24.4 C
Vitória
terça-feira, 23 abril 2024

Não confunda pressa com velocidade

Não confunda pressa com velocidade

Expectativa de sucesso rápido atrai escolhas erradas. Portanto, não confunda pressa com velocidade

Por Lulinha Tavares 

O velho ditado “a pressa é inimiga da perfeição” não apenas é verdadeiro como também atualíssimo.

“Eu treinei quatro anos pra correr nove segundos. Tem gente que não vê resultado em dois meses e desiste”, diz o jamaicano Usain Bolt, multicampeão olímpico e mundial no atletismo.

Expectativa de sucesso rápido atrai escolhas erradas. Portanto, não confunda pressa com velocidade. Confundir pressa com velocidade é muito comum. Sendo que é necessário entender que existe uma linha tênue que as separa.

- Continua após a publicidade -

A vida está veloz, as informações circulam em uma velocidade jamais vista e experimentada em tempo algum da história. Um vídeo ou um meme viraliza como relâmpago. E qual é a consequência disso?

Uma delas é que o pensamento ficou acelerado, a mente ficou acelerada e as pessoas se tornaram extremamente ansiosas, inquietas, frustradas e insatisfeitas.

Passa-se a vida inteira engordando e busca-se emagrecer em alguns dias, e quando o resultado não vem na velocidade que se imagina, fica a frustração e a desistência muitas das vezes.

Não observamos esse comportamento nos animais e nem muito menos nas plantas e árvores. As estações do ano são vividas em sua plenitude e respeitadas, independentemente das mudanças causadas pela queda total das folhas de uma árvore durante o outono – por exemplo.

Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu. (Eclesiastes 3-1)

Entendo que esse texto bíblico afirma que tudo e todos que estão aqui em nosso plano estão sujeitos a ação do tempo mediante algum propósito. Os processos precisam ser conhecidos e respeitados. Não nascemos prontos.

Entre o sonho que teve José até ele assumir o posto de senhor da terra se passaram muitos anos e alguns longos, dolorosos e necessários processos.

Ele aprendeu a governar enquanto escravo e aprendeu a falar fluentemente e sem sotaque a língua egípcia – tanto é que seus irmãos não o reconheceram e nem desconfiaram que ele era um hebreu e seu irmão.

O próprio Jesus, ao perceber que os discípulos estavam acelerados demais em suas tarefas, os convida para um bate papo, a sós, em um lugar deserto:

E ele disse-lhes: Vinde vós, aqui à parte, a um lugar deserto, e repousai um pouco. Porque havia muitos que iam e vinham, e não tinham tempo para comer. (Marcos 6:31)

A chegada precoce a equipe profissional no caso de atletas de futebol pode comprometer a etapa final de lapidação e maturação do mesmo para a profissão, e isso pode custar muito caro.

Respeite o tempo e a sua jornada. A direção é mais importante do que a velocidade. Não tenha pressa para aquilo que requer apenas de consistência, consciência e paciência.

Porque vós não saireis apressadamente, nem ireis fugindo; porque o Senhor irá diante de vós, e o Deus de Israel será a vossa retaguarda. (Isaias 52:12)

Siga bem, em e feliz.

Lulinha Tavares é coach esportivo, formado em Educação Física, MBA-FGV/FIFA/CIES, especialista em Psicologia do Esporte, empresário, pastor e líder da Igreja Batista da Graça em Queimados (RJ)

Mais Artigos

- Publicidade -

Comunhão Digital

Continua após a publicidade

Fique por dentro

RÁDIO COMUNHÃO

Entrevistas