24.4 C
Vitória
quinta-feira, 18 abril 2024

Nas férias, não relaxe com a alimentação e a pele das crianças

No verão, época de férias escolares, todos aproveitam mais os dias e ficam muito mais à vontade, principalmente as crianças. Entretanto, o que muitos pais esquecem é que a estação mais quente do ano pode provocar muitos transtornos à saúde dos pequenos.  As alterações de pele e alimentares são os problemas mais comuns, apesar das inúmeras formas de prevenção. A pediatra do Hospital Metropolitano Mariângela Alóchio Avellar alerta para as precauções necessárias com os filhos e dá dicas para que o verão não ponha a saúde das crianças em risco.

“Os pequenos são mais suscetíveis a complicações, por isso, é necessário tomar alguns cuidados especiais com eles”, explicou. Entre eles devem estar os relacionados à pele. A médica recomenda vestir as crianças sempre com roupas leves e de tecidos frescos, inclusive as mais novinhas. Os banhos estão liberados quantas vezes for necessário, mas o sabonete deve ser utilizado apenas uma vez ao dia, de acordo com a pediatra. Depois do banho, é fundamental secar bem as dobrinhas – pescoço, axilas e virilhas – para prevenir assaduras e brotoejas.

Quanto ao sol, deve-se seguir rigorosamente os horários ideais para os pequenos, que é até as 10 e após as 16 horas. “O sol é muito importante para o desenvolvimento infantil, mas a exposição deve ser moderada. Mesmo nesses períodos, busque sombras naturais ou leve um guarda-sol”, recomenda Mariângela. Aplicar protetor solar adequado e usar bonés, camisetas e chapéus também contribuem para preservar a pele. Nos bebês com menos de seis meses, a restrição ao sol é ainda maior, pois nessa faixa etária não é indicado o uso do protetor solar.

Alimentação
Na estação mais quente do ano, é comum variar a alimentação e consumir, principalmente nas praias, produtos que ficam expostos ao sol e que se deterioram com facilidade, como milho, maionese e salgados fritos. Esses alimentos não devem ser oferecidos às crianças e, segundo a pediatra, “o ideal é dar preferência a comidas leves, preparadas na hora, o que se aplica, inclusive, às mamadeiras”.

- Continua após a publicidade -

Ampliar a oferta de líquidos na alimentação, priorizando água e sucos naturais, exceto para os bebês que ainda estão sendo nutridos exclusivamente com o leite materno, é outra atitude recomendada. Afinal, não é porque as crianças estão de férias que os pais podem relaxar nos cuidados com sua saúde.

Pele: evite queimaduras de sol
– Reduza o tempo de exposição em dias de muito calor ou de muito vento
– Não exponha a pele umedecida ao sol
– Renove a aplicação dos protetores após entrar na água
– Use chapéu ou boné e tome bastante água
– Fique sempre à sombra e evite exposições contínuas
– Desconfie sempre do sol escondido atrás das nuvens

Cuide da alimentação das crianças
– Ingestão de líquidos deve ser frequente. O leite materno é suficiente para os bebês
– Alimentos feitos com leite, gordura e ovos necessitam de refrigeração adequada, pois o calor aumenta a proliferação de bactérias que podem causar intoxicação
– Evite comer em locais que não apresentam boas condições de higiene
– Faça pratos coloridos. Quanto mais colorida for a refeição, maior será o número de nutrientes
– Prefira dar às crianças sorvetes à base de frutas ou iogurtes sem coberturas ou caldas

Entre para nosso grupo do WhatsApp

Receba nossas últimas notícias em primeira mão.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Publicidade

Comunhão Digital

Publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

VIDA E FAMÍLIA

- Publicidade -