Na estrada com Rayssa Peres

“O que me move cantar é o amor que sinto por Deus”

*Por Priscilla Cerqueira

Voz marcante, estilo pentecostal e uma mensagem que retrata a essência do Criador. Há 30 anos, Rayssa Peres canta e ministra com a sua voz melodias que expressam o amor. “É isso que me faz cantar. Respiro, vivo e caminho por Deus, e Ele, comigo. Sou completamente apaixonada por esse Deus”, comentou.

A carioca ficou conhecida no Brasil por se apresentar com o irmão. A dupla começou aderindo ao sertanejo e depois migrou para o pentecostal. Ao longo da carreira, lançou 19 álbuns e 189 músicas, a maioria composta por ela.

O primeiro álbum, “Inesquecível”, a transição do sertanejo para o pentecostal, foi marcante para a vida da Rayssa & Ravel. As faixas “Quando Ele Decide” e “Manancial”, que integram o CD, estão entre as de maior sucesso. “Todos os projetos que lançamos têm uma história e por isso foram importantes.

O primeiro foi especial, porque na época ainda era em vinil e estourou nas rádios. Em pouco tempo, tínhamos convites de todos os lugares do Brasil. Deus nunca nos deixou apagados, sempre tinha um sucesso emplacado. Os grupos cantavam nossas músicas, vendíamos muito playbacks”, lembra.

Mas após 28 anos juntos, os dois anunciaram rompimento para seguirem projetos solos.
A notícia caiu como uma bomba no meio evangélico e entre os admiradores. À época Rayssa explicou: “Entendemos que poderíamos fazer trabalhos independentes. Sendo dupla, você precisa ceder. Sempre entramos em acordo, mas cada um tem a sua preferência. No ministério solo tenho a liberdade de fazer conforme o que Deus colocar no meu coração, sem ter preocupação sobre o que meu irmão vai pensar”.

A cantora acredita que a separação, ocorrida em meados de 2018, representa “um recomeço, um tempo novo de Deus” para os dois. “Deus nunca vai fazer nada para nos prejudicar ou nos deixar em apuros.

“Quando eu canto, estou guerreando. O reino das trevas está se armando contra mim, enquanto o reino de Deus está combatendo todas as investidas do lado mau sobre a vida de quem está ouvindo”

Decisões tomadas em Deus sempre rendem bons resultados. Foram quase 30 anos cantando com o meu irmão. Nos primeiros compromissos já na carreira solo, eu ouvia a voz dele, mesmo sem ela existir. É um grande profissional. Estávamos juntos em todos os momentos. Aprendi a ser companheira e parceira. Mas estou à disposição do Senhor para obedecê-lO em tudo”, pontuou.

Cantar para Deus

A música sempre se fez presente na vida de Rayssa. Veio de berço! “Minha história teve início aos 4 anos. Meus pais formavam uma dupla e me davam oportunidade. Passei a ser convidada para cantar nas cruzadas evangelísticas. As pessoas começaram a reconhecer a minha voz. Com os meus 11 anos, fui me apresentar na banda da igreja; quatro anos depois, me juntei com meu irmão e formamos o duo.”

Para a artista, a música é um chamado divino. “Isso é o que faz prosseguir, independentemente do sucesso. É ver vidas sendo transformadas e libertas através do que canto. O que tem me mantido de pé até hoje é a comunhão com o Senhor, uma vida na presença do Altíssimo, sem máscaras.”

Falar da Bíblia e da essência de Deus faz com que a cantora permaneça firme nesse desafio. “Quando canto, estou guerreando, e o reino das trevas está se armando contra mim, enquanto o reino de Deus está combatendo todas as investidas do lado mau sobre a vida de quem está ouvindo”.

Cantar, cantar e cantar… É que o ela pretende fazer até o fim de seus dias. “Sei que quando eu morrer meu ministério vai continuar no céu, porque a música não para, e a Bíblia fala que os anjos cantam adoração e louvores. Então é isso que vou fazer”, garante.

Novos rumos

O ano de 2019 foi de mudanças. Rayssa assinou contrato com a Universal e em breve irá lançar um outro projeto. “A gravadora abriu as portas para mim, e isso é bênção divina. Estou disposta a trabalhar bastante. O tempo pode ter passado, mas minhas forças ainda são como antes para fazer crescer esse ministério que Ele me agraciou. Estou feliz e grata por tudo”, expressou.

A intérprete carioca não deu detalhes sobre o novo trabalho, mas garantiu que “será ainda mais pentecostal”. “É a minha cara, pois eu amo esse estilo de adoração misturado com uma batida mais firme”, revelou.

Outros estilos, porém, não estão descartados. “Vou me permitir louvor com outros gêneros musicais, pois agora posso cantar o que eu quero e o que Deus colocar no meu coração”, frisou.

A carreira solo, descreveu, foi um presente de Deus e por isso tudo será feito conforme o Senhor determinar. “O público verá uma Rayssa com o coração totalmente voltado para o reino de Deus.

Quero divulgar o nome dEle através do louvor e da adoração para alcançar mais vidas para Jesus, pois é disso que o mundo está precisando”, ressaltou.
Como todo artista, Rayssa tem sonhos, mas o maior deles é estar no centro da vontade do Pai. “O que Ele quiser para mim, eu sei que será maravilhoso.

Sou dependente dEle. Quero ver Deus me usando cada dia mais e ver Suas promessas sendo cumpridas na minha vida. Estou cheia de coragem, como uma pena nas mãos do Altíssimo.

Para onde Ele soprar, irei de acordo com a Sua vontade. Isso é o mais importante para mim. Deus está abrindo as portas, e vamos voar”, concluiu.

Confira o clipe da música “Hoje”

Fale com Rayssa Peres
Facebook: Rayssa Peres
Instagram: @rayssaperesoficial
YouTube: Rayssa Peres
E-mail: [email protected]
Tel: (21) 97191-7747
Leia mais

Rayssa e Ravel vão investir em projeto solo

Aproveite as promoções especiais na Loja da Comunhão!