Iniciativa da Amigos do Bem visa ampliar o atendimento a famílias do sertão nordestino, que vivem em situação de vulnerabilidade social
Por Patricia Scott
No Dia do Amigo, hoje (20), a Amigos do Bem lança campanha de combate à fome, visando atender famílias do sertão nordestino. A iniciativa conta com a participação de famosos, como Rodrigo Faro, um dos embaixadores da instituição, que gravaram vídeos, divulgados nas redes sociais, para mobilizar toda a sociedade.
“Beneficiamos, por mês, mais de 75 mil pessoas, em 140 povoados de Alagoas, Pernambuco e Ceará. Com o agravamento da Covid-19, a situação de fome e miséria se intensificou na região mais carente do país”, pontua Alcione Albanesi, fundadora e presidente da Amigos do Bem, que ressalta: “Precisamos nos unir para continuar ajudando milhares de pessoas que vivem em povoados isolados em situação de abandono”.
- Por que a fome no Brasil é um problema da Igreja?
- Igreja e a justiça social: “Porque tive fome, e não me destes de comer”
A campanha tem ainda como foco aumentar a rede de colaboradores e, assim, ampliar o alcance da Amigos do Bem, que atua em diversas áreas para promover a inclusão social e romper o ciclo de miséria no sertão nordestino. A ação também pretende ampliar o número de seguidores nas redes sociais para que mais pessoas possam conhecer o projeto, que, há quase 30 anos, transforma a vida de milhares de pessoas no sertão nordestino. No entanto, o objetivo maior é mostrar a realidade de pobreza extrema das famílias sertanejas e conseguir recursos para manter os projetos existentes voltados para saúde, educação, moradia, trabalho e renda e água.
Junto com os Amigos do Bem, Rodrigo Faro convida celebridades para participarem da iniciativa. Nas imagens, uma criança do sertão, beneficiada pelo projeto, apresenta um “amigo”, que é um dos famosos envolvidos na ação. Em seguida, o famoso responde ao pequeno com uma fala sobre a importância de ter amigos. Além disso, sugere que todos sigam o Instagram da Amigos do Bem (@amigosdobem).
Sobre a Amigos do Bem
A instituição nasceu em 1993 com a iniciativa de um grupo de amigos, de São Paulo, liderados por Alcione Albanesi que, comovidos pela situação de miséria no sertão nordestino, se mobilizaram para ajudar a região. Ao longo dos mais de 27 anos de trajetória, a Amigos do Bem transformou milhares de vidas por meio de vários projetos, promovendo a inclusão social e rompendo com o ciclo de miséria na região. Hoje, 75 mil pessoas são atendidas todos os meses, em 140 povoados do sertão de Alagoas, Pernambuco e Ceará. A instituição foi eleita a melhor organização do terceiro setor pelo prêmio Melhores ONGs de 2020, do Instituto Doar.