Morada: O ministério que conquistou o Brasil

Ministério-Morada1
Foto: Márcio Martins e Kely Schmidel (M2 fotografia)

Ministério Morada: “A nossa música reflete o que vivemos como família”

Por Priscilla Cerqueira

Rock alternativo misturado ao reggae e ao folk, com pitadas de hip-hop. Uma combinação diferente, eclética, criativa, divertida e muito forte que faz do Ministério Morada, ou simplesmente Morada, um dos mais versáteis do gênero gospel no Brasil.

Há 11 anos, os integrantes do grupo de Fernandópolis, interior de São Paulo, levam a Palavra de Deus pelo país, com a missão de promover o Evangelho através das canções. “Somos impulsionados a levar uma palavra de alinhamento entre o céu e a terra, a fim de que o coração de Deus seja alcançado e que aconteça uma transformação no coração de cada pessoa”, declara Brunão, o vocalista.

Com três álbuns lançados no mercado, o Morada tem um extenso repertório, de 40 composições. Algumas das mais marcantes, tanto para o quinteto quanto para o público, são “Uma Coisa”, “Para que Entre o Rei” e “Pra Onde eu Irei”, que revelam unção e comprometimento dos músicos com a Palavra.

Confira “Pra onde eu irei”, uma das mais canções famosas do grupo

“O maior desejo é que todos possam retornar ao seu lugar e estado de origem, ao que Deus planejou, antes da fundação do mundo, criados à imagem e semelhança do Pai, íntimos do Seu coração”, aponta Brunão.

Ministério-Morada2
“Não somos só uma banda que toca uma música legal. As pessoas também nos veem como uma família cantando, fazendo algo que Jesus quer que façamos. E nós acreditamos que o avivamento é em cima da Palavra” (Brunão). Foto: Márcio Martins e Kely Schmidel (M2 fotografia)
MUSICALIDADE

O Ministério Morada iniciou no louvor congregacional e se expandiu com Bruno, que também é pastor. Ele já saía para ministrar e pregar em várias igrejas do Brasil. Foi a aliança da mensagem cantada com a falada.

O nome “Morada” faz alusão à ideia de que a trindade more dentro de cada pessoa, da família. Tanto que isso é abordado em uma das canções mais famosas da banda, “Morada em Mim”: “Quero ser uma morada para Ti, não quero ser apenas visitado, quero ser habitado”, diz a letra da canção.

Cada música nasce de uma forma diferente, mas com o mesmo objetivo: falar da mensagem do amor de Deus às pessoas. “Nossas canções surgem de forma espontânea, ou no meio de uma conversa despretensiosa entre nós mesmos, nos nossos momentos de oração, mas sempre com o mesmo fim”, disse Brunão.

Nas músicas, o que não falta é arranjo descolado e bem construído. O resultado disso são uma incrível musicalidade e uma sonoridade diferenciada. Mas, como eles dizem, o ministério Morada tem por anseio “gritar nos telhados o que Deus tem sussurrado em seus ouvidos. Queremos anunciar aquilo que Jesus tem dado no local de intimidade para nós”.

VERDADES BÍBLICAS

A sincronia e a amizade dos integrantes também contagiam o ambiente e chamam a atenção, sobretudo dos jovens, que cantam fortemente os refrões das músicas. “Ver a juventude aos pés do Senhor é uma bênção de Deus. Devolvemos o nosso dom em arte, nos desafiamos, e isso reflete quando gravamos e ministramos para a igreja”, afirmou Brunão. Essa identidade e sintonia são vistas no clipe da canção “Desenvolvendo Amor”, no qual os músicos expõem sua grande união e mostram a participação dos jovens.

Mas outro motivo que faz o Morada ser diferente é a miscelânea de estilos nas canções. “Na verdade, a gente pensa fora da caixa. Fazemos um alternativo congregacional, usamos vários estilos musicais para ser enquadrado em uma coisa só, e funciona. Não apenas os jovens, mas também toda a família participa e curte nosso som. Isso nos alegra muito”, afirma Brunão.

A banda segue na premissa de fazer a vontade de Deus, cantando e pregando a verdade bíblica. E uma delas é a união da família. “Somos uma família espiritual, e a nossa música reflete o que vivemos como família. Não somos só uma banda que toca uma música legal. As pessoas também nos veem como uma família cantando, fazendo algo que Jesus quer que façamos. E nós acreditamos que o avivamento é em cima da palavra”, ressalta o vocalista.

Aliás, viver como família é uma grande motivação da banda em continuar levando a mensagem bíblica para o público. “Acreditamos no projeto de Deus para a família. O pastor mais inteligente, que é Jesus, mostrou que é possível influenciar a terra como uma família. É exatamente isso que fazemos, tanto que em nossas apresentações vemos as famílias inteiras louvando a Deus com o nosso som. Ficamos felizes com isso”, acrescenta.

Por onde o Morada passa, deixa uma marca registrada e arrasta o público. “Isso acontece mesmo em alguns lugares em que a reação é um pouco diferente. Cada lugar que a gente vai tem sido incrível”, comemora o vocalista.

Sem pestanejar, a banda já fala em novos projetos, mas ainda mantém o suspense, não detalhando os planos. Porém, além de novas canções que virão em breve, a ideia é lançar uma escola de preparação ministerial. “Tem muitos projetos que deveremos lançar em breve, e não só na área musical. Também pretendemos lançar uma escola de preparação ministerial. Ainda estamos em produção, estruturando-a. E vamos lançá-la na hora certa”, conclui o vocalista.

Ouça uma das canções mais populares do Morada

DISCOGRAFIA

Álbuns
2009 –
 Morada (Homônimo)
2013 – Atenção
2017 – Uma Coisa
2019 – É Tudo Sobre Você (EP)
Singles
2014 –
Puro e Simples
2018 – Pra Onde Eu Irei
2019 –
Emaús Acústico

Fale com o Ministério Morada

YouTube: Morada Oficial
Site: www.moradaoficial.com.br
E-mail: [email protected]
Twitter: @moradaoficial
Facebook: @ministeriomorada
Instagram: @moradaoficial
Tel: (17) 99223-8354 ou (17) 98150-4787


leia mais

Brunão Morada: “Maior que o milagre é a comunhão”