24.7 C
Vitória
sábado, 19 setembro 2020

Não lave as mãos!

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

É fundamental que você nunca não lave as mãos para o povo, tampouco para o próximo e de forma alguma para os menos favorecidos

Em tempos de pandemia todo mundo está sendo incentivado e até pressionado a lavar as mãos várias vezes ao dia, pois fazer isso ajuda na proteção contra o coronavírus. Sem dúvida que lavar as mãos neste sentido é importantíssimo. No entanto há um outro sentido, no qual devemos nos encorajar a nunca lavar as mãos.

Na verdade, a expressão “lavar as mãos” alude ao gesto de Pôncio Pilatos, governador da Judeia entre os anos 26 e 36 d.C., quando pediu ao povo que escolhesse qual preso deveria ser solto por ocasião da páscoa, Jesus ou Barrabás. Na ocasião o povo, incitado pelos principais sacerdotes e anciãos, escolheu Barrabás para ser posto em liberdade.

Então Pilatos mandou trazer água, lavou as mãos e disse: “Estou inocente do sangue deste [justo]; fique o caso convosco!”, como que se isimindo de qualquer responsabilidade (veja Mateus 27:11-26). A partir daí ‘lavar as mãos’ tornou-se adágio para aludir a qualquer que queira isimir-se de responsabilidade ou julgar-se inocente diante de qualquer situação que lhe envolva.

E é aqui que eu entro para mostrar algumas situações que, em nosso contexto contemporâneo, não podemos admitir que se ‘lavem as mãos’. Vamos lá!

Não se admite que as pessoas com autoridade e poder para tomar decisões e, de fato, ajuderem o povo sofrido, lavem as mãos. Este tipo de omissão ou descaso é um absurdo, pois tais pessoas estão nessas posições exatamente com a missão de trabalhar em favor das pessoas. A Palavra de Deus diz com clareza que “…aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.” (Tiago 4:17).

Lavar as mãos esquivando-se de dividir seu pão, compartilhar seu teto ou doar seu dinheiro, é igualmente repugnante. Por egoísmo, avareza ou indiferença, deixar de extender a mão para atenuar ou eliminar a dor alheia é simplesmente desprezível. O próprio Cristo disse que é a Ele que estamos beneficiando quando prarticamos um gesto de bondade ou misericórdia com alguém carente ou necessitado (Mateus 25:44,45).

Furtar-se em assumir a reposabilidade com mulheres, crianças, idosos, deficientes, pessoas com necessidades especiais e estrangeiros, ignorando-lhes as necessidades, especificidades e gemidos, é uma outra forma de lavar as mãos que nos causa náuseas. Estas pessoas que Deus permite viverem conosco mais para nos melhorarem como seres humanos do que para que as beneficiemos, precisam merecer o melhor de nós. Tiago chega a dizer que cuidar delas constiui-se a verdadeira religião (Tiago 1:27) e a Bíblia nos ensina que o próprio Deus atenta para elas (Salmos 146:9).

Então, mesmo precisando lavar as mãos para se proteger em tempos de pandemia, é fundamental que você nunca não a lave para o povo, tampouco para o próximo e de forma alguma para os menos favorecidos e mais desprotegidos.

Por favor, não lave as mãos.

Lécio Dornas é teólogo, educador, autor e pastor da Igreja da Família em Orlando, Florida – EUA.

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Agora é lei no Rio: atividade religiosa é serviço essencial

Lei publicada no diário oficial do estado nesta sexta-feira, 18, reconhece a atividade religiosa como essencial em períodos de crise, ocasionadas por doenças contagiosas ou catástrofes naturais. Saiba mais!

“Deus dos improváveis”, com Fred Arrais

Canção é o primeiro lançamento do cantor, que também é pastor, após assinar contrato pela Sony Music. Ouça a música!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Justiça determina que Flordelis use tornozeleira eletrônica

Defesa da deputada federal ré pela morte do marido, o pastor Anderson, informou que vai recorrer da decisão. Saiba mais!

Júlia Vitória: “Amo expressar meu amor por Jesus em música”

Aos 18 anos Júlia Vitória virou um fenômeno nas plataformas digitais de música do Brasil. Conheça a artista!

A força tarefa de jovens cristãos para salvar animais no Pantanal

Na tentativa de salvar animais do incêndio que atinge o Pantanal, jovens da igreja Adventista está coletando alimentos para uma ONG distribuir entre os animais.

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!

Amanda Loyola, floresce uma potência vocal do gospel

Artista capixaba, que ficou conhecida ao participar do quadro Jovens Talentos, do Programa Raul Gil, já lançou três canções pela Sony.

Brasil está lendo menos, mas a Bíblia ainda é o livro preferido

Apesar dos leitores brasileiros estarem lendo menos, pesquisa "Retratos da leitura" apontou que a Bíblia continua sendo o livro preferido dos brasileiros. Saiba mais!