back to top
24.9 C
Vitória
sábado, 19 DE abril DE 2025

Ataques na Nigéria deixam 70 cristãos mortos e seis mil deslocados

Devido à violência na Nigéria, milhares de cristãos se tornaram deslocados internos - Foto: Reprodução

Relatos de sobreviventes indicam que entre os mortos há mulheres grávidas, crianças e idosos. Algumas vítimas foram executadas a tiros, outras, queimadas vivas

Por Patricia Scott

Desde o fim de março, comunidades majoritariamente cristãs no estado de Plateau, no centro-norte da Nigéria, vêm sendo alvo de uma nova onda de ataques armados atribuídos a militantes da etnia fulani. De acordo com parceiros locais da organização cristã Portas Abertas, ao menos 70 cristãos foram mortos e mais de seis mil moradores foram forçados a deixar suas casas, tornando-se deslocados internos

Relatos de sobreviventes indicam que entre os mortos há mulheres grávidas, crianças e idosos. Algumas vítimas foram executadas a tiros; outras, queimadas vivas. O reverendo Arum, ligado a parceiros da Portas Abertas na região, destacou o impacto espiritual e social nas comunidades. “Sete a oito comunidades foram atacadas. Precisamos de orações por provisão aos deslocados e pelas famílias que acolheram irmãos desabrigados em suas casas.”

- Publicidade -

Segundo o reverendo Arum, há pelo menos quatro campos de deslocados internos instalados: um em Bokkos, um em Gombe e dois em Hurti. “Em Bokkos, há mais de dois mil deslocados. Em Hurti, temos mais de quatro mil. Vamos orar para que o Senhor providencie alimento e recursos”, afirmou o religioso.

Entre os dias 24 de março e 8 de abril, sete localidades nas áreas de governo local (LGA) de Bokkos e Bassa sofreram emboscadas, execuções sumárias e incêndios criminosos. As autoridades nigerianas condenaram os atos violentos e afirmaram estar mobilizando forças de segurança para conter a violência.

Crise humanitária

A crise humanitária se agrava com a chegada do período chuvoso, que se estende até outubro. Com os ataques forçando o abandono das terras, agricultores locais — cuja produção garante o sustento familiar ao longo do ano — enfrentam agora o risco de insegurança alimentar.

“As pessoas estavam prontas para plantar. Vimos pimentas e batatas apodrecendo porque todos fugiram. Essa é a única fonte de sustento da comunidade, e agora eles estão privados disso”, relatou Titus Ayuba Alams, conselheiro especial do governador de Plateau.

Ele destacou ainda que a rotina foi totalmente desestruturada: “As crianças não vão mais à escola, nem podem frequentar as igrejas, porque estão fugindo para salvar suas vidas.”

Cronologia dos ataques

Uma linha do tempo dos eventos, reunida por líderes locais e organizações comunitárias, revela a escalada da violência nas últimas semanas:

• 24 de março – Três agricultores cristãos são emboscados e mortos na vila de Dundu (Bassa).

• 27 de março – Em Ruwi (Bokkos), 11 cristãos são assassinados durante um velório. Entre as vítimas estão uma gestante, seu esposo e uma criança de 10 anos.

• 2 de abril – Militantes invadem um encontro de mulheres da igreja COCIN em Tamiso (Bokkos) e matam cinco pessoas. No mesmo dia, ataques também ocorrem nas vilas de Dafo (2 mortos) e Hurti (cerca de 40 vítimas).

• 6 de abril – Quatro pessoas são mortas na vila de Pyakmula (Bokkos).

• 7 de abril – Três mortos em Hwrra (Bassa).

• 8 de abril – Três ataques simultâneos em Bassa deixam ao menos duas vítimas fatais.

Pedidos de oração

  • Para que o Espírito Santo console e cure os afetados pelos ataques.
  • Para que líderes e membros da igreja sejam instrumentos de paz em meio ao conflito.
  • Pela transformação dos corações dos militantes, para que encontrem arrependimento em Cristo.
  • Pela provisão de alimento, abrigo e segurança para os deslocados.
LEIA MAIS
Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ Vereadores analisam PL que proíbe símbolos cristãos em eventos LGBTQIA+ - A proposta é de autoria do vereador Eder Borges (PL), que sugere que a restrição seja aplicada tanto em espaços públicos quanto privados.
Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia Mais de 31 mil pessoas participam de cruzada evangelística na Bolívia - O evento contou com a participação do evangelista Will Graham, neto do renomado pregador Billy Graham, que pregou com base na história de Caim e…

Receba notícias no seu WhatsApp

Receba as novidades no seu e-mail

Acompanhe nosso canal no Google news

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -