23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Número de pastores candidatos subiu 25% em 2016

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

As Eleições 2016 registraram um aumento de 25% no número de candidatos que se identificam como pastores, se comparado com o último pleito municipal, em 2012.

Dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) indicam que existem atualmente, entre candidatos a prefeito e vereador, 2.579 concorrentes que utilizam o título “pastor” no nome da campanha. Esse levantamento do TSE considera apenas palavras que não façam parte do nome de batismo ou sobrenome do candidato, mas que esteja no registro como identificação na urna.
De acordo com informações do G1, são 557 as candidatas que se identificam como “pastora” e 15 que usam variações com diminutivo ou aumentativo (“pastorzinho” ou “pastorzão”). Há ainda aqueles que usam o título como uma referência, como por exemplo, “Raquel do pastor João”. Esses somam 39.

Porém, esses não são todos os evangélicos que se identificam como membros de uma igreja. Há 2.186 candidatos que registraram seus nomes de campanha como “irmão” e 841 que usaram “irmã” na apresentação.
Entre os católicos, existem 150 candidatos que se apresentam como “padre”, e 44 políticos que utilizam algum padre como referência no nome da urna, a exemplo dos evangélicos mencionados acima.
A presença religiosa é ampla e não é restrita a cristãos, de diferentes tradições. Embora existam seis candidatos “freis” e 62 “bispos” – que podem ser católicos ou evangélicos neopentecostais – há 63 “pais” e 37 “mães” concorrendo nas eleições deste ano, indicativos de ligação com religiões afro-brasileiras.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Esquecemos o céu?

Líderes, pastores e pregadores estão silenciando os púlpitos com a mensagem sobre o céu. Por que nas igrejas se fala tão pouco sobre a eternidade? Para onde caminhamos?

Superação: homenagem ao trabalho pastoral na pandemia

Em Cariacica (ES), um culto de gratidão aconteceu em homenagem ao trabalho pastoral durante na pandemia. Saiba mais!

Eleições e o voto consciente

Pastores, líderes religiosos e candidatos do Espírito Santo estão sendo convocados para participarem de um encontro online com foco no voto consciente. Saiba mais!

Quem são os principais aliados cristãos de Israel?

Pastor Franklin Graham, Paula White, John Hagee, Kenneth Copeland, Jentzen Franklin e Enoch Adeboye são alguns dos pastores da lista apontada pela Fundação dos Aliados de Israel 

Pastor e esposa assassinados no Haiti

O casal haitiano Jean Phillippe-Quetant, 57 anos, e sua esposa, Erna Plancher-Quetant, 54, moravam em Fort Myers, Flórida, EUA, mas tinham retornado ao Haiti para um trabalho missionário. Saiba mais!

Eleições 2020: pastores na disputa não usam o título

Nessas eleições um fato curioso aconteceu, o número de pastores candidatos que usam o título nas urnas caiu 75%. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra