A campanha, que começou no Rio de Janeiro em 1994, arrecada, em média, 4 milhões de quilos de alimentos por ano na América do Sul
Por Cristiano Stefenoni
O Mutirão de Natal – iniciativa da Igreja Adventista do 7º Dia que arrecada, em média, 4 milhões de quilos de alimentos por ano na América do Sul – completará 30 anos de atuação em 2024. Para celebrar a data, foi lançado um documentário, em três episódios, que narra a história de uma das maiores campanhas sociais do país, que iniciou em 1994, em Botafogo, no Rio de Janeiro.
A iniciativa deu tão certo que se espalhou para outros países. Aliás, o documentário traz cenas inéditas dos bastidores do início do projeto na década de 1990, além de depoimentos dos ex-jogadores Pelé e Kaká. Imagens de arquivo ainda mostram como foi a repercussão na época em grandes veículos de comunicação, com a reportagem exibida Jornal Nacional, no dia 18 de dezembro de 1999.
“A ideia do documentário é motivar e formar novos voluntários, dispostos a começarem o novo ano comprometidos em colocarem a solidariedade na agenda diária. Através do conteúdo, a Igreja Adventista do Sétimo Dia prega o amor cristão para todas as pessoas, em suas diversidades culturais, étnicas, sociais e econômicas”, ressalta o idealizador do documentário, pastor Marcos Santiago, que é diretor da Ação Solidária Adventista (ASA) para a Igreja Adventista.
A iniciativa do Mutirão de Natal veio do casal Sérgio e Marli Azevedo, em Botafogo, no Rio de Janeiro, em 1994. Tudo começou com uma simples gincana, e em 15 dias, arrecadaram 54 toneladas de alimentos. Hoje o projeto é referência no que diz respeito a arrecadação de alimentos, roupas, calçados e brinquedos.
“Hoje nós temos 4 milhões de quilos arrecadados, a cada ano, na América do Sul. Realmente o crescimento que percebemos foi numa dimensão muito além do que a gente imaginou. Inclusive, o Mutirão de Natal já incentivou a criação de mais de 20 mil projetos que as igrejas adventistas realizam anualmente como doação de sangue e medula”, ressalta o pastor Herbert Boger, diretor da Ação Solidária Adventista (ASA) para oito países da América do Sul. Com informações do noticias.adventistas.org
O primeiro episódio já está disponível no canal do YouTube Adventistas Sudeste. Os demais serão exibidos nos dias 15 e 22 de dezembro. Confira abaixo o primeiro episódio: