19.4 C
Vitória
sábado, 28 maio 2022

Cuba – Novo presidente será eleito hoje

Raul Castro, atual presidente de Cuba. Foto: Getty Images

Desde 1959, ano da revolução cubana, que o país é comandado pela dinastia Castro.

Começa nesta quarta-feira (18) a sessão para a constituição do novo Parlamento de Cuba. A última etapa de um longo processo que só termina com a escolha de um novo Chefe de Estado. Nas últimas seis décadas, a ilha caribenha foi governada pelos irmãos Castro. Fidel, que morreu aos 90 anos, e Raúl, que prometeu se aposentar aos 86.

Desde a Revolução Cubana, o novo líder será o primeiro com outro sobrenome. E vai assumir o país em um momento delicado. A Venezuela, que fornece petróleo e sustentava o regime cubano, hoje enfrenta grave crise econômica, marcada pela hiperinflação, o desabastecimento e o isolamento internacional.

A eleição representa o fim de uma era. Porém, segundo alguns observadores, pouca coisa mudará na vida dos cubanos. É que o Partido Comunista de Cuba (PCC) continua sendo o único e Raúl Castro seu chefe.

“O Partido Comunista é o órgão máximo de decisão política, de acordo com a Constituição cubana. Raúl Castro deixa a presidência do país, mas não o cenário politico. Lamentavelmente, Cuba continua sendo um país que violenta, de forma massiva, as liberdades civis, políticas e de expressão”, disse em entrevista à Agência Brasil.

A expectativa é de que o cargo seja ocupado pelo atual vice-presidente, Miguel Díaz-Canel, de 57 anos, que nasceu depois da revolução. Não usa farda, mas defende os ideais do Partido Comunista Cubano (PCC), onde atua desde jovem. “Sou como muitos neste país”, disse Díaz-Canel.

A era “Castro”

Raúl Castro, atualmente com 86 anos, ocupa há mais de uma década a presidência de Cuba. Eleito pela primeira vez em 2008, ele é o chefe de Estado desde 2006, quando Fidel Castro foi operado de urgência. E delegou o poder ao irmão interinamente, para continuar a dirigir os destinos do país.

Nos últimos 60 anos, Fidel Castro foi primeiro-ministro entre 1959 e 1976, tendo sido eleito Presidente entre 1976 e 1980, ficando na história como um dos líderes mundiais que mais tempo permaneceu no poder. Ele morreu no dia 25 novembro de 2016.

Com informações da Agência Brasil


Leia mais

Após anos de intolerância religiosa, Cuba vê crescimento de igrejas evangélicas

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se