Os líderes precisam investir em seus liderados para a igreja crescer. Se a congregação ou os liderados vão mal, isso reflete uma liderança fora do propósito
Por Priscilla Cerqueira
Não obstante a igreja oferecer conforto espiritual e ser lugar de adoração a Deus, muitos ainda abandonam sua crença. Os motivos vão desde a decepção com pastores, com outros membros, pecado ou isolamento. Atualmente, existe uma grande quantidade de pessoas feridas, insatisfeitas com a igreja e separadas das suas congregações. E isso pode vir da liderança da igreja também.
O principal motivo que leva uma pessoa a abandonar uma igreja é a decepção com alguém. Se a congregação ou os liderados vão mal, isso reflete uma liderança fora do propósito. Se os membros estão insatisfeitos, pode ser por algo da liderança, que precisa mudar de atitude.
- Não tenha medo de falhar no ministério
- Líderes: matérias-primas para a construção da igreja pós-pandemia
Segundo o pastor Josué Gonçalves, Pedro tinha potencial, mas era arrogante e soberbo. Ele tinha uma impressão de que o reino de Deus seria para a geração dele e que, de alguma maneira, iria conquistá-lo com Jesus usando poder militar. Jesus percebendo que Pedro estava enganado e com uma autoimagem excessivamente elevada o avisou, mas Pedro não ouviu, pois sua presunção só lhe permitia ouvir a si mesmo.
Falhas, impotência para liderar
Jesus viu Pedro falhar. Três vezes e seus olhares se cruzaram. De um momento para o outro Pedro soube que não era suficiente para seguir a Jesus, desqualificou-se de liderar e ficou muito desanimado. “Alguns de nós, provavelmente, teríamos demitido o apóstolo medroso. Como ele falhou, deveria ser descartado. Muitas igrejas têm agido assim”.
Porém, o Mestre, assim que pode, logo após a sua ressurreição, mandou recado para Pedro. Jesus apareceu particularmente para aquele apóstolo e depois, enquanto o pescador voltava de uma noite de pescaria fracassada. O Mestre deu uma ordem e os pescadores encheram as redes. Pedro lembrou-se do dia em que entrou na empresa, do dia em que Jesus o chamou para pescar gente.
O Grande líder preparou um churrasco com pães e peixes e depois de comerem à vontade, desafiou o apóstolo a voltar ao trabalho, a aceitar novamente aquela posição. “Apascenta as minhas ovelhas”.
Ao trabalho
Os líderes precisam investir nos liderados. “Assim como Jesus foi atrás de Pedro, não perca seus liderados por causa de um erro. A cada erro que seu lidera do se arrepende, ele cresce e se torna mais capacitado e dependente de Deus”, concluiu o pastor.