23.7 C
Vitória
segunda-feira, 21 setembro 2020

O público que mais atrai a igreja evangélica brasileira

Leia também

Anvisa autoriza que Pfizer dobre número de voluntários em testes para vacina

O laboratório informou que vai expandir o número de participantes do estudo para a vacina, chegando a cerca de 44 mil participantes

Fumaça do Pantanal que chega a SP pode agravar casos de doenças respiratórias

Outra recomendação que Cardenuto indica é a de evitar aglomerações, uma medida que já deveria ser cumprida em função do novo coronavírus

Lava Jato denuncia Cabral e Bezerra por propinas em contratos do DER

Segundo a peça, registros contábeis apreendidos com o operador de Cabral na Calicute mostram que Maciste efetuou, entre 2011 e 2017

Pesquisa do Datafolha apontou que Mulheres e negros compõem a maioria na igreja evangélica brasileira. “A igreja de Cristo é inclusiva, e o Brasil é um ótimo território para que isto seja vivido em sua plenintude”, argumenta antropóloga Lídice Meyer

Novo raio x da igreja evangélica brasileira. Pesquisa Datafolha divulgada nesta segunda (13) revelou que as mulheres são a maioria nas igrejas. Ao todo, elas representam 58% deste grupo, que é mais representativo na região Norte. Negros possuem porcentagem semelhante e somam 59%.

Em algumas denominações, como as neopentecostais, Universal do Reino de Deus e a Renascer em Cristo, a participação feminina chega até 69%. A presença de mulheres nas igrejas evangélicas também é maior em comparação com as católicas. Entre adeptos desta última, mulheres são 51%, e homens, 49%.

Segundo a dra em antropologia, Lídice Meyer, desde o início do cristianismo, as mulheres são maioria na igreja. E a situação não mudou nos dias de hoje. Mas algo justifica sempre a presença feminina maior nos templos. Um principal deles é a sensibilidade ao mundo espiritualidade que a mulher tem.

“A mulher tem como um de seus atributos femininos a maior sensibilidade aos assuntos do sobrenatural e do espiritual, enquanto o homem sempre foi mais ligado às questões culturais e econômicas. Faz parte da natureza feminina a maior busca pela religiosidade, até mesmo pelo seu papel ancestral de mãe e cuidadora”, explicou Lídice que é da Igreja Presbiteriana do Brasil.

Negros

A pesquisa apontou ainda, que o universo evangélico é mais negro do que o católico. Os que se declaram pretos ou pardos são 59% no primeiro grupo e 55% no segundo. Já os brancos, no catolicismo, são 36%, contra 30% do grupo evangélico.

De acordo com Lídice, a inclusão do negro nas igrejas acompanhou o desenvolvimento das igrejas pentecostais. Mais presentes na Igreja Assembleia de Deus, que é a maior denominação do país.

“Com o advento do pentecostalismo, surgiu um modo de culto mais aberto a atuação do Espírito, sem  necessidade de líderes com formação acadêmica. O que se refletiu no grupo de fiéis. Estas igrejas atraíram os grupos socialmente marginalizados, que nas grandes cidades eram principalmente os negros e os nordestinos. Eles foram se introduzindo também nas igrejas tradicionais”, revelou.

Porém, a antropóloga argumenta que tanto as mulheres quanto os negros fazem parte da igreja de Cristo, que é inclusiva. “E o Brasil é um ótimo território para que isto seja vivido em sua plenitude. Pois nosso povo já está acostumado tanto às relações inter-raciais como a presença feminina na liderança de muitas famílias monoparentais”, concluiu.

Pesquisa

A pesquisa do Datafolha ouviu 2.948 pessoas em 176 municípios de todo o país. As entrevistas foram feitas pessoalmente, em locais de grande circulação. O instituto afirma que o nível de confiança dos resultados é de 95%. A margem de confiança é de dois pontos percentuais para mais ou para menos.

*Da redação, Com informações de Folha de São Paulo e Valor Econômico 


leia mais

Evangélicos não praticantes 
O raio x da Igreja brasileira

- Publicidade -

Matérias relacionadas

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

Beirute! Igrejas ajudam na reconstrução da cidade

O chefe da ONG cristã Together For The Family, Izdihar Isaac, disse as igrejas tem feito a diferença para reconstruir Beirute após a explosão. Saiba mais!

Um outro evangelho

O Apóstolo Paulo escrevendo sua primeira carta às igrejas da Galácia, logo após a saudação inicial, inicia com uma afirmação inquietante de que os...

O Sexo que Deus criou

À luz da Bíblia, conclui-se que a imagem deturpada da sexualidade ou do sexo tem sido uma estratégia de Satanás desde a queda do homem, por causa do pecado.

Michelle Giarola: músicas e histórias do poder de Deus

Em um testemunho de fé, milagre e superação, Michele Giarola lançou seu primeiro álbum musical autoral, “A glória da segunda casa”

O fim dos tempos, com pastor Antônio Júnior

Em uma pregação realizada no Allianz Parque, em São Paulo pastor Antônio Júnior afirmou: "Precisamos nos preparar para a volta de Jesus" Em um evento...

Comunhão Digital

- Publicidade -

Fique Por Dentro

Live solidária: artistas em favor da Igreja Perseguida

Denominado de "Seja um com eles", a live solidária é um grito de ajuda a igreja perseguida. Paulo César Baruk, Rebeca Nemer, Eyshila, André Aquino são alguns dos convidados. Saiba mais!

Arte da Graça em casa; Conscientização do setembro amarelo

Em formato online, o evento une shows e workshops incentivando a tolerância, paz e música. Saiba mais!

Aquecimento Sepal 2020, com Edméia Williams e Rodrigo Gomes

Transmissão acontecerá nesta segunda-feira, 14 de setembro, às 19 horas. Saiba como participar!

Encontro nacional Renas: “Ser criança em tempos de incerteza”

É a 13ª edição do Encontro Nacional da Rede Evangélica Nacional de Ação Social (Renas). Evento, que acontece em outubro, será online. Saiba mais!
- Publicidade -

Plugue-se

Vídeos sobre a Bíblia alcançam 1 milhão de pessoas no Tik Tok

Produzidos por Jey Reis, 17 anos, os vídeos diários, que são publicados no Tik Tok, falam sobre Jesus. Saiba mais! !

“Inesquecível”: a história da professora que morreu para salvar crianças

Filme vai contar a história da professora Heley de Abreu, que deu avida para proteger crianças de um incêndio, em Janaúba (MG). Saiba maiws!

Kemuel e Priscilla Alcântara conquistam Platina Triplo

Platina Triplo é uma certificação pelo grande alcance que as canções dos artistas tiveram nas plataformas digitais de música Nesta quinta-feira, 17, Kemuel e Priscilla...

Ajude um cego a ler a Bíblia e ter a vida transformada

A iniciativa quer distribuir a Bíblia para cegos em todo o Brasil e promover a acessibilidade para pessoas com deficiência visual. Saiba mais!