Segundo a Bíblia, mulher pode ser pastora?

“Mais do que pensar na imposição de mãos para ordenar ou não mulheres, devemos cuidar de não impor as mãos precipitadamente em quem quer que seja”

Falar sobre esse tema tem sido por anos um desafio, pois não se chegou e creio que não chegaremos a uma unicidade. O conselho do apóstolo Paulo em I Tm. 5:21 é relevante nesses assuntos, de que eles sejam considerados sem parcialidade e sem favoritismo.

Mais do que pensar na imposição de mãos para ordenar ou não mulheres, devemos cuidar de cumprir I Tm. 5:22 que nos adverte a não impor as mãos precipitadamente em quem quer que seja, homem ou mulher.

Tenho aconselhado homens e mulheres pastores em crise no ministério pastoral que sequer tem certeza se realmente tem um chamado pastoral e deveriam estar onde estão. Porém a ordenação já foi feita.

Deus é um Deus extraordinariamente ativo. Ele cria, ele chama, ele abençoa, ele dá, e faz muito mais. Ele diz à mulher e ao homem que eles devem fazer o mesmo (Gn. 1:28). Podemos entender que Deus quer ambos ativos em seu reino independente de títulos.

Nas escrituras não vemos ordenação de pastores, somente de presbíteros e diáconos. Os presbíteros eram considerados a maior autoridade da igreja local e segundo Tito 1:6 uma das características é que ele deveria ser homem. Para ele, as mulheres não deveriam exercer liderança sobre os homens, entendendo que o padrão da criação segue como padrão para liderança eclesiástica. Cristo, o cabeça do homem, e este, o cabeça da mulher. O apóstolo Paulo inclui as mulheres na diaconia (I Tm. 3:12).

Penso que vários textos bíblicos que não falam de forma clara sobre o ministério pastoral da mulher poderão ser usados quanto a esse assunto. O que gostaria de deixar para reflexão e continuar a ampliar o debate sobre o assunto é que sendo mulher e exercendo por mais de dez anos o ministério pastoral, o que me deixa confortável é estar debaixo da autoridade do ministério pastoral do meu marido que me posiciona no cumprimento das escrituras de I Co. 11:13 e lidar com a realidade de Tito 1:6.

Que independente de títulos continuemos a expressar a imagem do nosso criador sendo ativos e relevantes no estabelecimento do seu reino aqui na terra.

Leia mais

Mulheres: pilares da igreja
O que é a verdadeira liberdade?