23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

2ª onda covid-19 na Europa; Novas restrições para igrejas

Número de mortes na Europa volta a aumentar com a 2ª onda de covid-19. Países adotam novas restrições de circulação de pessoas. Em alguns lugares, cultos presenciais estão limitados

A 2ª onda de covid-19 está atingindo a Europa e os governos implementaram novas restrições que, em muitos casos, afetarão as igrejas. No Reino Unido, líderes cristãos reagiram as restrições para a igreja através de uma carta aberta ao Primeiro ministro, Boris Johnson.

“O culto público da igreja cristã é particularmente essencial para o bem-estar de nossa nação”. Eles pediram para “encontrar maneiras de proteger aqueles que realmente são vulneráveis ​​à Covid-19 sem restrições desnecessárias e autoritárias”.

Uma segunda carta aberta foi enviada ao governo esta semana, com assinatura de mais de mil líderes. “As igrejas fazem de tudo para garantir que a adoração não seja suspensa novamente. Frequentar a igreja agora apresenta um risco muito baixo de transmissão do vírus, muito menor do que muitas das atividades que permanecerão abertas durante este próximo bloqueio”, disse a carta.

“É uma questão de grande aflição para nós e para o povo cristão que o governo da nação que amamos nos proíba de nos reunirmos para adorar a Deus que reivindica nossa mais alta lealdade; especialmente quando isso foi feito sem razões claras de por que é necessário”, relatam os pastores na carta.

Na Itália e em Portugal, novas recomendações do governo não estão mudando a situação das igrejas.

“Mês de oração”

Os bispos anglicanos também lamentaram que o governo não os consultou sobre o anunciado, mas pediu para transformar a falta de reuniões na igreja em um “mês de oração” e uma oportunidade de retornar às “disciplinas espirituais fundamentais que moldam nossa vida cristã”.

Além disso, setenta líderes da igreja assinaram uma carta de “pré-ação” dizendo que buscarão ação legal para derrubar a proibição de reuniões da igreja.

No País de Gales, alguns líderes evangélicos disseram que o chamado “bloqueio corta-fogo” ordenado pelas autoridades regionais (que proíbe reuniões na igreja por três domingos consecutivos, entre outras restrições) foi uma “interferência extrema” na liberdade de pensamento, consciência e religião.

França

Na França, apenas 20 pessoas poderão se reunir em locais de culto. O Conselho Nacional dos Cristãos Evangélicos (CNEF), informou que os cultos poderão ser transmitidos na internet. Os edifícios da igreja podem permanecer abertos, mas apenas para casamentos e funerais, e mesmo assim terão limites de pessoas.

“O CNEF está ciente das dificuldades que surgem nestes meses de crise de saúde na vida das igrejas e obras. Juntos, acreditamos que nosso Deus nos apoiará moral e espiritualmente nas próximas semanas”. Cremos que a mensagem da salvação em Cristo é ainda mais pertinente: deixe-a brilhar através das nossas ações e palavras”, disse o corpo evangélico.

Suíça

Na Suíça, as reuniões em locais de culto estão agora limitadas a um máximo de 50 pessoas, mas os cantões regionais usaram sua capacidade para reduzir ainda mais esse número. A capital Berna e sua região só permitirão encontros religiosos de 15 pessoas, e Valais reduz esse número para 10 participantes.

A Aliança Evangélica Suíça encorajou as igrejas a responder às inseguranças com uma “abordagem esperançosa”. As restrições são dolorosas e afetam os cidadãos, mas o corpo evangélico não as vê como “uma inadmissível redução da liberdade religiosa”.

Alemanha, Áustria e Espanha

Na Alemanha, as novas restrições de ‘lockdown light’ anunciadas pela chanceler Angela Merkel em 29 de outubro não vão mudar a situação das igrejas. Os locais de culto permanecerão abertos e os grupos religiosos decidirão por si próprios se tomarão outras medidas para reduzir o risco de contágio.

Também na Áustria, a situação não muda muito para os locais de culto. A necessidade de respeitar o distanciamento social de 1,5 metro no interior dos edifícios se soma às medidas gerais de lavagem das mãos e uso de máscaras faciais.

A Espanha estava entre os países europeus com as maiores restrições à mobilidade no primeiro bloqueio. Mas como um segundo estado de alarme foi anunciado em outubro, agora são as Comunidades Autônomas que têm o poder de implementar restrições. As igrejas podem permanecer abertas com um máximo de 50% ou 33% de sua capacidade. Apenas em algumas regiões específicas, como Aragão, o canto foi proibido.

*Com informações de Evangelical Focus

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!