Atenção! Saem as notas do Enem

enem_provas-site-672x420
As notas do Enem podem ser conferidas também pelo aplicativo. Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Cerca de 4 milhões de pessoas terão acesso às notas. 53 participantes tiraram nota 1000 na redação

As notas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2019 foram divulgadas nesta sexta (17). Cerca de 4 milhões de participantes poderão acessar a página do participante, informando o CPF e a senha cadastrados na hora da inscrição no exame.

A nota média das pessoas que fizeram o Enem 2019 caiu nas quatro provas objetivas, em comparação com a edição anterior.

Em redação, a nota média foi de 592,9. O número de candidatos com nota mil caiu de 55 para 53 em relação a 2018. O número de redações nota zero aumentou de 112.559 para 143.736.

Perdeu a senha?

Os estudantes que não recordam a senha precisam recuperá-la no próprio sistema. Também é possível acessar o resultado também pelo aplicativo do Enem. E se você não sabe como fazer, o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) preparou um passo a passo.

Ao entrar na página, uma personagem virtual chamada Nanda aparecerá e ajudará o participante a navegar pelo site. Antes de continuar, ela lançará um “desafio” que será a “porta de acesso”.

Desta forma, o sistema pedirá que o participante acesse o e-mail e cadastre uma nova. Assim, o sistema dá uma pista para que o participante se lembre de qual e-mail foi cadastrado durante a inscrição. Vale lembrar que se o e-mail de confirmação não apareça na caixa de entrada, ele pode aparecer na pasta de spam.

inep
O robõ Nanda ajuda o estudante a recuperar a senha para acessar a nota do Enem. – Foto: Divulgação / Inep

Quando o candidato acessa o e-mail, logo terá acesso às notas. Se quiser consultar os resultados de edições passadas, caso o usuário tenha feito o Enem em outros anos, também será possível.

A senha deve ser guardada em local seguro e de fácil acesso. Ela ainda será usada para a inscrição nos programas federais de acesso ao ensino superior. Na Página do Participante, os candidatos têm acesso ao número de inscrição, também usado para concorrer a vagas no ensino superior.

Programas

Com as notas do Enem, os estudantes poderão realizar inscrições em programas de ensino superior como o Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a bolsas em instituições privadas, pelo Programa Universidade para Todos (ProUni), e participar do Fundo de Financiapróximo ›mento Estudantil (Fies).

O primeiro processo que terá as inscrições abertas é o Sisu. Para participar é preciso fazer a inscrição online no período de 21 a 24 de janeiro. As inscrições para o ProUni poderão ser feitas de 28 a 31 de janeiro e, para o Fies, de 5 a 12 de fevereiro.

É importante lembrar que a nota serve para instituições de Portugal, no qual possui mais de 40 instituições conveniadas.


leia mais

Jovens cristãos evangelizam estudantes do Enem