29.6 C
Vitória
terça-feira, 1 dezembro 2020

Não confunda pressa com velocidade

Mais Artigos

Psicofobia. É uma doença ou um crime?

Quanto à psicose, não há recalque, nem censura alguma. O consciente é “atropelado” pelo inconsciente que fica “desnudo”

Dia mundial de Ação de graças

Quero inspirar você neste texto a aceitar a verdade defendida pelo dia de Ação de graças, mesmo que não valorize o feriado.

Reservas de Forças: aquela força extra que nos leva muito mais longe

O que trago aqui hoje são cinco fontes de reservas de forças, que nem sempre são mensuráveis, mas são perceptíveis

Expectativa de sucesso rápido atrai escolhas erradas. Portanto, não confunda pressa com velocidade

Por Lulinha Tavares 

O velho ditado “a pressa é inimiga da perfeição” não apenas é verdadeiro como também atualíssimo.

“Eu treinei quatro anos pra correr nove segundos. Tem gente que não vê resultado em dois meses e desiste”, diz o jamaicano Usain Bolt, multicampeão olímpico e mundial no atletismo.

Expectativa de sucesso rápido atrai escolhas erradas. Portanto, não confunda pressa com velocidade. Confundir pressa com velocidade é muito comum. Sendo que é necessário entender que existe uma linha tênue que as separa.

A vida está veloz, as informações circulam em uma velocidade jamais vista e experimentada em tempo algum da história. Um vídeo ou um meme viraliza como relâmpago. E qual é a consequência disso?

Uma delas é que o pensamento ficou acelerado, a mente ficou acelerada e as pessoas se tornaram extremamente ansiosas, inquietas, frustradas e insatisfeitas.

Passa-se a vida inteira engordando e busca-se emagrecer em alguns dias, e quando o resultado não vem na velocidade que se imagina, fica a frustração e a desistência muitas das vezes.

Não observamos esse comportamento nos animais e nem muito menos nas plantas e árvores. As estações do ano são vividas em sua plenitude e respeitadas, independentemente das mudanças causadas pela queda total das folhas de uma árvore durante o outono – por exemplo.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3-1)

Entendo que esse texto bíblico afirma que tudo e todos que estão aqui em nosso plano estão sujeitos a ação do tempo mediante algum propósito. Os processos precisam ser conhecidos e respeitados. Não nascemos prontos.

Entre o sonho que teve José até ele assumir o posto de senhor da terra se passaram muitos anos e alguns longos, dolorosos e necessários processos.

Ele aprendeu a governar enquanto escravo e aprendeu a falar fluentemente e sem sotaque a língua egípcia – tanto é que seus irmãos não o reconheceram e nem desconfiaram que ele era um hebreu e seu irmão.

O próprio Jesus, ao perceber que os discípulos estavam acelerados demais em suas tarefas, os convida para um bate papo, a sós, em um lugar deserto:

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. (Marcos 6:31)

A chegada precoce a equipe profissional no caso de atletas de futebol pode comprometer a etapa final de lapidação e maturação do mesmo para a profissão, e isso pode custar muito caro.

Respeite o tempo e a sua jornada. A direção é mais importante do que a velocidade. Não tenha pressa para aquilo que requer apenas de consistência, consciência e paciência.

Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. (Isaias 52:12)

Siga bem, em e feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

- Publicidade -

Comunhão Digital

- Continua após a publicidade -

Fique Por Dentro

Asia Bibi pede que presos por sua fé sejam libertos no mundo

A cristã Asia Bibi comoveu o mundo com história de superação. Ela esteve mais de uma década no corredor da morte no Paquistão, mas foi libertada. Saiba mais!

Esperança! Bebê de Singapura nasce com anticorpos da covid-19

Mãe, que foi infectada durante a gravidez, teve um bebê que nasceu sem a infecção. Caso está sendo estudados por médicos de Singapura. Caso surpreendeu a medicina. Saiba mais!

Pastor Ricardo Dias é exonerado da Funai

Pastor Ricardo Dias chefiava área de índios isolados da Funai exonerado da Funai. Saiba mais!

Brasil e Israel: união para salvar Amazônia

O acordo entre Brasil e Israel tem o objetivo de contribuir para que o governo tenha mais dados para impedir as queimadas e o desmatamento na Amazônia. Saiba mais!

Entrevistas

João Mordomo: O desafio de evangelizar e plantar igrejas

Co-fundador da Crossover Global, movimento missionário de plantação de igrejas no mundo, fala do desafio de pregar o evangelho entre os povos não alcançados.

Abby Johnson: “Ninguém está além da graça e do amor de Deus”

Em entrevista exclusiva à Comunhão, a empresária Abby Johnson revela os detalhes que a fizeram deixar uma clínica de aborto para se tornar uma ativista pró-vida nos EUA. Confira!

Paulo Oliveira: Toda crise é boa para quem é pequeno

Como será de agora em diante para a economia, a política e a educação? E onde a Igreja entra nisso? Confira a entrevista com Paulo Oliveira, presidente do Instituto Renovo

Davi Lago e Leonardo Gonçalves: a crise e a oportunidade de fazer diferente

Para Davi Lago e o cantor Leonardo Gonçalves, simplicidade, solidariedade e amor são ingredientes fundamentais para vencer a crise