23 C
Vitória
segunda-feira, 1 março 2021

Criatividade na hora de adorar

Igrejas no mundo todo estão buscando alternativas para não deixar seus membros desassistidos e não perder o costume de reunir

A pandemia fez a liderança evangélica no mundo mudar suas maneiras de realizar cultos. E para não perderem seus membros e o costume de reunir, muitas estão usando a criatividade. Em São José dos Campos (SP), a Assembleia de Deus da cidade resolveu substituir as cadeiras do templo por carros. O chamado modelo drive-in tem sido usado em todas as regiões do Brasil.

O culto drive-in do último domingo (16) recebeu cerca de 100 pessoas dentro de seus carros. As buzinas e pisca-alertas têm sido uma forma de manifestação e de participar dos cultos. Ao invés de receber sua  capacidade normal de 700 cadeiras, tem comportado 300. Mas esse número vai aumentar.

Para o líder, o Pastor André Câmara, esse tipo de culto é um refúgio para os membros que são do grupo de risco como os idosos.

“Na Igreja eles são os mais assíduos aos cultos. E estão há seis meses dentro de casa, sentem falta desse ambiente. Além de refúgio espiritual, a igreja acaba sendo um lado social. Lá eles reveem amigos e socializam. A igreja para eles vai além de um ambiente de exercer fé. É importante que estejam dentro da igreja porque é lá que se sentem mais a vontade”, disse o pastor André.

Reuniões domiciliares

Nos EUA, uma Igreja de grande porte adotou o esquema de reuniões domiciliares para driblar a pandemia. A igrerja Summit Church, em Wake Forest, na Carolina do Norte, adotou a estratégia de criar pequenos grupos, com voluntários do ministério infantil, auxiliando no cuidado das crianças, para que os 12 mil membros possam se reunir nas casas.

O casal Mike e Rachel Rapacz ilustra bem o contexto dos membros da igreja, já que eles frequentavam os cultos aos domingos e, nas segundas-feiras, recebiam um pequeno grupo
em sua casa. “Tudo mudou durante a pandemia”, disse Mike ao portal Baptist Press.

Como o governo do estado definiu que as reuniões, mesmo domiciliares, devem ser limitadas a dez pessoas em ambientes fechados, e 25 em ambientes abertos, a liderança da Summit Church estabeleceu o limite de oito casais por pequeno grupo.

Igreja_criatividade 2
Foto: Jhonny Serra

Confraternização e aproximação

Na casa de Mike, o grupo se reúne aos domingos e assiste a transmissão do culto online, aprofundando-se no estudo da Bíblia em seguida, com um momento de oração e almoço, que é realizado no quintal da residência. Simultaneamente, os 19 filhos dos oito casais do pequeno grupo liderado por Mike Rapacz são discipulados em quatro casas na mesma rua.

“Não estar reunidos para adorar nos fins de semana não significa que ainda não podemos nos reunir. Vamos equipá-los para se reunirem em igrejas domésticas — pequenos grupos de pessoas que se reúnem nas casas, de acordo com o que as autoridades consideram seguro, em termos de regulamentos e tamanho do grupo”, declarou o pastor J.D. Greear.

Um dos maiores desafios durante a pandemia é manter a proximidade com as pessoas, que já estão demonstrando fadiga das transmissões online. “Sentimos muita falta de estar um com o outro, mas a maioria entende que este é um tempo único. Acredito que a missão de fazer discípulos irá continuar de novas maneiras e a igreja virá mais forte por causa desta temporada”, avalia o pastor Peter Park.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Graça Music de olho nos jovens talentos gospel do Brasil

Gravadora Graça Music apresentou pacote de contratações nesta semana. São os novos jovens talentos gospel do Brasil. Saiba mais!

Passivos ou resolutos?

Como nós, pais cristãos, devemos posicionar com nossos filhos. Saiba mais!

Sri Lanka: ONU alerta sobre deterioração dos direitos humanos

Impunidade, discurso de ódio e militarização do governo estão ameaçando os direitos humanos no país. Saiba mais!

“Primeiro amor”, com Nívea Soares

Canção é uma versão em português de "First Love", interpretada pela cantora norte-americana Kari Jobe.

Uma história de cuidado e dedicação com as crianças

Exemplo! Uma senhora na Austrália dedica 60 anos da sua vida cuidando de crianças carentes. Dona Veryl, como é chamada, tem elas como filhas. Saiba mais!

Entidade cristã luta contra o alcoolismo na Bahia

Há mais de 20 anos a Agência Humanitária Adventista, ADRA, atua contra o alcoolismo no estado de maior consumo de álcool do país, a Bahia, com trabalho multidisciplinar e humanizado. Saiba mais!

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Voluntariado no exterior para jovens universitários; Saiba mais!

Organização IYF abre inscrições de voluntariado no exterior para jovens universitários A Organização International Youth Fellowship- IYF(comunhão internacional de jovens), é uma organização com base...

Franklin Graham no Brasil para o “Esperança Rio 2021”

Lançamento do "Esperança Rio 2021" será em Maio e em dezembro a ação evangelística, que terá participação do evangelista Franklin Graham. Saiba mais!

Deive Leonardo ministra em São Paulo fim de semana

O evangelista Deive Leonardo retorna com suas apresentações na capital Paulista nesta sexta-feira, 19 e neste sábado, em Barueri (SP). Saiba mais!

Começou a 23ª edição da Consciência Cristã; Saiba mais!

Consciência Cristã inicia hoje e reúne evangélicos para debater educação, fé, ciência e justiça social. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Natthália Gonçalves e sua admiração pelas histórias bíblicas

A atriz mirim, Natthália Gonçalves interpreta a personagem Chaya, na novela Gênesis, que é exibida pela TV Record

Deive Leonardo grava primeira série do ano em Florianópolis

Com o tema "Alvorecer", a primeira série gravada de Deive Leonardo promete levar a esperança de um recomeço e de um novo dia. Evento acontece no próximo sábado, 27. Saiba mais!

Cantora Amanda Wanessa sai da UTI

Pelas redes sociais, o marido da cantora, Dobson Santos contou que Amanda Wanessa foi transferida para o quarto: “o milagre está cada vez mais perto”, declarou. Saiba mais!

Deive Leonardo vai se apresentar em Brasília e Goiânia

O evangelista se apresenta na próxima terça-feira, 16, em Brasília e em Goiânia, prometendo trazer importantes reflexões para o público. Saiba mais!