back to top
25.5 C
Vitória
domingo, 14 DE julho DE 2024

Não siga seu coração, siga a Palavra de Deus

Por Daniel Simoncelos

Uma das frases mais usadas na atualidade, quando alguns amigos aconselham outros, é: “siga seu coração” ou “faça aquilo que deixa você feliz”.

De fato, grande parte das pessoas tomam decisões baseadas nessa visão de mundo e, mesmo assim, são infelizes e, seguindo o coração, chegam ao fundo do poço. Por quê?

Jeremias nos responde: “Enganoso é o coração, mais do que todas as coisas, e desesperadamente corrupto; quem o conhecerá?” Jeremias 17.9

- Continua após a publicidade -

Seguir os nossos sentimentos nos fará tomar decisões baseados no entusiasmo do momento, não no que é certo. Imagine um adolescente que quer se enturmar e ser popular. Ele não se sente bem não fazendo o que todos fazem. Então, para se sentir melhor, pode decidir usar drogas juntamente com os outros. Aquilo faz “bem” a ele, e ele nunca se sentiu tão “feliz” assim antes.

O problema é que essa decisão trará uma alegria momentânea que o levará a uma tristeza bem longa. Quantos pais de famílias não traem suas esposas, porque querem se sentir mais joviais e seu coração se inclinou para uma mulher mais nova? Quantas mulheres não traem seus maridos porque algum outro homem as tratou melhor por alguns momentos em que estavam sensíveis? Se basearmos nossas decisões no que sentimos no momento, certamente teremos alegrias momentâneas e tristezas eternas.

A Bíblia nos mostra como devemos agir:
“De que maneira poderá o jovem guardar puro o seu caminho? Observando-o segundo a tua palavra. De todo o coração te busquei; não me deixes fugir aos teus mandamentos. Guardo no coração as tuas palavras, para não pecar contra ti.” Sl 119.9-11

Não devo agir baseado no que sinto, mas no que sei que é correto. Meu coração pode me levar para a morte, uma vez que há caminhos que ao homem parecem ser bons, mas, no fim, são caminhos de morte (Pv 14.12). Quando, porém, buscamos andar de acordo com a Palavra de Deus, então teremos vida abundante.

Siga a Palavra de Deus e não o seu coração. Se seu coração disser para pecar, siga a Bíblia, que diz para não pecar. Se seu coração disser para você não ir à igreja, vá, pois a Bíblia diz que devemos congregar com os irmãos (Hb 10.25).

Se seu coração disser para você não perdoar alguém, perdoe mesmo assim, pois assim diz a Palavra de Deus (Mt 18.22).

Daniel Simoncelos é Pastor na Igreja Presbiteriana Esperança, em Vitória (ES).

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas