cuidar de suas feridas a ponto de levá-lo consigo (Lc 10.25-37). Em sua descrição do juízo final, Jesus novamente mostra que o sinal concreto de salvação é o movimento: na direção do faminto, do sedento, do forasteiro, daquele que estava nu, enfermo ou preso (Mt 25.31-46).

- Continua após a publicidade -

E pouco antes de subir ao céu, deixa com seus discípulos a grande comissão, que começa com um movimento: “Portanto ide (ou indo), fazei discípulos de todas as nações batizando-os em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo, ensinando-os a guardar todas as coisas que vos tenho mandado, E eis-que eu estou convosco todos os dias até a consumação dos séculos” (Mt.28.19-20). Em resumo: o amor é um movimento de Deus em direção ao ser humano, para libertá-lo da escravidão sob o pecado e dar-lhe vida verdadeira, abundante e eterna (João 10.10).

Por isso, organizamos a Comunidade Cristã Águas Vivas! Uma igreja que nasce para juntar-se a esse grande movimento iniciado por Deus, consumado por Jesus, e multiplicado pelo Espirito Santo, a fim de compartilhar seu poder e amor com o mundo. Uma igreja simples e sempre em movimento, focada em relacionamentos e transformação. Se você é cristão, também foi enviado ao mundo como o Pai enviou Jesus (João 20.21). E portanto, não deve permitir que os desejos da carne, as decepções na igreja ou as pressões da vida paralisem sua jornada de fé. Por mais difícil que seja o caminho, não pare, persista! Não desista, prossiga! Desse modo, o amor, que é um movimento de Deus, o tornará cada vez mais parecido com Cristo até nos levar para junto dele no Céu.

Pr. Carlos Marcelo A. Souza é psicólogo, fundador da Comunidade Cristã Aguas Vivas e autor do livro “Marcas que Transformam”.

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas