23 C
Vitória
quarta-feira, 14 abril 2021

Mauro Henrique: adoração em vários ritmos

O multi-instrumentista que fez história no Brasil com o rock, o metal progressivo. “Sou um veículo de transmissão de uma mensagem que transforma vidas”, afirma Mauro Henrique

Cantor, compositor, produtor, multi-instrumentista e autodidata, Mauro Henrique, mais conhecido pelo trabalho como vocalista da banda Oficina G3 desde 2008, vem fazendo sucesso no Brasil.

Um músico ousado, que aos 37 anos preza o amor pela arte e a curiosidade em aprender e explorar o universo musical, atributos que o fez alçar grandes voos. Os primeiros acordes foram aprendidos na igreja e deram a partida para uma carreira abraçada aos 18 anos.

“O incentivo veio de músicos que conviveram comigo na igreja. Comecei a aprender música na igreja, fui atrás de um concurso que surgiu na TV. Dali em diante trabalhei em estúdio, virei um técnico de gravação, e assim começou a minha vida profissional na música. Oito anos depois, já estava dando aula em escolas e igrejas, até fazer parte do Oficina G3”, relatou Mauro, que faz da profissão um veículo para comunicar a mensagem do amor de Deus.

De família simples, humilde, Mauro Henrique aprendeu música na raça e na coragem. “Minha família não podia bancar meus estudos, então aprendi sozinho. Nunca fiz faculdade, mas sempre estive cercado de bons músicos. Através da comunhão com essas pessoas, veio meu conhecimento musical”, contou.

Carreira

O rock é o estilo preferido do cantor. Tanto que integrou as bandas Vértice e FullRange, que apostavam nesse gênero musical. Mas, em 2008, Mauro foi para o Oficina G3, onde ganhou grande projeção, além de vencer, com o grupo, o Grammy Latino, em 2009, com o álbum “Depois da Guerra”.

“Todo músico tem um sonho de cantar para multidões. Eu ansiava estar no grupo, então para mim foi surreal. Eu não seria o Mauro sem o Oficina, tanto para a minha formação musical e profissional, como para minha conexão com o ministério. Sou eternamente grato à banda, pois representa a maior parte do meu estabelecimento no cenário musical”, ressaltou.

Após 30 anos, em 2017, o grupo anunciou uma pausa e despediu-se do público com a turnê “DNA G3”. Desde então, Mauro tem lançado singles e clipes, explorando sonoridades e estilos musicais diversos. Nesta fase, apresenta-se sozinho (básico) ou com músicos, utilizando um arsenal de recursos tecnológicos.

“Sempre gostei de tecnologia, áudio e gravação, então foi uma maneira que encontrei para mostrar o universo musical. Queria levar meu home studio para o palco, através de uma miscelânea de ritmos como folk, pop, eletrônico e rock.”

Antes disso, em 2013, ele iniciou o projeto “Loop Session”, com voz, violão, pedais (de efeito) e controladores, para construir músicas ao vivo com sonoridade singular. Depois, veio o “Loop Session Friends”, com outros cantores como Leonardo Gonçalves e Eli Soares, empreitada que acabou virando uma turnê apresentada em teatros de todo o Brasil, entre 2015 e 2017.

Canções

O objetivo do artista é “conectar pessoas a Cristo, para que sejamos um com Ele”. E isso se traduz em sua obra. A música é encarada de forma a transmitir algo além de sua beleza. É isso que o move a cantar. “A arte que Deus me deu serve como um veículo de transmissão de uma mensagem que transforma vidas”, pontuou.

Entre tantas composições nesses 19 anos de carreira, “Descanso” é especial. Integra o álbum “Histórias e Bicicletas”, lançada um ano após a perda da primeira esposa, Jakylene Dantas, que morreu vítima de um câncer de pulmão.

Foi o mais denso, orgânico e poético trabalho do Oficina G3. A canção foi marcante, pois trouxe à memória o fato de que “em Cristo somos vencedores, e faz com que renovemos nossa força e entendimento, por mais doloroso que seja a situação”.

Ensino

O talento de Mauro Henrique vai além, ao formar cantores, artistas e pessoas que tenham um propósito que transcenda à técnica e à própria música. Com esse objetivo, há cinco anos implantou o curso online “Canto na Prática”, que reúne 7 mil alunos por todo o Brasil.

Ele também oferece a mentoria “Sing”, acompanhando mais de perto o aluno e trabalhando a lapidação, a técnica, a arte, a carreira e o propósito do artista. Outro projeto é o “Timbrar”, uma plataforma digital que incentiva o networking e reúne ações de desenvolvimento, inspiração e motivação de cantores. A dinâmica de funcionamento acontece com a apresentação de vários conteúdos e entrevistas com grandes nomes da música.

“Os frutos desses projetos são fantásticos. Muitos cantores se destacaram no mercado. É uma espécie de filtro para conhecermos novos talentos. Nós trabalhamos sobre vida, valores. Percebemos grandes mudanças na vida deles, no sentido de entenderem que são usados para ser luz na vida das pessoas através do canto”, explicou.

O que vem por aí?

Por ter se dedicado mais ao ensino de música nos últimos dois anos, Mauro deixou os lançamentos de suas produções de lado. Apenas fez apresentações em igrejas e eventos. Mas em 2020 e 2021 isso vai ser diferente. Os projetos vão sair do papel. “Crio muito, mas lanço pouco, por isso tenho bastante coisa arquivada”, explicou.

A intenção é lançar pelo menos dois projetos inéditos até o final do ano. Uma das canções que fazem parte dos lançamentos é “Pequeninos”, que saiu do forno no início do ano. “Vamos divulgar, ainda no primeiro semestre, cinco vídeos com canções inéditas e no final juntaremos todas em um CD. Também vamos investir mais em composições para ser lançadas no próximo ano, além de focar mensagens reflexivas”, contou.

E a agenda continua aberta para a igreja, para levar a essência do Evangelho através da música. “Quero continuar me conectando com as pessoas, através da arte que Deus colocou em minhas mãos, como músico, professor e comunicador da Palavra”, concluiu.

Ouça Descanso

Discografia

Álbuns com Oficina G3
2008 – Depois da Guerra
2010 – D.D.G. Experience
2013 – Histórias e Bicicletas (Reflexões, Encontros e Esperança)
2014 – Gospel Collection
2015 – Histórias e Bicicletas Com outros músicos e bandas
2003 – Vida – Vértice
2007 – FullRange EP – FullRange
2012 – Entre Irmãos Ao Vivo – (Oficina G3 e FullRange)
2013 – Latitude, Longitude – Rosa de Saron
2013 – Totalmente Rap, Totalmente Rock – Lito Atalaia
2015 – Éter – Scalene
2015 – Paz – Heloisa Rosa
2016 – Rogério – Supercombo
2017 – Doze – Daniela Araújo

Fale com o Mauro

Site: www.mauroofficial.com/
YouTube: maurohenriqueoficial
E-mail: [email protected]
Facebook: @maurooficial
Instagram: @mauro_henrique
Twitter: @Mauro_G3
Tel: (61) 9 9907-2526

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

- Publicidade -

Plugue-se