23.5 C
Vitória
terça-feira, 24 novembro 2020

Não lave as mãos!

Leia também

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

PF faz ‘maior operação do ano’ contra o tráfico

Durante as investigações, que começaram em 2017, foram apreendidas 50 toneladas de cocaína nos portos do Brasil, da Europa e da África

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

É fundamental que você nunca não lave as mãos para o povo, tampouco para o próximo e de forma alguma para os menos favorecidos

Em tempos de pandemia todo mundo está sendo incentivado e até pressionado a lavar as mãos várias vezes ao dia, pois fazer isso ajuda na proteção contra o coronavírus. Sem dúvida que lavar as mãos neste sentido é importantíssimo. No entanto há um outro sentido, no qual devemos nos encorajar a nunca lavar as mãos.

Na verdade, a expressão “lavar as mãos” alude ao gesto de Pôncio Pilatos, governador da Judeia entre os anos 26 e 36 d.C., quando pediu ao povo que escolhesse qual preso deveria ser solto por ocasião da páscoa, Jesus ou Barrabás. Na ocasião o povo, incitado pelos principais sacerdotes e anciãos, escolheu Barrabás para ser posto em liberdade.

Então Pilatos mandou trazer água, lavou as mãos e disse: “Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!”, como que se isimindo de qualquer responsabilidade (veja Mateus 27:11-26). A partir daí ‘lavar as mãos’ tornou-se adágio para aludir a qualquer que queira isimir-se de responsabilidade ou julgar-se inocente diante de qualquer situação que lhe envolva.

E é aqui que eu entro para mostrar algumas situações que, em nosso contexto contemporâneo, não podemos admitir que se ‘lavem as mãos’. Vamos lá!

Não se admite que as pessoas com autoridade e poder para tomar decisões e, de fato, ajuderem o povo sofrido, lavem as mãos. Este tipo de omissão ou descaso é um absurdo, pois tais pessoas estão nessas posições exatamente com a missão de trabalhar em favor das pessoas. A Palavra de Deus diz com clareza que “…aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17).

Lavar as mãos esquivando-se de dividir seu pão, compartilhar seu teto ou doar seu dinheiro, é igualmente repugnante. Por egoísmo, avareza ou indiferença, deixar de extender a mão para atenuar ou eliminar a dor alheia é simplesmente desprezível. O próprio Cristo disse que é a Ele que estamos beneficiando quando prarticamos um gesto de bondade ou misericórdia com alguém carente ou necessitado (Mateus 25:44,45).

Furtar-se em assumir a reposabilidade com mulheres, crianças, idosos, deficientes, pessoas com necessidades especiais e estrangeiros, ignorando-lhes as necessidades, especificidades e gemidos, é uma outra forma de lavar as mãos que nos causa náuseas. Estas pessoas que Deus permite viverem conosco mais para nos melhorarem como seres humanos do que para que as beneficiemos, precisam merecer o melhor de nós. Tiago chega a dizer que cuidar delas constiui-se a verdadeira religião (Tiago 1:27) e a Bíblia nos ensina que o próprio Deus atenta para elas (Salmos 146:9).

Então, mesmo precisando lavar as mãos para se proteger em tempos de pandemia, é fundamental que você nunca não a lave para o povo, tampouco para o próximo e de forma alguma para os menos favorecidos e mais desprotegidos.

Por favor, não lave as mãos.

Lécio Dornas é teólogo, educador, autor e pastor da Igreja da Família em Orlando, Florida – EUA.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Terceira idade! Época de colheitas

IBGE aponta que até 2060 haverá no Brasil 73 milhões de idosos. significando um aumento de 160% em apenas quatro décadas. Saiba mais!

Diego Karter “Até o Fim”

Diego Karter inicia nova fase na carreira com o lançamento do single e do clipe “Até o Fim”

País quer elevar comércio com a Índia, diz Guedes

"Nossos olhos brilham como vemos acordos como o da Ásia, que integram toda a região", afirmou o ministro da economia

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bolsonaro lamenta alta de preços de alimentos

O presidente ressaltou que sem medidas do governo federal, como a ajuda para pequena empresas e o auxílio emergencial

Vacina de Oxford contra covid tem eficácia média de 70%

A farmacêutica anunciou que vai buscar autorização de uso emergencial do imunizante junto à Organização Mundial de Saúde (OMS)

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Seminário de ciências bíblicas em edição virtual; começa hoje

Realizado há 20 anos pela Sociedade Bíblica do Brasil, evento incentiva o estudo e capacita líderes sobre o uso da Bíblia.

Grandes artistas do Brasil no “BH profetiza”

Realizado pela cantora Camila Campos, O BH profetiza vai reunir diversos cantores, entre eles Weslei Santos, Gai Sampaio, pastora Helena Tannure e outros. Evento será transmitido ao vivo, nesta terça-feira, 17 

Conferência pastoral Fidelidade Extrema

Realizado pela Associação Evangelística Billy Graham, a Conferência começou hoje, 13 e vai até amanhã. Saiba mais!

A esperança não decepciona! Live DIP 2021 é hoje

A Missão Portas Abertas fará Live de lançamento do DIP 2021, hoje, às 19 horas para dar detalhes sobre o Domingo da igreja Perseguida. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Deive Leonardo grava última série do ano: Confira!

Gravação será no dia 12 de dezembro, em São José do Rio Preto (SP). Saiba mais!

Bíblia 365! Leitura em um ano da Palavra de Deus

Editora Mundo Cristão lança "Bíblia 365", diagramada especialmente para a leitura em um ano Acaba de chegar ao Brasil a Bíblia 365, lançamento da Editora...

Leonardo Gonçalves e seu “Sentido”

Projeto reúne canções que marcaram os primeiros 20 anos da vida do artista e ainda homenageia músicos que o ajudaram em sua formação e carreira musical

“Força pra encarar”, em prol da consciência negra

Os cantores Leidy Murilho, Talita Barreto e Asaph, da Sony Music se uniram pra cantar uma canção em prol da consciência negra