Forças militares no Sul comandado por uma mulher

Foto: Comando Militar do Sul/Divulgação

É a primeira vez que uma mulher assume o comando das forças militares. Cristina Fleig Mayer vai inspecionar construções em instalações do Exército.

A tenente-coronel Cristina Fleig Mayer é a primeira mulher a assumir o comando de uma unidade de obras do Exército Brasileiro. Ela tomou posse em 8 de fevereiro na Comissão Regional de Obras 5 (CRO 5 ), que atende os serviços de engenharia da corporação em Santa Catarina e no Paraná. A sede da unidade fica em Curitiba.

Cristina é engenheira eletricista formada pela Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e pertencente ao quadro de engenheiros militares do Exército. A tenente-coronel também tem formação em Direito e especialização na área, bem como mestrado em engenharia elétrica.

A CRO 5 responde, por exemplo, pelo 10º Batalhão de Engenharia da Construção (BEC) de Lages, referência em obras dentro do Exército. A unidade também engloba o 1º Batalhão Ferroviário, responsável pela obra da SC-114, conhecida como Caminhos da Neve, em São Joaquim.