26.2 C
Vitória
sexta-feira, 22 janeiro 2021

Museu Nacional – Incêndio destrói 200 anos de história

A primeira instituição científica da história do país foi tomada por um incêndio de grandes proporções por volta das 19h30 deste domingo (2).

O Museu Nacional, situado na Quinta da Boa Vista, em São Cristóvão, Zona Norte do Rio, teve cerca de 20 milhões de itens totalmente destruídos. Fósseis, múmias, registros históricos e obras de arte viraram cinzas. Pedaços de documentos queimados foram parar em vários bairros da cidade.

O fogo só foi controlado no fim da madrugada desta segunda-feira (3), mas pequenos focos de incêndio seguiam queimando partes das instalações da instituição que completou 200 anos em 2018 e já foi residência de um rei e dois imperadores.

Segundo a assessoria de imprensa do museu e o Corpo de Bombeiros, não há feridos. Apenas quatro vigilantes estavam no local, mas eles conseguiram sair a tempo.

As causas do fogo, que começou após o fechamento para visitantes, serão investigadas. A Polícia Civil abriu inquérito e repassará o caso para que seja conduzido pela Delegacia de Repressão a Crimes de Meio Ambiente e Patrimônio Histórico, da Polícia Federal, que irá apurar se o incêndio foi criminoso ou não.

Amais antiga instituição científica do Brasil foi destruída pelo incêndio.

Falta d’água atrapalhou bombeiros

Pesquisadores e funcionários do Museu Nacional se reuniram com o Corpo de Bombeiros para tentar auxiliar no combate das chamas. O objetivo era orientar o trabalho dos bombeiros numa tentativa de impedir que o fogo chegasse a uma parte do museu que contém produtos químicos. Alguns deles são inflamáveis e usados na conservação de animais raros.

Bombeiros precisaram pedir caminhões-pipa para auxiliar no combate ao incêndio. Segundo o comandante-geral, coronel Roberto Robadey Costa Junior, a falta de carga em hidrantes atrasou o trabalho em cerca de 40 minutos. Foi necessário retirar água do lago que fica na Quinta da Boa Vista para ajudar no controle das chamas.

História

O pastor Walter Cristie, presidente da Associação de Igrejas Evangélicas do Ministério Yavé Shamá RJ e MG, que também é historiador lamentou o ocorrido. Ele foi professor de História em escolas públicas e privadas do Rio de Janeiro por 37 anos. Sempre levava os alunos ao local para complementar os conteúdos de sala de aula. Além disso, ele levava pastores para conhecer o espaço. A última visita ao Museu foi em janeiro, quando levou um casal de pastores de MG.

“Eu fazia questão de interagir com tudo aquilo que o museu proporcionava. Ele tinha uma riqueza de detalhes e informações. Durante vários anos também levava pastores e alunos de teologia para que conhecesse a riqueza do local. O conhecimento teológico precisa estar associado do científico e secular, que é característico do líder espiritual. E o museu ampliava esse conhecimento. A perca que nós tivemos hoje foi irreparável. É uma tristeza que invade o nosso coração”, explicou.

*Com informações de El País.

Leia mais

Os 200 anos do Primeiro Museu brasileiro
Incêndio em SP – “Tudo destruído”, diz pastor
Cristãos ajudam vítimas de incêndio na Grécia

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Incêndio na maior fabricante de vacinas do mundo na Índia

A fábrica que pegou fogo é a maior fornecedora de imunizantes do mundo. Pelo menos, cinco pessoas morreram. Saiba mais!

Coragem! A mulher que salvou a vida de 3 crianças e a sua

Para escapar de um incêndio no prédio em que mora, Janete Martin jogou as 3 crianças pela janela e em seguida, se jogou. Saiba mais!

Casamento: o mundo quer tirar o seu valor?

O casamento, nos dias de hoje, ainda tem valor? É uma instituição frágil? Vale a pena se casar? O que Deus, o criador do casamento, deixou registrado na Bíblia a esse respeito?

Papai Noel – O que ele tem a dizer?

Comunhão “conversou”com “Papai Noel”. Numa entrevista fictícia, ele explica os símbolos e significados do Natal e porque seu personagem tomou o lugar de Jesus...

Como se portar diante da questão da Graça e do Legalismo?

Lucas Amorim Graça x Legalismo – Deve-se agir com respeito, mas tentar entender o porquê que lhe convidaram, com qual motivo e até onde se...

Transformador reserva é enviado a Macapá

O Ministério de Minas e Energia, revelou que a empresa tem sinalizado que o equipamento pode ser ligado ainda na segunda quinzena deste mês

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Encontro para a Consciência Cristã em fevereiro; Saiba mais!

Pela primeira vez em mais de duas décadas, o tradicional encontro para a Consciência Cristã será realizado online.

The Send online será neste sábado, 9

Um dos maiores eventos de louvor, adoração evangelismo no mundo, o The send, costuma reunir milhares de pessoas. Saiba mais!

Passion Conference no último dia do ano; Saiba mais!

O cantor Fernandinho é o único artista brasileiro a participar da Passion Conference. Saiba mais!

Aulas criativas e transformadoras sobre a Bíblia

Para quem ensina a Bíblia, mas tem dificuldade no preparo das aulas, um workshop gratuito será apresentado pelo pastor Lécio Dornas, em janeiro. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Fé na caminhada cristã! Fernandinho batiza os filhos

Ao lado do pastor Rodrigo Oliver, Fernandinho batizou seus filhos neste domingo, 17 e escreveu no instagram: "Um dos melhores dias das nossas vidas", escreveu o artista.

Vietnã ganha a primeira Biblioteca pública cristã

Vietnã ocupa a 19 colocação na Lista Mundial da Perseguição de 2021, da Portas Abertas. Saiba mais!

“A Deus seja a glória”, Nani Azevedo sai do hospital

Internado há vários dias por complicações de covid-19, o cantor Nani Azevedo recebeu alta hospitalar nesta sexta-feira, 15.

“Abandono” é o novo single da Banda Catedral

Canção inédita é uma crítica social